segunda-feira, 29 de junho de 2009

Procure sua vaga no Twitter

O mercado de trabalho está no Twitter. Rede social da moda, a ferramenta vem ganhando espaço como referência para quem procura emprego e para quem recruta profissionais. A velocidade e a rapidez com a que o sistema encampou o universo profissional, na avaliação da diretora de marketing da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/RS), Lisella Zaffari, está ligada ao potencial que o sistema oferece ao networking (formar rede de contatos). Como o Twitter tem a característica de ser ágil, um amigo encaminha para o outro, que passa a outro, e assim por diante.

Em formato de miniblog – com capacidade de 140 caracteres –, o portal serve para anúncios resumidos. De olho no mercado paulista, a produtora de moda Adriana Baldino, 35 anos, encontrou na ferramenta a forma ideal para a busca. Com poucas oportunidades em Porto Alegre, há cerca de 10 dias ela decidiu buscar no Twitter as oportunidades que almeja.

– Não me imagino mais batendo de porta em porta e entregando currículos. A internet é a forma mais eficaz de descobrir oportunidades – confia Adriana, que divide o tempo entre o garimpo de vagas no laptop e a confecção de peças na máquina de costura.

Com estratégia direcionada para essa nova vedete da web, o Grupo Foco, consultoria de Recursos Humanos, conta com cem funcionários alimentando a rede da empresa, e as suas próprias, com vagas e temas relacionados à reinserção no mercado.

– Na primeira vez em que publicamos vagas no Twitter, em um dia recebemos entre 30 e 40 retornos. Por outros canais, levaríamos uma semana para atingir esse volume – calcula Eline Kullock, presidente da empresa.

Para alcançar esse objetivo, entretanto, é necessário trabalho, pessoal e tempo para cultivar as comunidades. Segundo ela, o Twitter atrai apenas um público determinado, jovens e pessoas íntimas da internet, e funciona como um acelerador de recrutamento.

Quem está enfronhado nos livros estudando para concursos públicos também encontra na rede seleções abertas. São pessoas com interesse no assunto e empresas especializadas que utilizam o serviço para divulgar seus sites ou propagar o tema.

DIONARA MELO - ZERO HORA

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