terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tiago Camilo conquista o bronze para o Brasil

O judoca brasileiro Tiago Camilo venceu o holandês Guillaume Elmont, na disputa pelo bronze na categoria meio-médio (até 81 kg), no Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim, na manhã desta terça-feira. Ele voltou a ganhar um medalha olímpica depois de oito anos, já que tinha conquistado a prata em Sydney-2000.

Mas Camilo teve muita dificuldade para conseguir este bronze, já que com pouco mais de um minuto de luta ele sentiu o braço direito e passou a se preservar. Em seguida, o combate ficou muito travado, e o brasileiro chegou a ser punido com um shido. Mas, a um minuto do fim, Camilo aplicou um wazari que praticamente lhe garantiu a medalha. Logo depois, faltando 35 segundos, ele derrubou e imobilizou Elmont, que desistiu da luta.

Além de obter a medalha de prata em Sydney-2000, quando tinha apenas 18 anos, ele foi medalha de ouro no Pan do Rio, no ano passado, lutando na categoria médio (até 90 kg), uma acima da sua habitual. Também em 2007, Camilo sagrou-se campeão mundial na categoria meio-médio no Campeonato Mundial realizado no Rio de Janeiro, vencendo todas as suas sete lutas por ippon. Ele era considerado um dos favoritos ao ouro em Pequim, mas perdeu para o alemão Ole Bischof na fase preliminar, e acabou tendo que lutar pelo bronze.

Com o bronze de Camilo, o judô passou a contar 15 medalhas na soma de todas as Olimpíadas, se tornando o esporte com mais pódios para o Brasil, superando a vela, que tem 14, mas ainda não entrou na fase decisiva em Pequim.

Veja as lutas de Tiago Camilo nesta Olimpíada:

Fase Preliminar:

Vitória contra o japonês Takashi Ono
Vitória sobre o iraniano Malek Mohammadi
Derrota para o alemão Ole Bischof (que ganhou a medalha de ouro)

Repescagem:

Vitória sobre o americano Travis Stevens
Vitória contra o britânico Euan Burton

Disputa pelo bronze:

Vitória sobre o holandês Guillaume Elmont

0 comentários: