Hoje participei do programa Esporte Educativa na TV Paraná Educativa e conversamos sobre a importância do aquecimento antes de praticar exercícios físicos no inverno.
Nos dias mais frios, o organismo tende a deixar a musculatura mais contraída para manter o aquecimento corporal, que deve permanecer em torno de 37 graus. Por isso, para preparar a musculatura para se exercitar é preciso um aquecimento mais adequado e mais cuidadoso.
Sem aquecimento, e com os músculos rígidos, há mais risco de lesões osteomusculares, causadas por movimentos bruscos, principalmente lesões de rompimento de tendão e distensão muscular. O recomendado, é um aquecimento em torno de 15 a 20 minutos, com exercícios de alongamento e trotes leves, para elevar o calor corporal. Para o idoso, que tem mais risco de lesão, o aquecimento deve ser ainda com mais cuidado e por mais tempo, principalmente se é uma pessoa que não se exercitou ao longo da vida e tem musculatura e articulações menos preparadas.
Uma das alternativas para os dias de frio intenso, é praticar o exercício em locais mais protegidos, como uma academia ou mesmo em casa. Outra opção é trocar o horário da manhã para a tarde, por exemplo.
Quanto à roupa mais adequada para praticar os exercícios, é proporcional ao frio, sem ser extremamente pesada de modo que limite os movimentos, e que possa ser retirada, conforme aumenta o calor corporal. É muito importante manter a cabeça protegida em dias de frio muito intenso, porque em torno de 30% da perda de calor corporal é através da cabeça. Meias e luvas também são bem-vindas para proteger as extremidades.
Outra dica importante para quem quer praticar atividade física é manter a alimentação balanceada, como em qualquer época do ano, com a ingestão de fibras e evitando excesso de gorduras. No frio, o corpo precisa de mais energia para manter o equilíbrio térmico, mas tome cuidado com os excessos.
0 comentários:
Postar um comentário