quarta-feira, 6 de agosto de 2008

BANDEIRA OLÍMPICA

Hoje vamos falar sobre a bandeira olímpica que é uma das tradições olímpicas que foi inventada pelo Barão de Coubertin, o pai dos jogos olímpicos. Também diziam que o Barão inventou a frase “o importante não é vencer, é competir”, mas não é verdade a frase não é dele, há uma versão de que ela foi pronunciada pelo bispo de Londres num ato religioso antes dos jogos olímpicos de 1908.

A bandeira olímpica é toda branca com cinco anéis entrelaçados. Foi idealizada por Barão de Coubertin, em 1913. A primeira bandeira, de 3m x 2m, foi costurada na loja Bon Marché, em Paris e fez a sua aparição oficial no ano seguinte. Mas só seria hasteada num estádio nos Jogos de 1920.

Os anéis representam os continentes (azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, América). Com as cinco cores podem ser compostas grande parte das bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos.

A bandeira traz também o lema olímpico "Citius, altius, fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), idealizado por um monge francês chamado Didon, amigo do Barão de Coubertin, em 1890.

0 comentários: