A esgrima (do antigo provençal escrima do vocábulo germânico skirmjan, "proteger") é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, as diferenças estão não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido.
História
A história do esgrimir em si tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Um templo egípcio construído em 1170 a.C., mostrava alguns guerreiros semidespidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de proteção.
A esgrima nessa época era muito mais que um simples esporte, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na idade média, conforme se vê em filmes da TV e do cinema, a Esgrima consistia na utilização do sabre na ofensiva e de escudos na defensiva, tanto como forma de entretenimento, como para resolver contendas ou na guerra.
Com o advento da pólvora, houve uma diminuição acentuada no uso da esgrima para combate, dando-a dimensões de uma arte.
Desde os primeiros jogos olímpicos da era moderna (1896) que a esgrima faz parte das modalidades olímpicas, sendo uma das quatro modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição.
Em 1924 as mulheres começaram a participar dos jogos olímpicos, mas somente na modalidade de florete individual, e até 1992 as mulheres continuaram a jogar somente na modalidade do florete. A partir de 1996 elas começaram a competir nas olimpíadas na modalidade da espada também. E a partir de 2004 elas começaram a competir nos jogos olímpicos com o sabre.
Novas Tecnologias no esporte
Como um combate pode tornar-se muito rápido, as vezes é difícil distinguir, principalmente no sabre e no florete, se algum toque foi dado, surgiu a esgrima elétrica, que é a esgrima praticada com equipamentos eletrônicos. Estes equipamentos surgiram com o intuito de facilitar a observação de um combate. Fios ligados na roupa e na arma a um sistema eletrônico registram os toques, para se apontar o vencedor.
Regras
O objetivo básico de uma luta de esgrima é tocar o adversário para marcar pontos e, ao mesmo tempo, não ser tocado. Na disputa individual, vence o atleta que marcar 15 pontos primeiro ou quem marcar mais ao fim de três tempos de três minutos. Caso haja empate ao fim do período, haverá prorrogação de um minuto, e quem pontuar primeiro vence.
A competição por equipes é disputada por seis esgrimistas, três em cada conjunto. A disputa começa com dois atletas enfrentando-se normalmente. Quando um deles marca cinco pontos, outros dois substituem quem estava na pista, mas a contagem de pontos continua a mesma, sendo encerrada apenas quando uma das equipes alcança 45 pontos.
A esgrima nessa época era muito mais que um simples esporte, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na idade média, conforme se vê em filmes da TV e do cinema, a Esgrima consistia na utilização do sabre na ofensiva e de escudos na defensiva, tanto como forma de entretenimento, como para resolver contendas ou na guerra.
Com o advento da pólvora, houve uma diminuição acentuada no uso da esgrima para combate, dando-a dimensões de uma arte.
Desde os primeiros jogos olímpicos da era moderna (1896) que a esgrima faz parte das modalidades olímpicas, sendo uma das quatro modalidades que fazem parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição.
Em 1924 as mulheres começaram a participar dos jogos olímpicos, mas somente na modalidade de florete individual, e até 1992 as mulheres continuaram a jogar somente na modalidade do florete. A partir de 1996 elas começaram a competir nas olimpíadas na modalidade da espada também. E a partir de 2004 elas começaram a competir nos jogos olímpicos com o sabre.
Novas Tecnologias no esporte
Como um combate pode tornar-se muito rápido, as vezes é difícil distinguir, principalmente no sabre e no florete, se algum toque foi dado, surgiu a esgrima elétrica, que é a esgrima praticada com equipamentos eletrônicos. Estes equipamentos surgiram com o intuito de facilitar a observação de um combate. Fios ligados na roupa e na arma a um sistema eletrônico registram os toques, para se apontar o vencedor.
Regras
O objetivo básico de uma luta de esgrima é tocar o adversário para marcar pontos e, ao mesmo tempo, não ser tocado. Na disputa individual, vence o atleta que marcar 15 pontos primeiro ou quem marcar mais ao fim de três tempos de três minutos. Caso haja empate ao fim do período, haverá prorrogação de um minuto, e quem pontuar primeiro vence.
A competição por equipes é disputada por seis esgrimistas, três em cada conjunto. A disputa começa com dois atletas enfrentando-se normalmente. Quando um deles marca cinco pontos, outros dois substituem quem estava na pista, mas a contagem de pontos continua a mesma, sendo encerrada apenas quando uma das equipes alcança 45 pontos.
Horários Escola de Esgrima Círculo Militar
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