O Curitiba Rugby Clube tem jogo marcado contra o Bento Gonçalves, no Rio Grande do sul, para o próximo dia 23 de maio. O time sai com vantagem para este confronto, depois de uma bela vitória sobre o Charrua, também do Rio Grande do Sul, por 49 a 0, no último final de semana, em Curitiba.
Para saber mais sobre esse esporte clique em "Leia mais"
Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual William Webb Ellis do colégio de Rugby, teria pego a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. O Rugby só foi reconhecido como esporte pela Football Association em 1863. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol actual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.
Bola
A bola de rugby é de formato oval, feita de couro semelhante a de uma bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, enchida entre 65,71 e 68,75 kPa, pesando entre 410 e 460 gramas.
Pontuação
Try ou Ensaio (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação" adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.
Conversão (2 pontos) - Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na "área de validação", tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária.
Drop Goal ou Pontapé de ressalto (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chute imediato.
Penalty Goal ou Pontapé de Penalidade (3 pontos) - Ao sofrer uma falta a equipa pode optar por tentar fazer um chuto aos postes no local onde ocorreu a infracção.
terça-feira, 12 de maio de 2009
O Rugby
Marcadores:
Esporte todo dia
0 comentários:
Postar um comentário