segunda-feira, 26 de maio de 2008

Atividade física versus cigarro

Dias desses eu estava caminhando no Parque Barigüi e vi algumas pessoas fumando na pista de corrida. Para quem não fuma, isso é um tremendo incômodo. Por isso resolvi fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o tema.

De fato, quem fuma tem limitações durante a atividade física. Foram feitas várias pesquisas em fumantes e não-fumantes sobre a questão. Quem não fuma tem vantagens comparativas em relação ao fumante, ou seja, o desempenho do não-fumante é muito superior em se tratando da prática esportiva.

Eu mesmo posso testemunhar em virtude do convívio com amigos fumantes e ex-fumantes. Os primeiros tem dificuldades de toda a sorte; os que deixaram o vício do tabaco conseguem praticar diversas atividades físicas e ainda não ficam sem algum tipo de esporte. Descobriram que o esporte é muito mais gostoso do que uma baforada de cigarro.

O cigarro traz em cada tragada várias impurezas químicas, como a nicotina, e modifica o funcionamento do metabolismo e a produção de hormônios. Em resumo: o cigarro é incompatível com a prática esportiva e física, além do mais é faz muito mal à saúde.

Reflita sobre isso e dê uma chance à uma vida mais saudável.

0 comentários: