Neste final de semana, será realizada na praça Plínio Tourinho, no Rebouças, mais uma etapa do Festival de Basquete. Vão participar as equipes dos bairros Boa Vista, Santa Felicidade e do próprio Rebouças. O campeonato faz parte do Centro de Desenvolvimento da modalidade em Curitiba, que busca incentivar jovens de escolas públicas (localizadas nos arredores das regionais da cidade) a praticarem o basquete.
O projeto começou em maio e já envolveu 700 crianças. Por final de semana, os festivais têm reunidos 180 atletas mirins de 7 a 15 anos.
Uma das coordenadoras deste Centro de Desenvolvimento é Dalila Mello, curitibana que foi campeã mundial em 1994 com a seleção feminina de basquete. Segundo Dalila o grande interesse dos jovens pela modalidade é surpreendente.
Desde 1996, em Atlanta, a seleção masculina de basquete do Brasil não participa de uma Olimpíada. Neste ano, em Pequim, as mulheres foram eliminadas logo na primeira fase da competição. Para Dalila, investir em atletas desde cedo é o caminho para melhorar esta fase ruim e fazer como que mais jogadores de qualidade apareçam no país.
Além de Dalila, mais dois ex-atletas curitibanos coordenam o projeto: Joyce Batista (campeã pan-americana em 1991) e Rolando Ferreira (campeão pan americano em 1987 e o primeiro jogador brasileiro a atuar na NBA).
0 comentários:
Postar um comentário