Nem mesmo uma coleção de títulos fez o carateca Rafael Assunção abandonar o combate fora dos tatames. Não, o carioca radicado em Curitiba, com títulos do Brasileiro, Sul-Americano, Pan-Americano, e um terceiro lugar no Mundial Júnior de 2000, não gosta de mostrar o seu talento no karatê nas ruas. É que todos os dias nas últimas semanas, Assunção buscou patrocinadores para participar do 19.º Campeonato Mundial Adulto de karatê, que acontece entre os dias 10 e 16 de novembro, em Tóquio, no Japão.
Na Ásia, o carateca de 26 anos luta na categoria Pesado (+ 84 kg) e que vai integrar a seleção brasileira no Kumitê Masculino por Equipes. Sem apoio financeiro, Assunção vive na capital paranaense há 12 anos e só pôde contar com as próprias economias, e com a ajuda de amigos, para poder cobrir as despesas de US$ 3 mil dólares (cerca de R$ 6.500), entre passagens, hospedagem e alimentação.
“É uma dificuldade rotineira, sempre tenho que estar gastando para chegar a este nível. Já participei de muitas competições, e mesmo quando você chega nesta etapa da modalidade, falta patrocínio. Assim dependo de rifas, de amigos, e fico chateado porque eles me ajudam mais pela amizade do que por terem condições”, desabafou Rafael Assunção
0 comentários:
Postar um comentário