sexta-feira, 23 de maio de 2008

2º Desafio Intermodal de Curitiba (Bicicletada)

Se na terça-feira eu falei de desafio internacional, que vai mobilizar no próximo dia 28 de maio cidades inteiras, ao todo são 270 municípios, hoje eu vou falar sobre o 2º Desafio Intermodal de Curitiba. O evento é organizado pelo grupo denominado “Bicicletada” e também acontecerá no mesmo dia 28 de maio.

O primeiro desafio intermodal ocorreu em outubro do ano passado e tinha como objetivo decifrar e descobrir as seguintes questões: Quem chega primeiro entre o ciclista, o motorista de carro, o de moto, o usuário de ônibus e o pedestre? Quem é mais rápido? Quem polui menos? E quem se estressa mais?

Nesta edição de 2008, serão mais participantes: um ciclista atleta, um ciclista master (com mais de 50 anos), um ciclista que utilizará bicicleta dobrável e andará de ônibus, um ciclista urbano com uma roda-fixa, outro ciclista urbano, um pedestre, um corredor, um skatista, um usuário de ônibus, um de táxi, um motorista de automóvel e um motociclista.

O grupo “Bicicletada” diz que tem a intenção de mostrar que o município de Curitiba precisa de uma política urbana de mobilidade para as bicicletas, mas, concretamente, esse pessoal também acaba divulgando a prática esportiva.

Vários países do mundo utilizam a bicicleta como política de combate à obesidade e doenças cardiovasculares, e também como política de transporte público. Nesse caso, se o uso for estimulado pelos governos municipais, estaduais e federal, a bicicleta pode matar vários coelhos com uma só cajadada. Ajuda na saúde, na despoluição do meio ambiente, reduzindo a emissão de gás carbônico e o que é mais importante: movimenta as pessoas.

Embora o grupo "Biciletada" queira apenas discutir os espaços públicos para a bicicleta, e o ano de eleições propício para isso, mas o fato é que o movimento também auxilia, indiretamente, o debate sobre prática esportiva e saúde nas cidades.

Para que quiser saber mais sobre o Grupo Bicicletada tem um site na internet. O endereço é: http://www.bicicletadacuritiba.org/

0 comentários: