O goleiro Rogério Ceni que fraturou o tornozelo esquerdo terá de ficar seis meses em recuperação - perde as finais do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores.
Inicialmente a recuperação do goleiro seria de quatro meses. Porém, o prazo foi aumentado, uma vez que Rogério também rompeu o ligamento interno do tornozelo.
Rogério se machucou durante um treino no CT da Barra Funda nesta segunda-feira. O goleiro disputava um rachão com os demais jogadores e torceu o tornozelo em lance com o atacante André Lima.
Fraturas do Tornozelo
As fraturas do tornozelo podem ocorrer por trauma direto, porém à maioria das fraturas e lesões ligamentares do tornozelo são causadas por forças indiretas que luxam ou subluxam o tálus de sua posição normal na pinça articular tíbio-fibular distal.
Os ligamentos entre a fíbula e a tíbia dão a esse complexo articular uma estabilidade elástica. Esse complexo é formado anteriormente pela sindesmose anterior e pelo ligamento tíbio-fibular anterior, e posteriormente pela sindesmose posterior e o ligamento tíbio-fibular posterior.
Para manter o talus estabilizado na pinça articular existem lateralmente o complexo ligamentar lateral, composto por um ligamento fibulo-talar anterior, um ligamento fibulo-calcâneo, e um ligamento fibulo-talar posterior. Medialmente temos o ligamento “deltóide”, que é composto por 4 ligamentos: tíbio-talar anterior, tíbio navicular, tíbio-calcâneo e tíbio talar posterior.
O talus é o osso central do tornozelo, visto que se apresenta em intimo contato articular com a tíbia e a fíbula em todo o movimento de dorsiflexão e flexão plantar. A fíbula também é um importante estabilizador da pinça do tornozelo. As fraturas do tornozelo, são geralmente provocadas pelo deslocamento do tálus, e é ele que se inclina e desenvolve as fraturas dos maléolos e lesões ligamentares, assim como o deslocamento da fíbula, dando instabilidade a articulação.
0 comentários:
Postar um comentário