Deixar as bolas maiores o mais perto possível de uma bolinha menor: este é o objetivo da bocha, esporte trazido pelos imigrantes italianos ao Brasil na década de 50. Apesar de muitos considerarem a bocha mais como uma brincadeira, já há muito tempo as competições oficiais da modalidade existem. Em 1964, foi disputado o primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha. Em 2006, a equipe do Brasil conquistou o título mundial do esporte em torneio realizado no Rio Grande do Sul.
Desde 1984, a bocha também é uma das modalidades que fazem parte dos Jogos Paraolímpicos. Neste ano, em Pequim, na primeira participação brasileira na modalidade, foram duas medalhas conquistadas: ouro com Dirceu Pinto e bronze com o paranaense Eliseu Santos. O técnico da seleção brasileira, Darlan Chechelski Júnior também é do Paraná.
O professor Benedito Oliveira é uma das pessoas que fazem parte do departamento de esporte na Associação do Deficientes Físicos do Paraná. Ele acompanha de perto muitos dos atletas da seleção brasileira e conta que, nessas Paraolimpíadas, o Brasil desbancou os grandes favoritos da modalidade.
Entre os atletas paraolímpicos, a competição de bocha pode se individual, em duplas ou em trios. Os jogadores podem competir com paralisia cerebral ou qualquer outro tipo de deficiência. A única exigência é que todos usem cadeira de rodas.
0 comentários:
Postar um comentário