quarta-feira, 11 de março de 2009

Hidroginástica e natação na terceira idade

A hidroginástica, além de proporcionar a socialização, também possibilita o lazer, o emagrecimento geral, o fortalecimento e resistência muscular, o controle da osteoporose, da pressão arterial e de outros problemas e um melhor condicionamento físico.

Os exercícios moderados de respiração, nas aulas de natação, objetivam ao ensino dos vários tipos de nado e trabalhos posteriores de resistência, de acordo com as potencialidades individuais. Nas aulas de natação, os exercícios de adaptação ao meio aquático, como flutuação, permanência em cima da água ou no fundo da piscina, o mergulho, a apnéia para um mergulho mais profundo, fazem os alunos voltarem a ser crianças.

Os exercícios educativos próprios para o nado e a aprendizagem dos nados culminaram na descoberta de que os sonhos podem realizar-se, ignorando a “teoria” de que só os mais jovens desfrutam do aprender a nadar, sendo esta a melhor conquista por parte dos alunos e um resultado gratificante para o professor. Essas atividades são de extrema necessidade para todas as pessoas, principalmente para a terceira idade, que têm nos exercícios físicos aquáticos também o “remédio” capaz de promover modificações morfológicas, sociais, fisiológicas e melhora das funções orgânicas e psíquicas.

0 comentários: