quarta-feira, 18 de março de 2009

Judô

Judô é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência do jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca naEuropa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

Leia mais

quarta-feira, 11 de março de 2009

Hidroginástica e natação na terceira idade

A hidroginástica, além de proporcionar a socialização, também possibilita o lazer, o emagrecimento geral, o fortalecimento e resistência muscular, o controle da osteoporose, da pressão arterial e de outros problemas e um melhor condicionamento físico.

Os exercícios moderados de respiração, nas aulas de natação, objetivam ao ensino dos vários tipos de nado e trabalhos posteriores de resistência, de acordo com as potencialidades individuais. Nas aulas de natação, os exercícios de adaptação ao meio aquático, como flutuação, permanência em cima da água ou no fundo da piscina, o mergulho, a apnéia para um mergulho mais profundo, fazem os alunos voltarem a ser crianças.

Os exercícios educativos próprios para o nado e a aprendizagem dos nados culminaram na descoberta de que os sonhos podem realizar-se, ignorando a “teoria” de que só os mais jovens desfrutam do aprender a nadar, sendo esta a melhor conquista por parte dos alunos e um resultado gratificante para o professor. Essas atividades são de extrema necessidade para todas as pessoas, principalmente para a terceira idade, que têm nos exercícios físicos aquáticos também o “remédio” capaz de promover modificações morfológicas, sociais, fisiológicas e melhora das funções orgânicas e psíquicas.

Leia mais

Remar ou praticar canoagem?

Muito comum e mais fácil do que se imagina, a canoagem é uma das recreações mais conhecidas deste paraíso. É misto de integração ecológica, auto-reflexão, paz e alegria.

Remar ou praticar canoagem, considerado um dos mais charmosos esportes aquáticos, o remo normalmente é feito em grupo. Já a canoagem é feita sozinha ou com outra pessoa lhe acompanhando em outro caiaque.

É muito comum a confusão entre o remo e a canoagem. Afinal, os dois esportes usam barcos e remos. A diferença é simples, a canoagem não utiliza embarcações de leme fixo como o remo e é disputada em rios com corredeiras e em mar aberto. Além disso, os canoístas se posicionam no mesmo sentido do barco, ao contrário dos remadores, que ficam de costas.

A diferença entre canoas e caiaques.

As canoas são embarcações geralmente largas e pesadas, com dois ou mais lugares. São impulsionadas com pás para navegar em águas calmas.

Os caiaques são fechados e fabricados em fibra de vidro. Apresentam um aspecto fusiforme e têm mais estabilidade e capacidade de manobra. São utilizados na descida de águas fluviais mais revoltas e também no mar.

Leia mais

terça-feira, 10 de março de 2009

Como fazer para o meu filho se exercitar?

A nossa ouvinte Caroline Morlloti ficou com uma dúvida após levar sua filha Pietra de 7 anos ao pediatra e descobrir que ela está com 4 quilos acima do peso. Como fazer pra minha filha se exercitar?

Caroline, realmente os pais tem essa preocupação, afinal, hoje nossos filhos passam mais tempo na frente do computador e vídeo game do que brincando na rua como nós fazíamos.

Os pais são grandes influentes para incentivar a criança. A grande maioria dos pais incentiva seus filhos para o esporte, mas podem prejudicar quando de forma absurda exigem "performance" e rendimento em todos os aspectos, por isso o melhor jeito da criança entrar em forma é incentivar que ela brinque de correr, pular corda, pega-pega, amarelinha etc. essa é a melhor maneira dos nossos filhos ficarem mais saudáveis sem exigir muito deles.

Leia mais

segunda-feira, 9 de março de 2009

DUATHLON

Ontem (8 de março), cerca de 140 pessoas, de 7 a 60 anos participaram da 1ª etapa do 7º Circuito de Duathlon Aquático, aqui em Curitiba.

A prova conta com 3 km de corrida e 600 metros à nado, distâncias bem menores se comparadas a uma prova de triathlon convencional que chega a ter 10 km de atletismo, 1.500 metros de natação, e mais os 40 km de ciclismo. Segundo o triatleta e organizador do Circuito Luiz Iran, o pequeno percurso é proposital já que o objetivo do duathlon é iniciar os futuros triatletas nas diversas modalidades, além de manter o ritmo de treinamento dos já profissionais.

O duathlon também pode ser terrestre, quando mescla a corrida com o ciclismo. Com acompanhamento médico, nutricional e treinamento na água ou na terra, Luiz Iran acredita que qualquer pessoa se torna capaz de competir em provas profissionais de triathlon.

Leia mais

quinta-feira, 5 de março de 2009

WTCC em Curitiba

Os ingressos para a etapa de abertura da temporada 2008 do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), marcada para o dia 2 de março em Curitiba, já estão à venda. O público que já acompanhou a prova nos últimos dois anos, assim como quem está curioso para ver de perto a principal categoria do automobilismo – depois da Fórmula 1 – já podem adquirir as suas entradas em 12 diferentes postos de vendas na capital paranaense.

Para garantir o seu ingresso, é necessário trocar o bilhete por dois quilos de alimentos não-perecíveis. Os primeiros treinos para a prova no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) acontecem no dia 29 de fevereiro, com uma sessão de 30 minutos. No sábado (1) acontecem os treinos classificatórios e as duas baterias da etapa acontecem às 9h e às 16h15 de domingo (2).

Quarto colocado no campeonato do ano passado, o curitibano Augusto Farfus Júnior irá correr em casa mais uma vez, tentando repetir o feito da segunda bateria de 2007, quando venceu e subiu no ponto mais alto do pódio. Ele será mais uma vez o único brasileiro na categoria, correndo a bordo de um BMW.

Comentário:


A participação de um curitibano na modalidade é um fato interessante. Mas não justifica o poder público, no caso a Prefeitura de Curitiba, bancar o evento. O WTCC, como outras modalidades de automobilismo tem apoio financeiro das maiores empresas mundiais e serve como campo de provas e de marketing para a indústria automobilística.

Enquanto isto, o esporte amador na Capital tem dificuldade de arranjar apoio da prefeitura. Isto sem falar na necessidade de investir no esporte como fator de promoção social, especialmente para crianças e adolescentes.

Leia mais

terça-feira, 3 de março de 2009

Corrida de rua

Começou nesta segunda-feira (2) o prazo de inscrições para a primeira etapa do Campeonato de Corridas de Ruas, de Curitiba. O campeonato tem seis etapas e provas de 10 quilômetros.

Para participar das corridas, o atleta que estiver cadastrado na Prefeitura precisa apenas confirmar a presença pelo site da administração municipal, no link de inscrição. Quem não estiver, precisará ir à sede da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (rua Desembargador Westphalen, 1.566), com documento de identidade, onde preencherá uma ficha contendo dados sobre telefone, endereço e e-mail. Estes dados serão armazenados em um banco de dados, que será usado em todas as seis etapas do campeonato.

Etapas do Campeonato Adulto de Corridas de Rua

1ª etapa - 14 de março

2ª etapa - 17 de maio

3ª etapa - 5 de julho

4ª etapa - 16 de agosto

5ª etapa - 20 de setembro

Leia mais

segunda-feira, 2 de março de 2009

Atletas de final de semana

Muitas pessoas que alegam não ter tempo de fazer exercícios durante a semana deixam os finais de semana para praticá-los. Mas, nós sabemos que para melhorar o condicionamento físico de forma segura e eficiente é importante fazer exercícios regularmente.

Se você quiser fazer caminhadas, alongamentos e atividades leves nos finais de semana, para sentir bem-estar, tudo bem. Agora, fazer exercícios de alta intensidade e sobrecarga apenas duas vezes por semana pode representar futuras lesões, além de não melhorar em nada o seu condicionamento físico.

Correm riscos de lesão tanto os esportistas de fim de semana como os atletas com excesso de treinamento. Entre estes, estão as pessoas consideradas ativas fisicamente, que adquirem os benefícios da atividade física com menor probabilidade de lesão.

Assim, a prática esporádica de esportes pode ser tão prejudicial à saúde quanto a vida sedentária. Por isso, aí vai um alerta para os atletas de fim de semana: fazer exercícios físicos extenuantes apenas de vez em quando é errado.

Na medida certa, a atividade física reduz o risco de morte por doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. Ajuda no controle de peso e promove o bem-estar. Em contrapartida, o excesso de atividade física pode provocar problemas hormonais e lesões.

Leia mais