quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fazer alongamento é bom e necessário

O alongamento é reconhecido como uma importante etapa do aquecimento antes de praticar um esporte. Ajuda a esquentar o corpo e prepara a musculatura para a atividade física mais intensa.

Também é importante fazer o alongamento final. São os alongamentos feitos após a atividade esportiva que não evitam que os músculos fiquem “encurtados”, prejudicando a flexibilidade do corpo. O alongamento final também ajuda a evitar dores musculares.

Tanto o esporte intenso quanto a vida sedentária podem promover o encurtamento das fibras musculares e a diminuição da flexibilidade. Por esta razão, os benefícios de alongar os músculos são tão amplos que ele não é apenas indicado para quem pratica esporte. É indispensável antes de qualquer atividade física, especialmente para quem tem mais idade.

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que a pessoa sentir os músculos tensos: no trabalho, no carro durante um congestionamento ou em casa. É aconselhável alongar pela manhã, antes de começar o dia, no final de um dia de trabalho físico ou mental, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Todas as pessoas devem aprender a fazer alongamentos. Os alongamentos têm um efeito relaxante e podem ser muito prazerosos.

Mas é importante aprender a forma correta de executar os exercícios para evitar lesões.

Inicie o alongamento até sentir tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.

Os movimentos devem ser lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor.

Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente.

Dê preferência aos alongamentos estáticos, em detrimento dos dinâmicos, que são o resultado de movimentos amplos e bruscos dos músculos.

0 comentários: