O Dia do Profissional de Educação Física, comemorado hoje (1º de setembro), celebra mais um ano de conquistas. O Brasil tem aproximadamente, 38 mil profissionais registrados junto aos Conselhos Regionais de Educação Física, comprometidos com as novas responsabilidades éticas e profissionais decorrentes da regulamentação da profissão.
Mercado de trabalho
O futuro profissional de Educação Física deve reunir competência técnica baseada no conhecimento científico, comportamento ético, empreendedorismo e responsabilidade social. Para chegar a esse ponto, procuram-se estudantes que demonstrem dedicação total e amor à profissão. Quem apresenta todos esses atributos vai encontrar um mercado promissor, que vai dos espaços tradicionais, como a escola, o esporte e a atividade física nas academias de ginástica, até o setor de turismo (hotéis e ecológico) e da saúde pública (clínicas e hospitais).
O curso
O curso de Educação Física é dividido em algumas linhas específicas de conhecimento. Basicamente, são cinco tipos de matérias: as que focam o corpo humano, as que dão embasamento teórico ao profissional, as que valorizam a cultura e a recreação, as que possibilitam o conhecimento para ministrar aulas no ensino fundamental e médio e as que estudam as variadas modalidades esportivas.
No primeiro grupo, estão disciplinas básicas para a área da Saúde, como Anatomia Humana, Fisiologia, Biomecânica, Primeiros Socorros, Fisioterapia aplicada à Educação Física, Nutrição e Biometria. As disciplinas de embasamento teórico são Aspectos Evolutivos da Educação Física, Filosofia, Sociologia, Psicologia da Educação, Administração da Educação Física e de Desportos e Introdução à Computação.
Disciplinas como Recreação, Higiene e Meio Ambiente e Folclore e Cultura Popular valorizam a cultura e a atividade recreativa. E há as disciplinas que estudam as modalidades esportivas, como Atletismo, Natação, Ginástica, Treinamento Desportivo, Rítmica e Desporto. Esta última disciplina, em geral, ocupa até seis períodos da graduação.
Já as matérias que preparam o profissional para ministrar aulas nos ensinos médio e fundamental incluem Metodologia do Ensino (do Atletismo, da Natação, da Rítmica e do Desporto), Estrutura do Ensino, Didática, Aprendizagem Motora, Prática de Ensino e Educação Especial.
Para concluir o curso, o estudante precisa preparar uma monografia e cumprir um estágio. Algumas instituições exigem uma carga horária de estágio que o estudante pode cumprir em um ou dois semestres letivos. A conciliação deste estágio com os estudos é um dos grandes obstáculos para a formação do profissional.
O que pode fazer
O professor de Educação Física realiza atividades físicas, recreativas e desportivas para adultos e crianças, podendo, também, desempenhar funções técnicas oficiais, como treinador de atletas e equipes em diversas modalidades esportivas, árbitro, juiz de linha, recreação, treinamento e apontador. É necessário registro no Conselho Federal de Educação Física para exercer a profissão.
Saiba mais
Currículo mínimo: História da Educação Física, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, administração, anatomia, Fisiologia, Higiene, Expressão Corporal, Futebol, Recreação, Atletismo, Ginástica Básica e Rítmica, estatística.
Áreas de atuação: técnico, agremiações de esporte amador, estabelecimentos de ensino públicos e privados, academias, instituições para idosos, deficientes e crianças.
Perfil do profissional: habilidade e boa coordenação em práticas desportivas, criatividade, habilidade motora, interesse pelo ser humano e suas características físicas e psíquicas, organização, liderança.
Duração: 4 anos
Salário médio inicial: R$ 800
0 comentários:
Postar um comentário