No último sábado, foi disputado o 14° Torneio Aberto de Xadrez, no Shopping Jardim das Américas, em Curitiba. O campeonato acontece a cada três meses e qualquer pessoa interessada no esporte pode participar. Os competidores são divididos por idade nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e acima de 17 anos.
O xadrez é disputado por tempo. Cada jogador tem um limite para usar durante a partida. Existem três categorias principais: relâmpago (até 15 minutos); rápido (de 20min a 1h) e convencional (mais de uma hora). Apesar disso, alguns torneios, mais baseados nos reflexos de cada jogador, são disputados com o limite de apenas cinco minutos. (Esse tempo não é para cada jogada, mas sim para o competidor usar durante toda a partida). Ganha o jogo aquele que não zerar o relógio primeiro e tiver peças suficientes para dar o cheque-mate no adversário. Se não conseguir isso, a partida é considerada empatada.
O organizador do torneio aberto e praticante do xadrez há oito anos, Claudinei Alberto, explica que os mais experientes costumam usar todo o tempo para tentar vencer as partidas.
Mas para os pequeninos, decidir rápido não é sempre sinônimo de ansiedade ou imaturidade; pode significar muito talento e gosto pelo esporte. Guilherme Ramos, de 10 anos, conheceu o esporte através da leitura. O xadrez, além de divertir, tem ajudado o desempenho dele na escola.
No esporte, não existe a separação em masculino e feminino. As competições internacionais de xadrez nas categorias feminino e absoluto (homens e mulheres). Não existe a categoria masculina, até por não ser um esporte físico.
0 comentários:
Postar um comentário