segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Badminton

No próximo mês, nos dias 6 e 7, Curitiba será a sede do Campeonato Brasileiro de Badminton por Equipes. Na cidade, mais pessoas se envolveram com a modalidade principalmente nos últimos três anos, em razão do aumento do número de quadras para a prática do esporte. Hoje são cinco locais, Clubes Santa Mônica e Curitiba, Sesc da Esquina, Colégio Opet e Escola Vicentina das Mercês e cerca de 500 praticantes de badminton em Curitiba.

O esporte é disputado em uma quadra com a dimensão aproximada de metade de uma quadra de vôlei. Os dois lados são divididos por uma rede de 1,55m. O objetivo é não deixar a peteca cair do seu lado do campo. O jogo é melhor de três sets com 21 pontos em cada. O diretor de operações da Federação Paranaense de Badminton, Rodrigo Wang, explica que o esporte se assemelha ao tênis, mas a agilidade no badminton é muito maior. Um atleta da modalidade costuma correr o dobro de um tenista.

O Paraná geralmente participa nos campeonatos nacionais com 10 a 15 atletas de nível mais elevado. No ano passado, um jogador do estado, Pedro Chen, conseguiu o acesso para a categoria especial (espécie de primeira divisão do badminton). O Circuito Estadual de Badminton é disputado com quatro etapas durante o ano.

As principais potências mundiais no esporte são os países asiáticos: China, Indonésia, Coréia do Sul e Malásia. Dinamarca e Suécia também se destacam nas competições internacionais.

0 comentários: