quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dia 28 de maio é o Dia Internacional do Desafio

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

No continente americano, a responsabilidade pela coordenação do Dia do Desafio foi assumida pelo SESC em 1995. De maneira emblemática, a cada ano declaramos nosso princípio de trabalho, voltado ao coletivo, à somatória e à união, em firme propósito de desenvolver laços comunitários sempre consistentes. O compromisso com o fomento e a ampliação das atividades físicas na vida cotidiana de cada cidadão, portanto, é marca imprescindível no caminho da melhoria da qualidade de vida e do bem estar.

Justamente por isso, a proposta de um desafio, firmado a partir da competição saudável entre cidades, afasta-se do sentido de embate e revela-se pelo lado da cooperação e do jogo lúdico, de atitude respeitosa, com diálogo e disputa integradora. Há lugar efetivo, assim, para a troca de conhecimentos entre os participantes; em igual medida, o estímulo à prática de qualquer atividade física delineia os tópicos da cidadania, por indicar os vínculos sociais, a gama de direitos e liberdades e, conseqüentemente, o desfrutar da vida.

Participação

As inscrições para o Dia Internacional do Desafio deste ano já se encerraram. Curitiba vai disputar com o município de Guadalajara, no México. Trata-se de uma cidade quase do tamanho da nossa. Campo Magro, na Região Metropolitana, que já ganhou o desafio do ano passado, vai disputar com a cidade de Jalpan de Serra, também do México.

No ano passado, Curitiba venceu a cidade de Medelin, na Colômbia, pela pontuação de 71,66% à 32,39%.

270 municípios do Paraná se inscreveram no Dia Internacional do Desafio. Portanto, mais da metade das cidades paranaenses estão mostrando-se preocupadas com as atividades físicas de seus cidadãos, estimulando-os a participarem desta festa.

Todos os municípios que participam do Dia do Desafio ganham troféu, pois a vitória é de todos os cidadãos porque são estimulados pelo poder público a praticar esportes.

Esporte por uma comunidade ativa

Numa época em que vivemos focados em questões individuais, voltamos a destacar a importância do esporte para consolidar novos grupos sociais, desencadear ações coletivas e atitudes de cooperação. O distanciamento do “eu” dá espaço à preocupação com o coletivo.

O ponto de partida é o individuo que se redescobre, cuida melhor do corpo, se preocupa com o bem–estar, muda o comportamento e abre espaço para o novo. Daí seguem-se a reunião de amigos, a formação de grupos, um novo estilo de viver – que se torna necessário, ainda que inconscientemente. Redescobrir o prazer de caminhar, de participar de um jogo, de passear de bicicleta.

Redescobrir a sensação de vitalidade ao fazer uma atividade física. Sentir o relaxamento depois de uma sessão de yoga. Sem regras fixas, o esporte não-competitivo utiliza-se de gestos livres e atos de redescoberta. A atividade física também ajuda a perceber o nosso entorno. Encontramos uma rua mais tranqüila para caminhar, uma praça para levar as crianças, uma quadra de futebol. A idéia de transformar a comunidade em um grupo de pessoas saudáveis, em uma cidade melhor, é a proposta do SESC São Paulo e da TAFISA, para a realização do Dia do Desafio 2008 no Continente Americano.

É um movimento que se inicia com o estímulo pessoal, contagia outros até que se alcance o comprometimento coletivo de viver em harmonia, em ocupar tempos ociosos, em fazer valer o verdadeiro espírito comunitário, como algo bom, prazeroso, instrumento de envolvimento social sem imposição, de forma espontânea e lúdica.

0 comentários: