quarta-feira, 28 de maio de 2008

A supremacia negra nos esportes

A supremacia dos africanos e seus descendentes nos esportes é algo que vem ocasionando certa discussão. Cada vez mais os negros estão dominando os gramados, os ringues, as quadras, as pistas de atletismo entre outros esportes das mais diversas modalidades. A genética pode estar diretamente associada a isto, ou também por que os esportes são um "grande instrumento de ascensão social para os pobres, caso dos negros do Brasil e dos Estados Unidos" que buscam uma melhora em sua vida. Muhammad Ali, Michael Jordan e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, são exemplos disso. Os três vieram da pobreza e transformaram-se nos negros mais geniais dos esportes de todos os tempos, sendo Pelé escolhido o atleta do século pelos principais Comitês esportivos. Vejamos também o caso dos atletas africanos que disputam mundo afora as provas de atletismo. Além de favorecidos pela cultura e o ambiente, os quenianos são beneficiados por serem negros.

A pesquisadora Yolande Harley, do Instituto Sul-Africano de Ciência Esportiva, da Cidade do Cabo, diz que em termos antropométricos, os negros são mais baixos e magros do que os brancos. Ou seja, têm menos gordura e mais fibras musculares, o que os beneficia em corridas longas. Para ela, no campo fisiológico, os negros são capazes de correr a mesma distância que os adversários, mas com menor consumo de oxigênio. “Em outras palavras, economizam na corrida, o que lhes concede maior resistência”, aponta a pesquisadora.

Outro fator que influencia e muito é o da genética, pois percebe-se que desde a época dos escravos, "quando os negros andavam com os pés descalços, eram mais resistentes ao trabalho físico, suportando heroicamente as fadigas impostas pelos senhores da casa grande, as famosas senzalas".

Há outros esportes que são dominados por brancos, como a natação; o tênis de mesa, pelos orientais. Mas o importante mesmo não é a genética, a cor, mas sim, a vontade de vencer e de crescer na vida, superando todas as dificuldades impostas às pessoas, como discriminação, preconceito social e vários outros atributos atribuídos às diferentes raças existentes.

0 comentários: