quinta-feira, 18 de junho de 2009

Orkut é a rede social mais infectada da América Latina

A mais popular rede social da América Latina, o Orkut, também é a mais infectada por vírus e outras ameaças virtuais. A conclusão é de um estudo da empresa russa de antivírus Kaspersky.

De acordo com a pesquisa, o principal meio de ataque no Orkut e por links colocados em mensagens (scraps) ou depoimentos. Ao clicar, o internauta instala, sem saber, um programa malicioso em seu micro. Geralmente, são vírus capazes de capturar a lista de contatos e se replicar usando o nome do usuário infectado. Outros são capazes de baixar e instalar no micro um aplicativo que registra tudo o que for digitado na máquina - os dados são enviados depois para um hacker.

O estudo também revela que o vírus Conficker continua sendo o mais comum nos micros latino-americanos no mês de junho. Ele é responsável por 31% das infecções. Em segundo, com 28%, vêm os chamados Cavalos de Tróia (trojan), capazes de abrir portas no sistema operacional para que hackers acessem a máquina - tudo sem que o internauta faça idéia do que está acontecendo.

Segundo a Kaspersky, os principais fatores para a disseminação do Conficker são a presença de cópias piratas do Windoes, senha fracas e falta de políticas de seguranças nas empresas, além do comportamento dos usuários, que ainda clicam em e-mails e links suspeitos na web.

0 comentários: