Neste próximo sábado, durante todo o dia, será disputada a Corrida das Nascentes do Rio Iguaçu. Quase 800 atletas vão participar em seis categorias diferentes. O trajeto é de 90,5 km: a largada será em frente à Prefeitura de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e a chegada será no Bosque São Cristóvão, no bairro Santa Felicidade. O secretário municipal de assuntos metropolitanos, Domingos Neto, explica que, no total, os corredores vão passar por sete municípios diferentes: Curitiba, Piraquara, Campo Magro, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Colombo e Campina Grande do Sul.
Neto destaca outra particularidade da prova: o trabalho em equipe, já que a corrida será de revezamento, com equipes de até dez integrantes.
O trajeto inclui riachos e lagos da Bacia do Iguaçu, além de diversas trilhas.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Corrida Nascente do Rio Iguaçu
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Show Cars
Muitas atrações para os fãs de velocidade neste próximo final de semana em Curitiba. O Autódromo Internacional, localizado em Pinhais, receberá no domingo corridas da Copa Turismo (entre carros de turismo) e da Superbike (entre motocicletas com motor de alta potência). Além das competições mais tradicionais, haverá uma disputa criada este ano e que vem atraindo a curiosidade de muitas pessoas: o campeonato de manobras.
O piloto e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico, Rogério Silveira, explica como funciona a exibição.
Mas não são apenas os profissionais que terão espaço no Autódromo Internacional. O “show cars”, outra atração do final de semana, reúne motoristas que tem o desejo de acelerar o carro comum utilizado no dia a dia em uma pista de corrida. No entanto, algumas precauções são tomadas, como conta Silveira.
Quem se interessou pode ter mais informações no telefone 3242-2406
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Novo Mundo Futebol Clube
O Novo Mundo Futebol Clube, atual campeão paranaense feminino, convida à todos para o primeiro jogo da Copa do Brasil, Novo Mundo X Juventude/RS que será realizado dia 01/11 – sábado – 16h – no Estádio Orlando Rinaldim, travessa Frei Miguel Hilário Bottacin, 05 – Novo Mundo
Fundado em 20 de março de 1930, o Novo Mundo Futebol Clube é hoje um dos clubes amadores de Curitiba com enorme expressão estadual e também nacional. Esse fato deve-se ao futebol feminino. Categoria que hoje pode ser considerada como a principal da instituição.
Hoje o clube é considerado como um verdadeiro formador de craques para o futebol nacional e mundial. Prova disso são as inúmeras atletas que começaram a carreira no Novo Mundo e hoje defendem as cores de outros times dentro e fora do Brasil. Desde a criação do departamento feminino em 2001, cerca de 230 atletas já passaram pelo Clube.
Atualmente o Novo Mundo possui um grupo de 30 atletas, entre a categoria adulta e juniores, todas supervisionadas por uma comissão técnica profissional.
Informações:
Novo Mundo Futebol Clube
Travessa Frei Miguel Hilário Bottacin, 05
Novo Mundo – Curitiba – PR
Fone: 41-3078-7969
www.novomundofc.com.br
Futsal Feminino
No próximo dia 5, serão decididos os finalistas do campeonato paranaense de futsal feminino. Londrina x Guarapauva e Curitiba x Maringá são os times que formam as duas semifinais do torneio. Nos dois confrontos, houve uma vitória para cada lado até agora e os vencedores serão definidos em uma terceira partida decisiva.
Londrina é a atual campeã paranaense. O time de futsal feminino da cidade foi formado em 1992. Neste ano, além da categoria adulta, atletas mais jovens também treinam com a equipe, como conta a treinadora Wanda Sanchez.
Wanda é técnica da modalidade há 15 anos. Para ela, o aumento no número de competições, principalmente nos últimos cinco anos, tem colaborado para um desenvolvimento maior do futsal do Paraná entre as mulheres.
O campeonato paranaense de futsal masculino também está na fase decisiva: Umuarama e Maringá estão classificados para a decisão do torneio.
Karatê
No próximo mês de novembro, entre os dias 10 e 16, será disputado o mundial de karatê no Japão, país considerado berço deste esporte. Cinco brasileiros se classificaram para a competição, entre eles um carioca que mora e treina em Curitiba: Rafael Assunção. O lutador conta que conseguiu a vaga ao vencer o campeonato sul americano, em agosto deste ano, em Buenos Aires, na Argentina.
Apesar de um currículo na modalidade com muitos títulos e da vaga garantida no mundial, Assunção ainda não sabe se vai poder disputar o campeonato no Japão. O atleta ainda está um busca de um patrocínio.
Assunção tem até o dia sete de novembro para confirmar se vai ou não participar do Mundial. Em 2012, o karatê será uma das modalidades olímpicas nos Jogos de Londres.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Taça Paraná Vôlei
Na próxima quarta-feira, dia 29, começam as disputas da Taça Paraná de Vôlei, torneio que já existe há oito anos.. Apesar do nome, a competição envolve clubes de todo o Brasil. No total, serão 90 equipes de 13 estados diferentes. No campeonato, existem três categorias: mirim, infantil e infanto-juvenil com atletas de 13 a 17 anos.
Um dos organizadores da Taça Paraná, Josmar Coelho, fala da importância da competição de base no Paraná.
Os jogos começam na quarta-feira à tarde e a entrada é gratuita. Para quem quiser acompanhar, serão cinco sedes: ginásios do Circulo Militar, AABB Curitiba, Colégio Positivo Jardim Ambiental, Campus de Educação Física da Unibrasil e Poliesportivo de Pinhais.
Futebol Feminino
Nesta semana, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela da Copa Brasil de futebol feminino, única competição nacional organizada pela entidade e que reúne as 32 principais equipes brasileiras da modalidade. O representante do Paraná será o Novo Mundo, atual campeão estadual. O adversário da equipe paranaense será o Juventude. Nos dois últimos confrontos contra o time gaúcho, uma vitória e um empate. A estréia será no dia 1º de novembro em Curitiba.
Segundo Rangel para esta competição, o Novo Mundo buscou reforços, montando uma espécie de seleção paranaense.
O atual campeão da Copa Brasil é o SAAD, de São Paulo. No Novo Mundo, o principal destaque é a zagueira Marina, de 27 anos, que tem passagem pela seleção brasileira e também já atuou pela Liga Sueca, uma das mais fortes do mundo.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Patinação Artística
No último Pan Americano do Rio de Janeiro, em 2007, a patinação artística rendeu uma medalha de ouro e uma de bronze ao Brasil. A modalidade ainda não é muito difundida no país. Existem cerca de 1500 patinadores confederados no Brasil. A cidade da Santos, no interior de São Paulo, e o estado do Rio Grande do Sul são os locais em que o esporte é mais desenvolvido. No Paraná a tradição não é muito forte, segundo Fabiana Consentino, técnica de patinação artística há dez anos.
Na patinação artística, os atletas utilizam o conhecido patins de rodinhas e se apresentam em uma superfície de tábua corrida, cimento liso ou placas de madeira alcatex.
No próximo mês de novembro será realizado o campeonato mundial da modalidade na ilha de Taiwan, na China.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Corrida em Montanha
Neste final de semana, em Cabaracuará, na divisa entre Guaratuba e Matinhos, será realizada mais uma etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha. Cerca de 50 pessoas devem participar da competição na litoral do estado. No já conhecido morro do teleférico, serão 10 km de percurso para os corredores e 5 km de caminhada para os atletas amadores, como explica um dos organizadores da prova, Kleber Pacheco.
O contato direito com as belezas naturais da região é um dos principais atrativos da corrida, mas também um dos fatores que trará mais obstáculos aos competidores.
A sexta e última etapa do Circuito Paranaense será disputada em Quatro Barras no dia 29 de novembro. Na Região Metropolitana de Curitiba, a distância do percurso para os corredores será de 21 km.
Futsal
Neste final de semana, em um jogo emocionante, o Brasil venceu a Espanha e conquistou a Copa do Mundo de Futsal, realizado nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro. No jogo final, as duas seleções empataram em 2 a 2 no tempo normal e os brasileiros venceram nos pênaltis. A campanha da seleção durante o campeonato foi de sete vitórias e um empate: marcou 43 vezes e sofreu 8 gols. De quebra, o Brasil retomou a hegemonia da modalidade, já que nos dois mundiais anteriores, os espanhóis haviam sido campeões. Para o ex-jogador da seleção de futsal, Luiz Ortiz, o bom resultado na Copa do Mundo deste ano se deve ao bom planejamento realizado.
Há quatro anos, o Brasil foi eliminado nas semifinais do Mundial pela Espanha nos pênaltis. Desta vez, foram os brasileiros que levaram a melhor nas penalidades. Para Ortiz, campeão mundial em 1992, no momento das cobranças, alguns fatores bem conhecidos fazem a diferença.
Desde a Copa do Mundo começou a ser organizada pela FIFA, o Brasil conquistou quatro títulos mundiais.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Ginástica Rítmica
Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística infanto-juvenil, realizado neste final de semana em Curitiba, ocorreu a disputa nacional de ginástica rítmica na categoria infanto (entre 10 e 12 anos). Cerca de 60 meninas de 15 clubes do Brasil participaram da competição.
Como desde muito novas, as atletas da modalidade começam a participar de campeonatos oficiais, o trabalho de condicionamento físico já é forte nas categorias de base, segundo a técnica da equipe de Blumenau, Priscila Nacostin.
Duas cidades paranaenses já foram sede do centro de treinamentos da seleção brasileira de ginástica rítmica: Londrina e Toledo. Atualmente, as meninas do Brasil treinam em Vitória, no Espírito Santo.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
BODYBOARDING NO LITORAL
A sexta etapa foi filmada, e a intenção do vídeo é dar mais visibilidade para o bodyboarding do Paraná, bem como o crescimento do esporte em nível nacional
Serviço:
7ª Etapa do Circuito Paranaense Bogan Sumatra Open de Bodyboard
Realização: Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB), Associação Paranaense de Árbitros de Bodyboard e Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná
Data: 18 e 19/outubro/2008
Local: Praia Central do Balneário de Ipanema – Pontal do Paraná (PR)
Informações: Stéfano Triska (Presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding) – (41) 9992-6003 / 7811-1838 - www.fpbodyboarding.com.br
Circuito Xadrez Curitiba
Neste final de semana, no Colégio da Polícia Militar, será disputada a segunda etapa do Circuito de Xadrez de Curitiba. Cerca de 350 jogadores devem participar, divididos por idade em oito categorais. Enxadristas a partir dos 6 anos podem jogar.
Para a coordenadora de xadrez da Paraná Esportes, Maria Inês Damasceno a prática do xadrez nas escolas tem ajudado no desenvolvimento da modalidade no Paraná.
Neste ano, em novembro, as duas etapas finais do circuito serão realizadas. Quem quiser acompanhar a disputa neste final de semana, basta ir ao Colégio da Polícia Militar.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Corrida da Serra da Graciosa
Neste próximo domingo, será realizada a 8ª Corrida da Serra da Graciosa, que deve reunir 700 atletas (limite máximo permitido pela organização da prova). O trajeto dos corredores começa às 9 da manhã em São João da Graciosa, em Morretes, e termina no Portal da Graciosa, em Campina Grande do Sul, na BR 116. No total, serão 20km de percurso subindo a serra, o que traz algumas dificuldades aos participantes como explica um dos organizadores da prova, Tadeu Natali.
Natali ainda dá um alerta aos motoristas que planejam passar pelo local da prova no domingo.
A Polícia Rodoviária Estadual e a Força Verde vão acompanhar o trajeto percorrido pelos corredores.
Inscrições: Até sexta-feira, dia 03. R$ 35 por pessoa. Podem ser feitas no site www.procorrer.org.br ou na loja Pro Correr - Av. Vicente Machado, 320 Centro
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Basquete
A seleção brasileira feminina sub-15 de basquete iniciou nesta semana, em Itajaí (SC), os treinamentos para o Campeonato Sul Americano da categoria. Entre as 26 atletas pré-convocadas, estão quatro paranaenses: Ana Jéssica Pinto, Natália Leme, Carolina Flack e Bruna Werberich, que no último campeonato brasileiro sub-15, realizado no início do mês, foi cestinha e eleita melhor jogadora da competição. Nesta disputa nacional, a seleção do Paraná ficou com o vice-cameponato, resultado considerado surpreendente pelo presidente da federação estadual, Amarildo Rosa.
Segundo Rosa, o trabalho realizado pelos municípios tem sido fundamental na revelação de novas jogadoras.
Das 26 jogadoras que estão treinando com a seleção em Itajaí, 14 serão escolhidas para disputar o Sul Americano no Paraguaia, entre os dias 7 e 14 de novembro.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
3° etapa do Circuito Paranaense de Badminton
Neste final de semana, em Palmas, no sul do Paraná, foi realizada a terceira etapa do Circuito Paranaense de Badminton. 160 atletas participaram da competição: número recorde em 2008. Onze municípios enviaram equipes para disputar o título, entre eles três cidades estreantes: Pato Branco, Toledo e Mauá da Serra. A previsão do presidente da Federação Paranaense de Badminton, Elizeu Machado, é de que o interesse pelas competições da modalidade continue crescendo.
A competição em Palmas também mostra que a prática do badminton não está concentrada apenas em Curitiba.
A etapa final do Circuito Paranaense de Badminton será realizada no Sesc da Esquina, em Curitiba, nos dias 13 e 14 de dezembro.
13° Brasil Open de Taekwondo
Londrina foi sede, neste final de semana, do 13° Brasil Open de Taekwondo. Cerca de 1200 atletas participaram da competição em seis categorias (desde os fraldinhas até os másters). Esta competição internacional foi criada em Londrina para incentivar ainda mais a prática deste esporte. Atualmente, a cidade do Paraná é considerada local de referência do taekwondo brasileiro, como explica o presidente da Federação Paranaense de Taekwondo e técnico da seleção brasileira da modalidade, Fernando Madureira.
A principal atleta brasileira, a medalhista olímpica Natália Falavigna, treina em Londrina desde as categorias de base. E a formação de novos lutadores continua. Neste ano, o londrinense Licínio Soares conquistou os campeonatos brasileiro e pan-americano de taekwondo.
No próximo mês de novembro, entre os dias 28 e 30, será realizada a Copa Brasil de Taekwondo, em Fortaleza, no Ceará.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Showball
O showball é uma modalidade criada há poucos anos e que virou moda principalmente entre os jogadores de futebol que já encerraram a carreira. Nesta modalidade, são sete jogadores para cada lado e dois tempos de 20 minutos. A curiosidade é que a bola só pára quando sai um gol. Não existe lateral, nem escanteio, como explica um dos direigente da Fundação de Esportes de Londrina, João Borges.
Segundo Borges, um dos obstáculos para a expansão da modalidade é o desconhecimento e a falta de locais adequados para a prática do showball.
De 27 de outubro a 03 de novembro será realizado o quarto torneio municipal de Showball em Londrina. O campeonato será no Ginásio de Esportes do Moringão e a quadra de futsal será adaptada para a prática do Showball. Mais de 50 equipes devem participar.
Futebol de Areia
No próximo dia 2 de novembro, será realizada uma das seletivas para o Campeonato Paranaense de Beach Soccer. A competição, que será disputada no início do próximo ano no litoral do estado e vai contar com oito equipes do Paraná. O time de Matinhos, atual campeão estadual, já está classificado. O presidente da Federação Paranaense de Futebol de Areia, Paulo Barbosa, explica que a modalidade está organizada no estado há nove anos.
Naturalmente, o esporte é mais popular no litoral do estado, mas Brabosa afirma que em Curitiba e outras regiões do estado também é possível desenvolver um trabalho com o futebol de areia.
Curitiba possui duas quadras oficiais de futebol de areia: uma ao lado do Terminal do Carmo, onde será realizada a seletiva em novembro, e outra na Parca do Atlético.
Mais informações sobre o paranaense de beach soccer no http://www.fedespa.com.br/
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Fórmula Truck
Neste próximo final de semana tem Fórmula Truck no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. O líder da competição em 2008 é um paranaense: Wellington Cirino. O corredor vem empolgado para correr em casa, já que venceu as três últimas provas da temporada, o que o torna grande favorito ao título. Ele aposta no bom acerto do caminhão para subir mais uma vez ao posto mais alto do pódium.
Muitos ainda acham difícil associar os caminhões com velocidade. Cirino explica que nas pistas, apesar de manterem algumas características básicas, os caminhões funcionam como um verdadeiro veículo de corrida.
Cirino é um dos principais pilotos da modalidade. Conquistou o título por três vezes: 2001, 2003 e 2005. Em 2002 e 2004 ficou na segunda colocação.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Judoca Tiago Camilo em Curitiba
O judoca Tiago Camilo, campeão mundial e medalhista de bronze nas últimas Olimpíadas de Pequim, esteve em Curitiba neste final de semana. Ele comandou uma clínica de judô na cidade que discutiu algumas técnicas utilizadas pelos principais atletas neste esporte. Camilo considera estes eventos importantes para incentivar ainda mais a prática do judô entre os mais jovens.
Supercross
O curitibano Leandro Silva venceu a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Supercross, disputada neste final de semana no Marumby Expo Center, em Curitiba. Ele foi o melhor na corrida que reuniu motos entre 250 e 450 cc. O resultado lhe rendeu a liderança da competição.
No supercross, as provas são em uma pista de terra com diversas ondulações que propiciam os saltos dos pilotos nas motocicletas.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Kart
Vamos falar de uma das categorias mais apaixonantes do automobolismo: o kart. O campeonato estadual da modalidade começou no último mês de setembro com duas baterias, disputadas em Guarapuava, que reuniram 70 pilotos.
Além do estadual, existem mais competições em andamento no estado: a Copa Paraná de Kart (com corridas em Londrina, Cascavel, Pato Branco e Campo Mourão) e as disputas regionais (norte, sul e centro-oeste).
Existem sete categorias no kart, divididas por idade. A partir dos seis anos já se pode competir nos kartódromos. No Paraná ainda existe a categoria “speed five”, em que os veículos utilizam motores de motocicletas.
O kart é uma das modalidades mais praticadas entre os pilotos. Para o presidente da federação paranaense de automobilismo, Rubens Gatti, isso se deve ao fato de que o kart é uma verdadeira escola para quem deseja “seguir carreira” na velocidade.
As condições da pista definem a velocidade máxima que um kart pode atingir. Em Curitiba, estima-se que os veículos podem chegar a 130 km/h.
A próxima etapa do campeonato estadual será realizada no dia 30 de novembro, em Pato Branco, no sudoeste do estado.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Golfe
Foi disputado neste último final de semana no Graciosa Clube, em Curitiba, uma das etapas classificatórias da Copa BMW Internacional de Golfe. A competição existe desde 1982 e reúne ao redor de todo o mundo cerca de 120 mil jogadores. A etapa na capital paranaense serviu para definir os atletas que vão disputar a final nacional, na Bahia, no começo de novembro. Os campeões brasileiros das três categorias em disputa vão representar o país na final mundial, em Buenos Aires, que vai reunir golfistas amadores de outros 41 países.
Em Curitiba, estiveram presentes mais de cem jogadores e ainda houve fila de espera para participar do torneio, prova de que existem muitos interessados pelo golfe na cidade. O que costuma afastar muitas pessoas do esporte é o custo para praticá-lo, no entanto, um dos organizadores da etapa da Copa Internacional, Paulo Pimentel, garante que a modalidade não é cara. Basta analisar os custos em longo prazo.
Curiosidades:
O critério de pontuação nas competições profissionais e amadoras de golfe é diferente:
- Torneios profissionais:
Exemplo: Um campo possui 18 buracos. No primeiro, determina-se que o jogador deve derrubar a bolinha com três tacadas. Se ele conseguir com apenas duas jogadas, já fica uma abaixo do esperado. Ao longo da partida, quem ficar com mais jogadas abaixo do determinado, vence.
- Torneios amadores como a Copa Internacional de Golfe (Usa-se um critério chamado de “handicap” para igualar os competidores):
De acordo com resultados em competições, o jogador é cadastrado na federação ou confederação com uma média de eficiência. Por exemplo: em um campo de 18 buracos, o atleta precisa de 90 tacadas para derrubar todas as bolinhas. Se em algum torneio, ele utilizar apenas 80 tacadas, estará 10 abaixo da média.
Vence o competidor que conseguir superar de mais longe a própria marca.
Em resumo:
Nos torneios profissionais são atletas contra outros atletas. Nos amadores, são os jogadores contra si próprios.