segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mensagens eletrônicas sobre a nova gripe não informam e causam apenas histeria

Muito mais perigoso que o novo vírus da nova gripe (H1N1), o terrorismo virtual desencadeado pela doença tem sido responsável por causar pânico e gerar preocupações desnecessárias. Diariamente, as caixas postais têm sido inundadas com e-mails incorretos, que não correspondem aos fatos relacionados à nova gripe.

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, classificou essas mensagens como “lendas urbanas”, uma vez que não são baseadas em dados e estatísticas oficiais e não possuem fontes seguras que as tornem dignas de credibilidade. “Todo trabalho e esforço da Secretaria da Saúde em repassar informações verdadeiras, com base em investigações criteriosas e avaliações técnicas, é prejudicado pela reprodução de mensagens e e-mails sem fundamento, que servem apenas para causar um pânico na população”, afirma.

Martin explica que, como secretário da Saúde e médico, seu maior interesse é proteger a população e mantê-la bem informada. “Não há motivos para pânico. Estamos alerta e tomamos todas as medidas de precaução necessárias, por se tratar de um vírus novo, ainda pouco conhecido. Entretanto sua taxa de letalidade é muito baixa, matando menos que a gripe comum”, esclarece.

Sites recomendáveis para obter informações de influenza A:


www.who.int
www.opas.org.br
www.saude.gov.br
www.pr.gov.br
www.saude.pr.gov.br

1 comentários:

Francisco José disse...

Concordo que existe muito alarmismo sobre essa gripe suina. E os laboratorios faturando e superfaturando.
Estou enviando o link de seu blog para meus 998 amigos no orkut.