Neste final de semana, o clube paranaense de tiro foi sede do Campeonato das Américas Sporting (tiro esportivo), que conta também como uma das etapas da Copa do Mundo Sporting (tiro esportivo). A competição é organizada pela Federação Internacional de Tiro com Armas de Caça e recebeu 95 atletas sul americanos, e também de Portugal, França e Holanda.
O clube aqui do Paraná acaba de se mudar para uma nova sede e pretende montar a melhor estrutura da América do Sul. O presidente do clube, Marcos Olsen, é um dos principais nomes da modalidade no Brasil. Em mais de 50 anos no esporte, participou de cinco olimpíadas e dez pan-americanos. Hoje, ele compete entre os super veteranos. Para Olsen, o controle emocional e a concentração são fundamentais para qualquer atirador.
Algumas regras da modalidade:
- Na categoria olímpica, os atiradores devem acertar um prato de 11 cm de diâmetro, feito de piche e argila. Este prato é lançado a 76 m de distância.
- Nas competições com armas de caça, o diâmetro do prato varia entre 7 e 11cm e a distância para o atirador varia de 20 a 40m. Além dos pratos lançados no ar, existe o “rabbit”, ou seja, um prato que é lançado rasteiramente no chão.
0 comentários:
Postar um comentário