segunda-feira, 23 de junho de 2008

Bebidas isotônicas e os eletrólitos

O consumo de bebidas isotônicas durante a prática de esporte, na praia, durante uma caminhada ou passeio é cada vez mais comum. Virou moda. A maioria das pessoas sabe que estas bebidas são chamadas isotônicas porque tem composição semelhante aos fluídos do corpo. Como a publicidade informa: elas repõem os líquidos e os sais minerais perdidos durante a transpiração em quantidades equilibradas, diferente da água pura.

A vantagem de repor os líquidos com uma bebida isotônica está no efeito eletrólito dos sais minerais, com a propaganda diz e poucos entendem, o equilíbrio hidro-eletrolítico.

Eletrólito é um termo "médico/científico" para os sais, especificamente os íons. O termo eletrólito significa que este íon é carregado eletricamente e se move para outro eletrodo negativo (cátodo) ou positivo (ânodo): os íons que se movem para o cátodo (cátions) são carregados positivamente; os íons que se movem para o ânodo (ânions) são carregados negativamente.

Os fluidos do corpo - sangue, plasma, fluido intersticial (fluido entre as células) - possuem uma grande concentração de cloreto de sódio (sal de cozinha ou NaCl). Os eletrólitos no cloreto de sódio são:
• íon de sódio (Na+) - cátion
• íon de cloreto (Cl-) - ânion

No nosso corpo, os principais eletrólitos são: sódio, potássio, cloreto, cálcio, magnésio,
Bicarbonato, fosfato, sulfato.

Os eletrólitos são importantes porque são o que suas células (especialmente nervos, coração, músculos) utilizam para manter as voltagens ao redor das membranas celulares e para carregarem os impulsos elétricos (impulsos dos nervos, contrações musculares) através delas e para outras células.

Os rins trabalham para manter as concentrações de eletrólitos constantes no seu sangue, apesar das alterações do seu corpo. Por exemplo, quando você se exercita muito, perde eletrólitos no suor, particularmente sódio e potássio.

Estes eletrólitos devem ser substituídos para manter as concentrações de eletrólitos dos seus fluidos corporais constantes. Várias bebidas esportivas possuem cloreto de sódio ou cloreto de potássio, assim como açúcar e aromatizantes, para fornecer ao seu corpo energia extra e fazer com que a bebida tenha um gosto melhor.

A atividade física intensa e prolongada causa a transpiração do corpo e assim a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chama-se hidro-eletrolítico, pois para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo os minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros, são importantes.

0 comentários: