As pessoas nem sempre dão importância, mas é fundamental o aquecimento do corpo antes de qualquer atividade física.
A importância é ainda maior no período de inverno, quando a circulação é dificultada pela maior viscosidade do sangue e pela baixa temperatura do corpo.
O aquecimento aumenta a temperatura do corpo, alonga músculos e ligamentos e melhora a flexibilidade. Estimula o sistema cardio-respiratório e é necessário para evitar contusões.
O aquecimento também deve servir como motivador, não pode ser monótono. Normalmente o atleta fica estimulado só de fazer o alongamento.
O aquecimento deve ser dividido em duas etapas:
Aquecimento geral com exercícios para elevar a temperatura do corpo, como corridas leves e alongamento estático.
Aquecimento específico de acordo com a atividade que será realizada. Para o jogador de futebol, aquecimento das pernas e chutes a bola, por exemplo. Para o jogadores de basquete, corridas curtas e arremessos. E assim por diante.
O aquecimento deve durar entre 10 e 15 minutos. Há estudos que demonstram que a pessoa permanece “aquecida” durante 45 minutos. Mas não é recomendado que se espere mais do que 15 minutos antes de começar a atividade propriamente dita.
Ao final da atividade esportiva também é importante o “resfriamento” do corpo para ajudar o sangue a retornar ao coração e se oxigenar, evitando que fique concentrado nas pernas e braços. Quando a atividade física é muito intensa, o sangue demora a retornar ao coração, intestino e cérebro, o que causa as tonturas.
0 comentários:
Postar um comentário