sexta-feira, 4 de julho de 2008
Atleta Paraolímpico em busca de vaga em Pequim
O atleta Oscar Pistorius, da África do Sul, busca índice olímpico na prova dos 400 metros rasos, Pistorius não tem as duas pernas e usa próteses de fibra de carbono para poder correr. Ele conseguiu autorização junto à Federação Internacional de Atletismo para competir ao lado dos atletas sem deficiência e tentar uma vaga em Pequim.
A 1ª tentativa de conquistar a vaga foi nesta quarta-feira (02/07) no meeting de Atletismo de Milão, na Itália. Ele conseguiu o tempo de 47s48. O índice olímpico é de 45s55.
Ele ainda terá mais duas chances de conseguir a vaga: no dia 11, em Roma, e no dia 16, em Lucerna, na Suíça.
O atleta paraolímpico brasileiro, Moisés Batista, não concorda com a participação de Pistorius nestas provas em razão da impulsão que as próteses proporcionam.
“Os atletas hoje buscam vários aspectos, roupas para melhores o seu tempo, porém nada em cima de impulsão, eu sei que existe um lado que é parte do preconceito de não aceitar perder por uma pessoa sem as pernas, esse é um lado, o outro é a questão da tecnologia que agente não sabe até que ponto pode ajudar, então minha opinião é que ele participe das paraolimpíadas com pessoas com prótese do mesmo nível de prótese e lesão como é o sistema de cassificação” diz Batista.
Competindo com outros atletas com próteses, Pistorius obteve os recordes mundiais nos 100, 200 e 400m rasos.
0 comentários:
Postar um comentário