sexta-feira, 30 de maio de 2008

Bossaball: Brasil - España - Intercontinental

Bossaball. Que bicho é esse?


Bossaball é um jogo de bola entre duas equipes que combina futebol com ginástica, vôlei e capoeira. A superfície da quadra é um colchão inflável e duas camas separadas por uma rede.

Leia mais

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Praticar esporte faz bem, mas tome cuidado...

Você já jogou ioiô? Vem aí o campeonato Brasileiro

Disputa será realizada nos dias 6 e 7 de junho em São Paulo

Se o ioiô é visto pela maioria das pessoas como um simples brinquedo, para os praticantes de Ioiô existe uma imagem um pouco mais séria. Até uma competição nacional será realizada nos dias 6 e 7 de junho, em São Paulo, onde deverá reunir jogadores de todo o país, inclusive de Curitiba. Para que possamos ter uma idéia dessa modalidade “esportiva”, no ano passado foi realizado no SESC do Portão o 2º Campeonato Paranaense. Na oportunidade, 25 competidores demonstraram suas habilidades e empolgaram o público presente, mostrando que o ioiô pode ser considerado um esporte sério e competitivo.

Leia mais

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Hoje é o dia do Dia do Desafio, vamos caminhar, correr, pedalar, dançar e até varrer a calçada para participar só basta fazer 15 minutos de qualquer atividade física e registrar sua participação pelo número 0800 643 6670.

A supremacia negra nos esportes

A supremacia dos africanos e seus descendentes nos esportes é algo que vem ocasionando certa discussão. Cada vez mais os negros estão dominando os gramados, os ringues, as quadras, as pistas de atletismo entre outros esportes das mais diversas modalidades. A genética pode estar diretamente associada a isto, ou também por que os esportes são um "grande instrumento de ascensão social para os pobres, caso dos negros do Brasil e dos Estados Unidos" que buscam uma melhora em sua vida. Muhammad Ali, Michael Jordan e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, são exemplos disso. Os três vieram da pobreza e transformaram-se nos negros mais geniais dos esportes de todos os tempos, sendo Pelé escolhido o atleta do século pelos principais Comitês esportivos. Vejamos também o caso dos atletas africanos que disputam mundo afora as provas de atletismo. Além de favorecidos pela cultura e o ambiente, os quenianos são beneficiados por serem negros.

A pesquisadora Yolande Harley, do Instituto Sul-Africano de Ciência Esportiva, da Cidade do Cabo, diz que em termos antropométricos, os negros são mais baixos e magros do que os brancos. Ou seja, têm menos gordura e mais fibras musculares, o que os beneficia em corridas longas. Para ela, no campo fisiológico, os negros são capazes de correr a mesma distância que os adversários, mas com menor consumo de oxigênio. “Em outras palavras, economizam na corrida, o que lhes concede maior resistência”, aponta a pesquisadora.

Outro fator que influencia e muito é o da genética, pois percebe-se que desde a época dos escravos, "quando os negros andavam com os pés descalços, eram mais resistentes ao trabalho físico, suportando heroicamente as fadigas impostas pelos senhores da casa grande, as famosas senzalas".

Há outros esportes que são dominados por brancos, como a natação; o tênis de mesa, pelos orientais. Mas o importante mesmo não é a genética, a cor, mas sim, a vontade de vencer e de crescer na vida, superando todas as dificuldades impostas às pessoas, como discriminação, preconceito social e vários outros atributos atribuídos às diferentes raças existentes.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Maringá sedia Nipo-Brasileiro de Balonismo

Oito pilotos do Japão desembarcam em Maringá para disputarem o 1º Campeonato Nipo-Brasileiro de Balonismo, que acontecerá de 21 a 25 de junho próximos. O evento faz parte das comemorações oficiais dos 100 anos da imigração japonesa. O campeonato está sendo organizado pela Federação Paranaense de Balonismo, Confederação Brasileira de Balonismo e pela Prefeitura de Maringá e tem o apoio de outras empresas locais.

Os japoneses ficarão em Maringá durante uma semana. Além de disputarem o campeonato com outros 26 balonistas brasileiros, eles participarão de um workshop para troca de experiências sobre este esporte.

A idéia de promover esta competição em Maringá surgiu no final do ano passado e foi uma maneira que os organizadores encontraram para homenagear a colônia japonesa de Maringá pelos 100 anos da imigração. O campeonato vai coincidir com a visita do príncipe do Japão à cidade, que está marcada para o dia 22.

O presidente da Federação Paranaense de Balonismo, o maringaense Adriano Perini, explica que o balonismo é muito difundido no Japão e que alguns dos pilotos que estarão em Maringá estão entre os melhores do mundo nesse esporte. Um desses pilotos é Mamoru Endo (52), que há vários anos figura entre os dez primeiros colocados no ranking mundial de balonismo. Entre seus títulos estão quatro campeonatos mundiais (1999, 2002, 2004, 2006), três campeonatos japoneses (1998, 2002 e 2004), um terceiro e um quarto lugar nos Jogos Aéreos Mundiais (2001 e 1997 respectivamente).

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- Assessoria de Imprensa
(44) 3224-1700
André De Canini
(44) 9116-4031
(44) 9935-6151
Marcela Miranda
(44) 9921-0212
balonismo@balonismo.com.br

Corrida irá percorrer toda face Oeste da Ilha do Mel em 21 KM de percurso

Estão abertas as inscrições para a Volta Ecológica da Ilha do Mel, corrida que irá circundar a pé toda a face Oeste da Ilha do Mel, que tem 21 quilômetros de percurso.

A prova será realizada no dia 06 de julho e trás uma grande novidade em relação ao piso da competição para os praticantes de corrida de rua. Como a ilha é uma Reserva Natural, não possui ruas ou calçadas. Com isso, o percurso da prova será desenvolvido totalmente pela areia das belas praias da ilha, mexendo com a estratégia dos competidores que poderão optar pelo piso onde irão correr; se pela areia compacta ou mais fofa.

Quem já fez o percurso garante que, além da paisagem paradisíaca da Ilha, é muito estimulante a combinação da defesa do meio ambiente com a prática do esporte

Inscrições

Para se inscrever o competidor precisará pagar uma taxa de R$ 50. O atleta tem até o dia o dia 02 de julho para inscrever-se no evento esportivo. Poderão se inscrever atletas mirins na categoria Kids com idade entre 05 a 10 anos e maiores de 18 anos que poderão optar em correr os 21 quilômetros da prova na categoria Solo ou 10,5 quilômetros em equipe de dois participantes, que se revezarão uma única vez durante o percurso em local determinado pela organização.

As inscrições podem ser feitas através dos sites www.extremaventura.com.br e na Farmácia Humana (Rua Santa Catarina, 218 Água Verde). Na farmácia, será possível realizar o pagamento da taxa através de cartão de crédito ou débito de todas as bandeiras. Está incluso na inscrição: chip eletrônico (emprestado para marcação dos tempos), numeral, seguro obrigatório e brindes.

Estrutura

A prova contará com estrutura profissional de banheiros e chuveiros antes e depois da prova em um camping próximo a linha de chegada. Para locomoção dos competidores do revezamento até o quilômetro 10,5 será disponibilizada uma barca idêntica a que faz a travessia do continente a ilha. A mesma embarcação ficará a disposição da prova para resgate de eventuais desistentes, já que o uso de carros ou motos é proibido no local. Uma UTI Náutica prestará atendimento básico de suporte a vida durante a competição e uma UTI móvel ficará a disposição em Pontal do Sul para atendimento de possíveis acidentes.

Para hidratação dos competidores serão montados 3 postos abastecidos com água durante o percurso.

Ao final da competição será montada uma mesa de frutas com água natural e água de coco. Chips eletrônicos validarão a passagem dos atletas nos postos de controle e agilizarão o resultado que sairá em décimos de segundo após a passagem do último competidor na linha de chegada.

A Volta Ecológica da Ilha do Mel é uma Realização é da ABIDE - Associação Brasileira de Incentivo e Desenvolvimento ao Esporte.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (41) 3027 5822 ou no site www.extremaventura.com.br.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dia do Desafio: ligue 0800 643 6670 para registrar a participação

Muitos me enviaram e-mail perguntando como podem participar do Dia do Desafio, no próximo dia 28 de maio. Para participar é simples: basta fazer 15 minutos de qualquer atividade física e registrar sua participação pelo número 0800 643 6670.

Vale caminhar, correr, pedalar, dançar e até varrer a calçada. Porém, o evento não prega somente o exercício do corpo, busca também desenvolver a integração social, a criatividade e o espírito comunitário entre os participantes.

Neste ano, Curitiba (1.797.408 habitantes) enfrentará a cidade mexicana de Guadalajara (1.600.940 habitantes). Em 2007, a Capital paranaense mobilizou mais de 1,1 milhão de pessoas (71,66% da população), vencendo Medellín (Colômbia), que teve 720 mil participantes (32,39% da população).

Leia mais

Atividade física versus cigarro

Dias desses eu estava caminhando no Parque Barigüi e vi algumas pessoas fumando na pista de corrida. Para quem não fuma, isso é um tremendo incômodo. Por isso resolvi fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o tema.

De fato, quem fuma tem limitações durante a atividade física. Foram feitas várias pesquisas em fumantes e não-fumantes sobre a questão. Quem não fuma tem vantagens comparativas em relação ao fumante, ou seja, o desempenho do não-fumante é muito superior em se tratando da prática esportiva.

Eu mesmo posso testemunhar em virtude do convívio com amigos fumantes e ex-fumantes. Os primeiros tem dificuldades de toda a sorte; os que deixaram o vício do tabaco conseguem praticar diversas atividades físicas e ainda não ficam sem algum tipo de esporte. Descobriram que o esporte é muito mais gostoso do que uma baforada de cigarro.

O cigarro traz em cada tragada várias impurezas químicas, como a nicotina, e modifica o funcionamento do metabolismo e a produção de hormônios. Em resumo: o cigarro é incompatível com a prática esportiva e física, além do mais é faz muito mal à saúde.

Reflita sobre isso e dê uma chance à uma vida mais saudável.

sábado, 24 de maio de 2008

Parque do Semeador terá minicomplexo para atletismo

A Prefeitura de Curitiba começou as obras de revitalização do Parque do Semeador, no Sítio Cercado, que será transformado num minicomplexo para prática de atletismo. Na área de 26 mil metros quadrados, a Prefeitura está construindo pista de corrida e três pistas para salto em distância e arremesso de peso.

Leia mais

sexta-feira, 23 de maio de 2008

2º Desafio Intermodal de Curitiba (Bicicletada)

Se na terça-feira eu falei de desafio internacional, que vai mobilizar no próximo dia 28 de maio cidades inteiras, ao todo são 270 municípios, hoje eu vou falar sobre o 2º Desafio Intermodal de Curitiba. O evento é organizado pelo grupo denominado “Bicicletada” e também acontecerá no mesmo dia 28 de maio.

Leia mais

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Começa última fase dos jogos colegiais

Foto: Jogos Colegiais na regional de Fazenda Rio Grande
Além de Curitiba, em mais 12 núcleos regionais de Educação será iniciada, nesta sexta-feira (23), a última etapa da fase regional dos 55.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop's), seguindo até o dia 29 de maio. A segunda etapa, em 9 núcleos, foi encerrada nessa quinta-feira. Na primeira etapa, na primeira quinzena de maio, quando os jogos foram em 10 núcleos.

Os colégios classificados nas modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), na fase regional, vão disputar uma fase macrorregional, em oito sedes, nos dias 6, 7 e 8 de junho, e os das individuais (atletismo, tênis de mesa e xadrez) vão direto para a fase final, de 11 a 22 de julho, em Curitiba. Também vão direto para a final, saindo da fase municipal, os alunos de ginástica rítmica e natação.

Em todos os núcleos classificam-se na fase regional para a fase macrorregional quatro equipes por modalidade coletiva, sendo duas por faixas etárias, uma de 12 a 14 anos e outra de 15 a 17 anos, nos dois sexos.

Boa sorte aos atletas!

Minha opinião

"Atividade esportiva, mesmo quando moderada, exige empenho, compromisso, esforço e dedicação"

João Arruda

Frase do dia

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, a dedicação, não existe meio termo; ou faz uma coisa bem feita ou não faz."
Ayrton Senna


Hoje acaba o meu inferno astral, se a coisa estava boa a tendência é só melhorar...

Atleta de final de semana. Aproveite o máximo sendo moderado

Se você só consegue praticar esportes nos finais de semana, saiba aproveitar o máximo esta atividade. Aproveitar o máximo não quer dizer que você tem que recuperar a boa forma numa única pelada de domingo.

Pelo contrário. O atleta de final de semana está sujeito aos mesmos problemas dos atletas com excesso de treinamento, com maiores riscos por falta de condicionamento: luxações, tendinites, contusões, entorses, rupturas e fraturas.

Para se obter um bom condicionamento físico é importante manter uma regularidade nos exercícios. Quem pratica esporte esporadicamente tem de tomar os cuidados que todo o atleta toma, com maior rigor ainda.

Sendo assim, o atleta de final de semana deve fazer da sua atividade esportiva ou apenas física uma rotina. Se for aos domingos, procure fazer todos os domingos.

Escolha sempre roupa e calçado adequados. Se possível, passe numa farmácia e tire sua pressão. Faça alongamento antes e não comece sua atividade com a mesma intensidade que terminou na semana passada.

Não se esqueça que bebida alcoólica e refeições pesadas não combinam com esporte. Se programar um churrasco com futebol, jogue a partida antes da refeição.

Por fim, comemore o fato de que você ainda está cuidando de sua saúde e de sua qualidade de vida. Se tiver ambições esportivas maiores ou desejar adquirir um condicionamento físico melhor, tente abrir um espaço na sua agenda durante a semana. Que tal uma hora três vezes por semana?

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Atleta Paranaense busca recorde Mundial de Abdominais

O atleta paranaense Antonio Luiz Miranda Leite está iniciando sua preparação visando a quebra de RECORDE MUNDIAL DE ABDOMINAIS. O mesmo já traz em seu currículo a quebra de Recorde de polichinelo em 4 de julho de 1996, batido em Curitiba, e conta com várias aparições na GLOBO, no SBT e na BAND, no período de 1995 a 2002.

O Atleta tem o apoio do Círculo Militar do Paraná (Sócio-Atleta), e tem ao seu dispor a infra-estrutura do CMP para treinamento. Em decorrência deste período especial de preparação e da dedicação ao propósito da quebra do RECORD MUNDIAL ele acaba de deixar suas atividades profissionais.

Agora, eu sugiro para quem quer ficar com o abdomen perfeito fazer dieta, exercícios cardiovasculares e ter o biotipo adequado para adquirir os gominhos, ou seja, aquela barriga de tanquinho.

História do Badminton

Foi na Índia que o Badminton nasceu, com o nome de Poona . Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.

Leia mais

Apresentação do Blog

Este Blog é destinado aos amantes dos esportes e aos praticantes das atividades físicas. Ao longo de sua existência, ele trará informações objetivas a respeito das modalidades amadoras e das curiosidades do mundo esportivo; trará dicas de saúde e de qualidade vida às pessoas. Também, como não deixaria de ser, mostrará as Olimpíadas de Pequim 2008 sob o ângulo da superação humana, das preparações que foram realizadas objetivando quebras de recordes e à subida ao Podium. O conteúdo deste Blog é compartilhado numa coluna diária, que vai ao ar de segunda a sábado, às 10h30, na Rádio BandNews FM 96,3 de Curitiba.

Dia 28 de maio é o Dia Internacional do Desafio

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Leia mais