segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pequim 2008 com cara e jeito de NBA

Do ginásio moderno ao entretenimento, basquete em Pequim segue moldes da liga americana


Um telão gigante mostra placar, lances e estatísticas do jogo. Na borda do anel superior da arena, luminosos mostram frases de incentivo, como 'Go!' (Vai!, em português) e 'Amazing Play!' (Que jogada!). A torcida se empolga. Nos intervalos, animadoras de torcidas, mascotes insandescidos e acrobatas. A instalação é impecável. NBA? Quase. É o Wukesong Gymnasium,
que abriga o basquete nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Com área total de 63 mil metros quadrados e capacidade para 18.700 pessoas, Wukesong é o primeiro ginásio asiático a seguir os moldes da liga americana.

Ao fim da Olimpíada, ele será gerido pela NBA China em parceria com a AEG, gigante do entretenimento que administra, por exemplo, o Staples Center, casa do Los Angeles Lakers.

Além de jogos de basquete, estará apto a receber shows, concertos e apresentações de patinação e hóquei sobre o gelo. Quem assina o projeto é o arquiteto David Manica, também responsável pelo 'nascimento' do Toyota Center, casa do Houston Rockets.

A arena também atende ao propósito dos Jogos Verdes. Energia solar e reuso de água são algumas das medidas em vigor no local para diminuir o impacto com o meio ambiente.

O Comitê Organizador dos Jogos de Pequim só informou valores do complexo construído em Wukesong, que conta com campos temporários de beisebol e softbol, centro cultural e áreas de treinamento. O investimento foi de aproximadamente US$ 440 milhões (R$ 750 mi). As obras começaram em março de 2005 e o local foi entregue em janeiro deste ano.

A disputa do basquete na Olimpíada de Pequim também recebeu cara de NBA. Na estréia da seleção chinesa feminina, sábado, contra a Espanha, o público aderiu ao modelo americano. Incentivou, vaiou as rivais e fez até a hola, coreografia vinda do futebol.

– Para quem nunca viu um jogo da NBA ao vivo, a impressão é de que seja tão empolgante como está sendo aqui – disse Wang Qingjin, repórter fotográfico da agência chinesa Xinhua.



NÚMEROS DA ARENA CHINESA

750 milhões de reais
Foram gastos para a construção de todo o complexo

18.700 pessoas
É a capacidade da arena de basquete

22 toneladas
É o peso no telão no centro da quadra

48 camarotes
Fazem parte dos espaços reservados do local

2 restaurantes
Integram o local, além de pequenas lanchonetes

0 comentários: