domingo, 3 de maio de 2009

INFARTE APÓS JOGO

O jogador de futsal José Carvalho da Cunha Júnior, mais conhecido como Rabicó, morreu de enfarte, na última sexta-feira, logo depois de uma partida de futsal, válida pelo campeonato gaúcho da série A. Ex-pivô da seleção brasileira, Rabicó marcou um gol nos últimos 8 minutos de jogo e desmaiou quando dava entrevistas. Foi levado de ambulância a um hospital, mas não resistiu. O jogador tinha 39 anos e estava acima do peso. Há uma semana, se afastou do seu time, o Assaf de Santa Cruz, por não aguentar o ritmo do treinamento. Mas não resistiu ficar longe das quadras e pediu para voltar a jogar. João Arruda, independente de ser atleta ou não, quais os cuidados que as pessoas que estão acima do peso devem ter ao praticar esportes? Quando e como a pessoa sente que o esforço com a atividade física está excessivo?

O exercício é um stress interno para o corpo, por isso a importância do monitoramento de bons profissionais da medicina esportiva. O batimento cardíaco acelera, a pressão arterial aumenta e o nosso corpo fica exposto! Devemos praticar esportes e atividades físicas para melhorar a nossa qualidade de vida e isso significa sempre trabalhar dentro das nossas limitações, que conhecemos através de uma boa avaliação física.

A obesidade é vista como doença crônica que aumenta o risco de câncer e problemas do coração que podem ser causas de morte. A obesidade dobra os riscos de enfarte tanto como o cigarro e hipertensão.

Existem diversos métodos de medir a composição corporal. Normalmente quando a porcentagem de gordura ultrapassa 30% de gordura para o homem e 40% para a mulher, a pessoa é considerada obesa. Por isso, não ultrapasse suas limitações físicas e se mantenha em forma.

0 comentários: