sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Badminton

História

Desde a Idade Média que na Inglaterra se conhecia um jogo infantil conhecido como Battledores and Shuttlecocks, em que as crianças usavam uma raquete(Battlepad), semelhante à atual raquete de Tênis de Mesa, para manter no ar uma peteca(Shuttlecock). Os participantes da brincadeira colaboravam entre si para manter a peteca no ar o maior tempo possível.

A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX, onde era chamado de Poona. Soldados do exército inglês interessaram-se e levaram a novidade para a Inglaterra em 1870.

O nome atual foi adptado na década de 1860, com origem na Badminton House, a residência campestre do Duque de Beaufort em Gloucestershire na Inglaterra. Os convidados do Duque divertiam-se em bater uma peteca de um lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. A partir de então passou a ser conhecido como "o jogo de Badminton". O jogo continuou a ser praticado com as regras trazidas da Índia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.

Leia mais

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Xadrez

Regras

Durante uma partida de xadrez, cada enxadrista controla dezesseis peças que podem ser de cor clara ou escura (normalmente brancas e negras), sendo que as brancas devem sempre fazer o primeiro lance. São necessários um tabuleiro com oito fileiras e oito colunas composto por sessenta e quatro casas (sendo metade claras e metade escuras, alternadamente) e um relógio de xadrez que é opcional para disputas não oficiais. Para que o tabuleiro fique corretamente posicionado antes de cada partida, cada enxadrista deve ter um quadrado claro à sua direita.

No transcorrer da partida, quando o rei de um enxadrista é diretamente atacado por uma peça inimiga, é dito que o rei está em xeque. Nesta posição, o enxadrista tem que mover o rei para fora de perigo, capturar a peça adversária que está efetuando o xeque ou bloquear o ataque com uma de suas próprias peças, sendo que esta última opção não é possível se a peça atacante for um cavalo, pois tal peça pode saltar sobre as peças adversárias. O objetivo do jogo é dar xeque-mate ao adversário, o que ocorre quando o rei oponente se encontra em xeque e nenhum lance de fuga, defesa ou ataque pode ser realizado para anular o xeque. Neste caso, ou a peça é capturada (ou tomada) pelo adversário ou o concorrente perdedor tomba o rei, como sinal de desistência. Não existe a obrigatoriedade de o concorrente dizer, em caso de xeque, Xeque, e em caso de xeque-mate, Xeque-mate, ou simplesmente Mate, conforme verificado no artigo "Regras do Xadrez".

O enxadrista ainda dispõe de quatro lances especiais: o roque que encastela o rei, protegendo-o de ataques inimigos; a captura en passant, quando um rei em sua posição original encontra-se cercado,ele pode trocar de lugar com a rainha se a mesma também se encontrar na sua posição original ,quando um peão toma um outro peão oponente que apenas passou pelo primeiro com o seu lance inicial de duas casas; e a promoção, facultada ao peão que, ao alcançar a oitava fileira, pode ser promovido a qualquer outra peça, com exceção do rei.

Peças de xadrez

Cada um dos enxadristas dispõem de dezesseis peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama, sendo que cada tipo de peça possui um movimento característico:

Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser jogada move-se para a casa da peça oponente, que é então retirada do tabuleiro. O rei é a única peça que nunca pode ser capturada, uma vez que a partida termina quando ocorre o mate, ou seja, a iminência da captura do rei.

Leia mais

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Eleição da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná

A natação no Paraná tem uma oportunidade neste sábado (14) de voltar aos bons tempos de medalhas e intensa participação. Neste dia acontece a eleição da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), em Foz do Iguaçu, cidade da atual presidente, Mirley Lemos Corrado.

A eleição será no Ginásio Costa Cavalcanti, mas poderia ser na casa da presidente, pois é lá que funciona a sede da federação.

Pela primeira vez haverá uma chapa de oposição ao grupo que comanda a instituição há 10 anos. O tempo de que este grupo comanda a federação coincide com o período de decadência da natação paranaense, que já foi destaque em competições nacionais.

Um das primeiras propostas da chapa Renovação é tirar a sede da FDAP da casa da presidente ou de qualquer futuro dirigente e transferir para Curitiba.

“Na capital estaremos mais próximos dos organismos públicos e das empresas que poderão apoiar o renascimento da natação no Paraná”, afirma o candidato a presidente Silvio Antonio de Azevedo Pereira.

O candidato a vice-presidente é o professor de natação Cesar Ricardo Feustel, da renomada Escola Amaral.

Leia mais

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pádel

O Pádel é disputado sempre em duplas. A bolinha e a quadra são iguais às do tênis. A quadra tem 20m de comprimento por 10m de largura, com paredes nos fundos e parte das laterais. Algumas, mais sofisticadas, utilizam vidro ou blindex no lugar das paredes, permitindo excelente visualização do jogo. O restante é cercado por telas ou alambrados de metal, sendo que o piso pode variar do cimento à grama oficial. O diferencial do Pádel para outros esportes de raquete é a interação das paredes, uma vez que elas recolocam a bola em jogo, o que dá mais emoção e dinamismo à disputa de um ponto. Ainda que comuns, as competições entre o Tênis e o Pádel são evitadas pelos praticantes de ambas modalidades.

Leia mais

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

hipismo

O conjunto formado pelo homem e o cavalo já existe há muito tempo. Desde as primeiras guerras da história, a cavalaria sempre foi um corpo militar relevante. A existência do hipismo como prática esportiva data da Grécia Antiga. A modalidade, que já era disputada nos Jogos Olímpicos antigos, continuou viva durante a Idade Média, quando os corpos militares praticavam com cavalos.

Foram os franceses, por volta de 1600, que criaram uma maneira mais técnica e suave de montar, praticada até hoje. A equitação, no entanto, era dominada apenas por militares até 1883, quando os norte-americanos começaram a abrir cursos para civis. A partir daí, o esporte cresceu e não tardou a chegar aos Jogos Olímpicos Modernos. A entrada aconteceu em 1900, na edição de Paris, na França.

Leia mais

Bocha

O jogo de bocha é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, que consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou remover as bolas dos seus oponentes. O comprimento da cancha-padrão é 20,5 metros.

História

A origem da bocha (conforme alguns historiadores) remonta a um jogo praticado no Egito e na antiga Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos - pedras redondas.

Para Roger Nelson Steiger, no livro: "O emocionante espetacular esporte da bocha", parece entretanto não haver dúvidas que o jogo de bocha é de origem italiana e de que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de "boccie", sendo durante a expansão do Império levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados durante expansão do império.

Para ele, já no ano de 1500 o boccie era praticado na França, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, tendo sofrido daquele tempo até hoje várias transformações e agora é visto como um esporte de considerável prestígio internacional.

Os latinos o propagaram profundamente durante a idade média, sendo o mesmo tão popular que é praticado nas praças públicas e nas ruas, a tal ponto que Carlos IV em 1319, também Carlos V e mais tarde o Patriarca de Veneza, em 1576, foram obrigados a proibir a sua prática.

Leia mais

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Futebol de areia

Futebol de areia é uma variante do futebol jogada na areia. É bastante recente enquanto desporto organizado, datando de 1992 a sua institucionalização, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer do futebol.

O desporto organizado pratica-se num campo com no mínimo 40cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols tem 2,20m de altura por 5,5m de extensão.

A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha do gol, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas, indicam a área de pênalti e portanto a marca onde as penalidades devem ser cobradas (na parte central desta linha).

E, assim como no futsal, existe uma área para substituições ao longo da linha lateral.

Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70 cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é inflada no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars.

Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores, e um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.

Leia mais