quinta-feira, 19 de junho de 2008

Wii Fit

Dois garotos de Taiwan testam o Wii em março de 2007

De acordo com um relatório federal financiado pela Robert Wood Johnson Foundation, um terço das crianças norte-americanas são obesas ou estão em risco de se tornarem obesas. Muitas pessoas culpam a televisão e os videogames pelo aumento da obesidade infantil. Elas dizem que as crianças trocam os exercícios pela TV.

Shigeru Miyamoto da Nintendo descobriu uma maneira de fazer com que as crianças se exercitassem enquanto jogam videogame. Em 2006, a Nintendo divulgou um “jogo-exercício” chamado Wii Fit. Este jogo tem mais de 40 atividades diferentes que tornam os jogadores ativos e saudáveis enquanto se divertem. Estas atividades estão focadas em diferentes aspectos de exercícios: aeróbios, condicionamento muscular, yoga e equilíbrio.

O Wii Fit é vendido em conjunto com a Wii Balance Board, uma balança sem fios que detecta pequenos movimentos de postura e distribuição de peso e faz com que o seu Mii (o seu personagem virtual) imite seus movimentos com precisão. O Balance Board, que se parece com uma balança de banheiro, utiliza tecnologia giroscópica e diversos sensores embutidos. A tecnologia giroscópica mede as mudanças de peso com base na conservação do momento angular. O momento angular mede o quanto um objeto gira em volta de um ponto de referência até ser influenciado por uma força externa. Por fim, os múltiplos sensores medem o índice de massa corpórea e o centro de gravidade.

O Wii Balance Board faz muito mais do que simplesmente calcular o seu peso, ele também mede o seu progresso de acordo com a sua idade. Este cálculo é feito através da análise do seu índice de massa corpórea, desempenho durante os testes de equilíbrio e centro de gravidade geral. Ao registrar o seu progresso, o Wii Fit se torna ainda mais divertido. Os jogadores querem ficar mais saudáveis para ganhar mais pontos, como acontece com qualquer outro jogo de videogame. Ele foi elaborado para inspirar os jogadores a estabelecer metas pessoas, o que os ajuda a persistir em sua rotina de exercícios Wii Fit.

O Wii Fit combina exercícios tradicionais, como apoio, yoga, alongamento e aeróbicos com step, com exercícios criados para divertir, como bambolê, saltos com esquis e cabeçadas em bolas de futebol. Até o momento, o Wii Balance board só funciona com o Wii Fit, mas os desenvolvedores de software estão animados com as possibilidades apresentadas por esta nova tecnologia. Os jogadores esperam que os jogos de snowboard, skate e outros vão utilizar o Balance Board para criar uma experiência com ainda mais realidade virtual.

0 comentários: