O skate surgiu nos EUA na década de 60 como uma alternativa dos surfistas aos tempos de maré baixa. Foi uma adaptação do esporte das ondas para as ruas. A modalidade ganhou ajustes e a ousadia cada vez maior dos praticantes tornou o skate um esporte verdadeiramente radical. Nomes brasileiros que ganharam destaque internacional como Bob Burnquist e Sandro Dias fizeram com que o número de praticantes no Brasil aumentasse. Em Curitiba não é diferente. A Praça do Skate, mais conhecida como Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, é o ponto de encontro mais tradicional dos skatistas da cidade.
Henrique Iolanda é um dos freqüentadores do local. Ele tem 24 anos e anda de skate desde os sete: uma ótima forma de relaxar.
Outro que sempre marca ponto na Praça todos os finais de semana é o funcionário público Valentino Tavelizky que pratica o esporte há nada mais nada menos do que 21 anos. Ele mantém a tradição que liga o skate ao surf.
Alguns números do skate no Brasil:
- São 300 competidores profissionais no país e mais de dez mil nas categorias de base
- Uma pesquisa do Datafolha, realizada em 2006, mostrou que 3.200.000 domicílios brasileiros possuem pelo menos um morador que tem um skate.
0 comentários:
Postar um comentário