sexta-feira, 31 de julho de 2009

Capoeira no Esporte Educativa

Hoje estive no programa Esporte Educativa da TV Paraná Educativa e falamos um pouco sobre a capoeira, que é uma mistura de luta, dança, cultura popular e música.

A capoeira é tipicamente brasileira, ela foi desenvolvida aqui no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

Alguns detalhes interessantes:

• Resistência : É preciso manter o pique durante toda a luta.
• Agilidade : Os movimentos mudam de direção e sentindo a toda hora.
• Flexibilidade : Na capoeira dominam os gestos amplos.
• Velocidade : Para surpreender o adversário sempre que possível.
• Equilíbrio : É preciso manter o dominio do corpo em algumas posições mais complicadas.
• Coordenação : É preciso responder aos golpes com os braços, tronco e pernas ao mesmo tempo.
• Ritmo : Os movimentos do corpo acompanham a música.

Mas não é só o corpo que leva vantagens. O lado emocional também ganha muito com a capoeira, principalmente porque ela ajuda a liberar a agressividade, ainda que o esporte não estimule a violência. Além disso, é um meio excepcional de desenvolver a criatividade e o auto-contrôle.

Você ganha também :
• Atenção : É preciso estar ligado o tempo todo nos movimentos da roda.
• Persistência : Os golpes só ficam perfeitos depois de muitas tentativas.
• Coragem : Aos poucos, desaparece o medo de fazer certos movimentos.
• Astúcia : Você cria situações inesperadas para o adversário.
Curiosidades :
• Calorias gastas por hora - aproximadamente 500
• Exercicios que ajudam - musculação e alongamento, para melhorar a flexibilidade.
• Quem não pode praticar - pessoas com problemas de coluna só devem praticar com autorização e acompanhamento médico.

Leia mais

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sem pânico mas com todos os cuidados possíveis com a gripe A

A segunda pior coisa que pode acontecer é o pânico, as pessoas começarem a se automedicar.

Mas a pior coisa que pode acontecer é as pessoas não levarem a sério. As autoridades estão tomando diversas medidas cada dia mais radicais em função de que o quadro está a cada dia mais complicado

Lavar bem as mãos, tampar a boca ao tossir, usar máscaras cirúrgicas e evitar grandes aglomerados de pessoas.

Segundo os especialistas, as primeiras doses da vacina para combater o vírus Influenza H1N1 devem ficar prontas ainda em outubro. Mas não haverá doses suficientes para atender todo mundo. A previsão que só em 2014 teremos vacinas suficientes para atender toda a população mundial.

Quando chegarem as primeiras doses, os profissionais de saúde, policiais, militares e bombeiros deverão ser os primeiros da lista a tomar o novo medicamento.

Também não podemos ter certeza da eficácia da nova vacina, já que os estudiosos esperam que o vírus mude geneticamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) planeja adquirir 150 milhões de doses para países em desenvolvimento, de acordo com o especialista.

O vírus H1N1 foi responsável pela morte de 40 a 50 milhões de pessoas no mundo em 1918, quando o planeta teve o primeiro contato com aquela que ficou conhecida como gripe espanhola.

Naquela época, a maioria das mortes ocorreu nas faixas etárias de 20, 30 e 40 anos. Ainda não se entende porque crianças e idosos, que são suscetíveis à gripe comum, não são tão atingidos por este vírus.

Pessoas com mais de 60 anos tem maiores respostas de imunidade à nova gripe por já terem tido contato com vírus semelhantes no passado.

O medicamento Tamiflu pode ser eficaz no combate à nova gripe desde que seja aplicado nos dois primeiros dias da doença, mas que "o principal ainda é a prevenção".

No Japão, por exemplo, as crianças não foram à escola e o país teve uma resposta positiva. Mas no Estados Unidos esta medida não adiantou. Já na China, quando a pessoa está doente, um policial fica na porta de sua casa para garantir que não saia.

Leia mais

GRIPE A - 180 casos confirmados

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem o novo boletim da nova gripe no Estado que traz os resultados das primeiras amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR).

O laboratório analisou 145 amostras e outras 28 foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), das quais 94 foram confirmadas. Com estes resultados o Paraná passa a ter 180 casos confirmados da nova gripe.

Ele afirmou que a prioridade do Estado é a assistência aos pacientes. Os resultados divulgados ontem são de pessoas que já cumpriram o período de isolamento e se recuperaram da doença.

Leia mais

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Parabéns pelos 361 anos de Paranaguá

Hoje é aniversário da cidade de Paranaguá. A cidade mais antiga do Paraná completa hoje 361 anos. Paranaguá foi fundada no dia 29 de julho de 1648. O nome surgiu pela denominação que os índios carijós davam à baía: "Pernagoa" ("Grande Mar Redondo").

Leia mais

Os tradicionais freis capuchinhos da Paróquia das Mercês já estão transmitindo missa pela Internet. São duas câmeras ao vivo, uma mostrando o padre celebrando a missa e a outra mostrando os fiéis.

Basta acessar no horário das missas o site www.ocapuchinho.com.br

***
Horário das missas

Segunda-feira: 6h30
Terça-feira: 6h30 e 19h00
Quarta-feira: 6h30 e 19h00
Quinta-feira: 6h30 e 18h30
Sexta-feira: Novena N. Sra. das Mercês - 8h30
Sexta-feira: 6h30, 15h e 19h
Sábado: 6h30, 17h e 19h
Domingo: 6h30, 7h30, 9h, 10h30 12h, 17h e 19h

Leia mais

terça-feira, 28 de julho de 2009

Título de eleitor poderá ser feito pela internet

O Tribunal Superior Eleitoral desenvolveu o ‘Título Net’, um software que permite ao cidadão solicitar o título, informar mudança de endereço ou transferência de domicílio e ainda fazer a revisão eleitoral. Uma equipe do Tribunal Superior Eleitoral está em Curitiba e apresenta, hoje, o sistema ao Tribunal Regional Eleitoral. Nos casos de eleitor e mesário faltosos, alistamento tardio ou eleitor com multa eleitoral, o comprovante de pagamento da multa também deverá ser apresentado. A guia para a quitação está disponível junto com o formulário, na internet.

Entretanto, o ‘Título Net’ não exclui a necessidade de se ir até uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, o que deve ser feito para concluir o requerimento, iniciado pela internet. A pessoa deve apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. Os homens maiores de 18 anos devem ainda apresentar o comprovante de alistamento militar.

O ‘Título Net’ já está disponível para os domiciliados em Rondônia, na Paraíba e no Distrito Federal. Hoje, começa no Paraná e em São Paulo. E até o fim de agosto, todos os brasileiros terão o ‘Título Net’ disponível.

Vale lembrar que nenhuma instância eleitoral envia e-mails a eleitores. O eleitor que receber uma mensagem solicitando atualização de dados cadastrais para a Justiça Eleitoral deve apagá-la. Pode conter um vírus e danificar o computador. O site do Tribunal Regional Eleitoral é o www.tre-pr.gov.br.

Leia mais

Seja solidário, doe um agasalho

Doação de agasalho – Nesses dias de frio aqui em Curitiba, vale lembrar da Campanha de Agasalho do Provopar, (Programa do Voluntariado Paranaense), o objetivo da campanha tem a finalidade de prestar atendimento emergencial, no período do inverno, à população do Estado.

As doações são recebidas através dos postos de arrecadação que no ano de 2008 chegaram num total de quase 2 mil. São órgãos públicos, escolas, farmácias, revendas de carros, faculdades, lojas, postos de combustíveis, enfim empresas e voluntários que sensibilizados com a necessidade de atender as pessoas em situação mais vulnerável, e aderem à campanha de forma expressiva.

Mais informações no www.provoparparana.com.br ou 3234-1118

Leia mais

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Felipe Massa acorda e já enxerga. Médico diz que a recuperação é fantástica

Desde sábado estamos acompanhando as noticias do acidente que aconteceu com Felipe Massa no treino classificatório do circuito de Hungaroring, hoje os médicos do Hospital Militar de Budapeste divulgaram mais um boletim médico sobre o estado de saúde de Felipe Massa. Após passar por mais uma tomografia computadorizada, o brasileiro foi desentubado e não está mais sedado, ou seja, saiu do coma induzido. O piloto também está enxergando, outra preocupação dos médicos.

Massa já consegue responder com coerência às perguntas que são feitas a ele, mas ainda está um pouco confuso, sem saber direito onde está, o que é normal pelo tipo de acidente que ele sofreu. De acordo com Dino Altmann, médico do GP do Brasil de Fórmula 1 e da Stock Car, que acompanha a família do piloto em Budapeste, o prognóstico para a recuperação é animador.

- A recuperação está sendo fantástica, é até uma surpresa do ponto de vista positivo. Logo depois que ele deixou a sedação, falou um pouco. Ele tem respostas para tudo, respostas coerentes. Não tem nenhuma alteração motora, mexe os quatro membros com a mesma força. Até aqui, não tem como dizer que não está evoluindo do jeito que nós queríamos - diz Altmann.
Massa ainda não passou por uma avaliação no olho do lado atingido no acidente. No entanto, Dino Altmann está muito otimista.

- Ainda não teve uma variação, mas não tem nenhuma razão para ele não enxergar. Com o olho que está aberto, que não está inchado, ele enxerga tudo. Esperamos que ele melhore cada vez mais. A cada dia, vamos ter um detalhe, alguma resposta diferente. Faz parte da evolução até que ele volte à condição normal.

Leia mais

sábado, 25 de julho de 2009

Terminal de ônibus Roça Grande em Colombo entra hoje em operação

Uma boa notícia para os nossos amigos de Colombo, o Terminal Metropolitano do Roça Grande, localizado às margens da Rodovia da Uva, entra em operação hoje. Oito linhas de ônibus vão utilizar a estação, beneficiando inicialmente 14 mil passageiros por dia útil. Trata-se da primeira etapa do funcionamento do terminal que, no futuro, vai operar totalmente interligado à Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT).

Construído pelo Governo do Estado por meio do Programa de Integração do Transporte (PIT), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), no valor de R$ 1,6 milhão, o terminal conta com dez plataformas de embarque e desembarque e quatro unidades comerciais, numa área coberta de 1.506 m². A nova estação está preparada para atender a demanda dos próximos 20 anos.

Linhas – Os ônibus que atenderão o novo terminal vão trafegar durante 20 horas diariamente (das 5 horas da manhã até 1 hora da madrugada). As linhas, com tarifa de R$ 2,20, vão ligar o novo terminal ao centro de Curitiba e aos municípios da região metropolitana são: Curitiba-Colombo (Rodovia da Uva); Sede/APDEC; Terminal Cachoeira (Almirante Tamandaré)-Terminal Maracanã (Colombo); Colombo-Angelina Caron (Campina Grande do Sul) e Jardim César Augusto, Jardim Arapongas, Jardim Ana Rosa e Jardim Santa Tereza.

Leia mais

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cuidado com gasolina adulterada

No programa de hoje também debatemos sobre a gasolina adulterada, aquela que não está dentro das especificações legais, ou seja, que possui mais álcool ou mais solventes do que a lei permite. Apesar da lei fixar em 2% o limite máximo de solvente a ser misturado na gasolina e em 24% o do álcool, muitos postos não respeitam estes valores. Isso ocorre porque ao adulterar a gasolina aumentando a mistura de solventes, que são produtos químicos mais baratos, o dono do posto melhora a rentabilidade do negócio em até 10%.

O lucro fácil para o dono do posto representa, porém, possível prejuízo para o consumidor. Além do veículo perder desempenho e, consequentemente, consumir mais combustível, o consumidor pode ser obrigado a gastar ainda mais com uma oficina, já que a gasolina adulterada representa um risco para o bom funcionamento do carro. O uso freqüente de combustível adulterado pode causar vários defeitos, dentre eles:

- O entupimento da bomba de gasolina que fica no tanque e leva o combustível até o motor. Com isso, o carro começa a falhar e o motor "morre" sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a funcionar. Nesse caso, o conserto fica em torno de R$ 300,00.

- A corrosão do sistema de injeção eletrônica, que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Se este sistema parar de funcionar, o carro pára também. Um conserto no sistema de injeção eletrônica, custa, em média, R$ 1.500,00 nos veículos populares.

- Acúmulo de resíduos na parte interna do motor, causado pela queima de gasolina adulterada. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação dessas peças. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Os defeitos no motor demoram mais a aparecer, cerca de 5.000 km depois dos primeiros abastecimentos com gasolina adulterada. Se o motor fundir, o conserto não fica por menos de R$ 1.200,00, variando de acordo com o veículo.


A ANP, Agência Nacional do Petróleo, é a responsável pela fiscalização da rede de distribuidoras e postos de combustíveis, mas para isso conta com apenas 85 fiscais para inspecionar as 170 distribuidoras e cerca de 23.000 postos. Além disso, a falsificação da gasolina é difícil de ser detectada. Se a concentração do solvente for inferior a 25%, apesar de estar muito além do permitido em lei, dificilmente a mistura será notada. Essa análise só é possível nos melhores laboratórios do país, o que dificulta ainda mais a fiscalização.


Uma dica para todos nós consumidores é abastecer sempre no mesmo posto de confiança, quando possível, ou procurar as grandes redes, que segundo a ANP, são as mais confiáveis.

Leia mais

Neste sábado tem Ação Cooperar na Vila Trindade

No Contraponto de hoje conversamos com Doatico Santos, Diretor de Relações Institucionais da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), e nos convidou para participar do Ação Cooperar, que será realizado amanhã na Vila Trindade aqui em Curitiba.

O programa Ação Cooperar é um programa do Governo do Estado do Paraná, promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que criei em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), quando eu era Diretor de Relações Comunitárias da Cohapar, um programa de voluntariado social e promoção humana que já promoveu acesso aos benefícios de cidadania para pessoas carentes como carteiras de identidade, certidões de nascimento e casamento entre outros.

A 57º etapa do programa será realizada na Vila Trindade, no Bairro Cajuru, a comunidade vai contar com os seguintes serviços gratuitos: Carteira de Identidade – SESP - Carteira de Trabalho – Ministério do Trabalho - Orientação Básica de Saude – SESA - Atencimento COPEL - Atencimento SANEPAR - Atencimento AGÊNCIA DO TRABALHADOR - Informações/Consultas DETRAN - Educação Ambiental – SEMA - Atendimento COHAPAR - Atendimento PROCOM - Atendimento IPEM Shows Corte de Cabelo Briquedos Infláveis Sorteio de Prêmios

Ação Cooperar - Vila Trindade

- Rua Bertha Lutz, próximo ao PIÁ AMBIENTAL
- Dia 25 de julho - sábado
- Das 09:00 as 15:00 horas – Abertura Oficial 10:00 horas.

Leia mais

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Esporte Educativa - Aquecimento antes de praticar exercícios físicos no inverno

Hoje participei do programa Esporte Educativa na TV Paraná Educativa e conversamos sobre a importância do aquecimento antes de praticar exercícios físicos no inverno.

Nos dias mais frios, o organismo tende a deixar a musculatura mais contraída para manter o aquecimento corporal, que deve permanecer em torno de 37 graus. Por isso, para preparar a musculatura para se exercitar é preciso um aquecimento mais adequado e mais cuidadoso.

Sem aquecimento, e com os músculos rígidos, há mais risco de lesões osteomusculares, causadas por movimentos bruscos, principalmente lesões de rompimento de tendão e distensão muscular. O recomendado, é um aquecimento em torno de 15 a 20 minutos, com exercícios de alongamento e trotes leves, para elevar o calor corporal. Para o idoso, que tem mais risco de lesão, o aquecimento deve ser ainda com mais cuidado e por mais tempo, principalmente se é uma pessoa que não se exercitou ao longo da vida e tem musculatura e articulações menos preparadas.

Uma das alternativas para os dias de frio intenso, é praticar o exercício em locais mais protegidos, como uma academia ou mesmo em casa. Outra opção é trocar o horário da manhã para a tarde, por exemplo.

Quanto à roupa mais adequada para praticar os exercícios, é proporcional ao frio, sem ser extremamente pesada de modo que limite os movimentos, e que possa ser retirada, conforme aumenta o calor corporal. É muito importante manter a cabeça protegida em dias de frio muito intenso, porque em torno de 30% da perda de calor corporal é através da cabeça. Meias e luvas também são bem-vindas para proteger as extremidades.

Outra dica importante para quem quer praticar atividade física é manter a alimentação balanceada, como em qualquer época do ano, com a ingestão de fibras e evitando excesso de gorduras. No frio, o corpo precisa de mais energia para manter o equilíbrio térmico, mas tome cuidado com os excessos.

Leia mais

Ao vivo no Esporte Educativa.

Transmissão encerrada

Leia mais

Taxa de desemprego em junho cai para 8,1%

Boa notícia para divulgar. A taxa de desemprego apurada nas seis principais regiões metropolitanas do País caiu para 8,1% em junho, do resultado de 8,8% registrado em maio, segundo divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em junho de 2008, a taxa de desemprego apurada pelo IBGE havia sido de 7,9%.

Leia mais

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ações para prevenir violência contra crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu

No Contraponto de hoje falamos um pouco sobre a pesquisa do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), divulgada nesta terça-feira (21) em Brasília, a secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Paraná, afirmou que as informações devem servir para o fortalecimento de políticas públicas integradas direcionadas a crianças e jovens que se encontram em situação de exposição à violência.

As estatísticas apresentadas no trabalho eram conhecidas, embora eram utilizadas outras metodologias, e já vêm servindo de base para a criação de políticas públicas no Paraná. O IHA é um trabalho conjunto da secretaria especial dos Direitos Humanos da presidência da República, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Laboratório de Análise da Violência da UFRJ e a organização não-governamental Observatório de Favelas.

A pesquisa do IHA mostra a necessidade de todas as instâncias governamentais investirem em políticas públicas nas áreas da saúde, educação, criança e juventude e segurança pública para evitar a ocorrência de mortes violentas e outras situações que poderiam ser evitadas.

Somadas as ações desenvolvidas pela secretaria da Segurança Pública na repressão do crime, no combate ao comércio ilegal de armas e ao tráfico de drogas, em Foz do Iguaçu e na região da fronteira com o Paraguai; a secretaria da Criança e da Juventude executa programas com objetivo de promover a inserção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais

Futebol com vista para a cidade no Bacacheri

Fazer qualquer esporte traz muitos benefícios à saúde e o futebol não fica atrás, ainda mais se jogarmos uma partida nesse campo de futebol de areia no Bacacheri com uma bela vista da cidade. Uma outra vantagem de praticar esta modalidade é ficar com pernas fortes e definidas.

Conheça os benefícios que este esporte pode lhe proporcionar:

*Diminuição da gordura corporal;


*Manutenção do peso;

*Aumento da força e da massa muscular;

*Aumento da densidade óssea;

*Melhora da resistência cardiovascular;

*Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;

*Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;

*Elimina o estresse e a ansiedade;

*Diminui a freqüência cardíaca em repouso;

*Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;

*Estimula a circulação sangüínea;

*Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;

*Aumenta a socialização, afinal é um esporte coletivo.

Leia mais

Segurança Pública com a participação da comunidade

Segurança Pública é um assunto que merece toda a atenção, é um desafio para qualquer governante. Estive recentemente em várias cidades do interior e também nos municípios da região metropolitana participando da entrega de várias viaturas, coletes e armas para os policiais, em uma ação muito positiva, fazendo com que suas atividades possam ser desempenhadas com mais qualidade e segurança.

Nesta terça-feira, no Contraponto da rádio Globo, conversamos com o taxista Sr. Jaime, que nos contou em detalhes como a categoria se uniu para ajudar a prender dois bandidos que haviam esfaqueado um colega de trabalho em São José dos Pinhais. Ele disse que a polícia fez bem o seu papel e que com toda certeza através dos rádios, celulares e todo o aparato de comunicação que eles possuem, fica mais ágil o serviço.

Sem dúvida Sr. Jaime a ajuda recebida através da participação da comunidade no combate a criminalidade é muito importante. Parabéns pelo exemplo. Muito bem Sr. Jaime. Desejo rápido restabelecimento para o taxista Alexandre.

Leia mais

terça-feira, 21 de julho de 2009

Adolescente negro tem quase três vezes mais risco de ser assassinado do que branco

O risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre adolescentes negros do que entre brancos. É o que revela estudo divulgado hoje (21) pelo Observatório de Favelas, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A pesquisa também indica que, para adolescentes do sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se comparado ao de mulheres na faixa de 12 a 18 anos.

O estudo traz apenas comparativos por cor e gênero e não apresenta os índices de mortes entre jovens negros, brancos, do sexo masculino e feminino.


Agência Brasil

Leia mais

Feira Sabores do Paraná, de 22 a 26 de julho no Parque Barigui

No Contraponto de hoje entrevistamos o secretário da agricultura, Valter Bianchini, que falou um pouco sobre a X Feira Sabores do Paraná, que será realizada esta semana, entre 22 e 26 de julho no Parque Barigui, em Curitiba, a feira deverá comercializar cerca de R$ 1 milhão com a venda de produtos da agroindústria familiar paranaense. A expectativa é que 30 mil pessoas visitem a feira durante os cinco dias. Está prevista a participação de 250 agroindústrias, muitas com novidades para o consumidor, e mais de 1,5 mil itens entre produtos orgânicos e convencionais.

Para Bianchini, isso mostra que a Feira Sabores do Paraná já se transformou em referência tanto para lançamento de produtos da agroindústria familiar que seguem as típicas receitas herdadas de famílias. “O Paraná é privilegiado no desenvolvimento desses produtos porque foi colonizado por várias etnias oriundas da Europa e da Ásia e o resultado dessa história se faz presente hoje na cultura e na gastronomia”, enfatizou.

No evento, o visitante vai poder apreciar a produção de várias regiões do Estado como geléias, doces, queijos, biscoitos, embutidos, conservas, mel, vinho, entre outros produtos. Também haverá estandes com artesanato, flores e turismo rural.

Serviço

Dias – 22 a 26/07/2009
Horário – abertura 22/07 – 16 h às 22 h
quinta e sexta-feira (23 e 24/07) – 14 h às 22 h
sábado (25/06) – 12 h às 22 h
domingo (26/07) – 12h às 21 h
Endereço – pavilhão de exposições do Parque Barigui
Ingressos - R$ 5,00, com bônus de R$ 2,00 que sera trocado por uma sacola retornavel comemorativa dos 10 anos da feira.
Crianças abaixo de 12 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam.

Leia mais

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Paraná fará exames para diagnosticar gripe suína

O Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) vai ser o quarto laboratório do país a fazer os exames que detectam a nova gripe (H1N1), a gripe suína. A partir do fim do mês, cerca de 100 análises da gripe suína poderão ser feitas diariamente, o que será mais barato e diminuirá o tempo de espera dos resultados, que hoje é de 11 dias, em média.

Nos dias 21 e 22, amanhã e quarta, técnicos do Lacen vão receber treinamento na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, anunciou a compra de 3,8 mil kits para começar a realizar os exames.

Até agora, o Ministério da Saúde só confirmou o Lacen-PR como novo integrante desses laboratórios-referência O Lacen-RS também tenha pediu autorização para realizar os exames. Caso esta liberação ocorra, a ideia é distribuir a responsabilidade sobre os exames de Santa Catarina entre os dois estados.

Leia mais

Piên realiza 17ª Festa do Produtor Rural

Terá início na próxima quarta-feira (22) a 17ª Festa do Produtor Rural de Piên. A programação do tradicional evento se iniciará com o Fórum de Agricultura, às 8h 30, no pavilhão principal com desfile de tratores.

Na quinta-feira será realizado o Encontro das Mulheres Rurais de Piên, Na sexta-feira, haverá vários shows, grande torneio de truco e baile com o grupo Corpo e Alma.

No sábado um grande desfile com caminhões abrirá as festividades do dia, outras várias atrações serão realizadas ao longo do dia, futebol de campo com os agricultores, apresentação de grupo musicais, abertura dos treinos livres para a etapa pienense do Campeonato Paranaense de Velocross, rodeio de vaca motorizada, exposição de animais, feira do cabrito, parque de diversões e shows com o grupo Musical Revelação. A noite às 22 horas tem escolha da rainha da festa seguido de um grande baile com o Grupo Minuano, que irá encerrar a programação de sábado.

No domingo tem a tradicional cavalgada logo pela manhã, em seguida Santa Missa, e o almoço com aquele tradicional churrasco. Também tem rodeio, provas do velocross, apresentações com os grupos e um grande show pirotécnico marcará o encerramento oficial do evento às 19 horas.

Leia mais

Pedir esmola deixou de ser crime no Brasil

Foi publicada na sexta-feira, dia 18, no Diário Oficial da União lei que revoga o artigo 60 da Lei de Contravenções Penais, de 1941.

Até a semana passada, quem fosse pego mendigando, por ociosidade ou cobiça, estaria sujeito a pena de 15 dias a três meses de prisão. A punição podia aumentar para até 20 dias de prisão, caso a contravenção fosse feita de modo "vexatório, ameaçador ou fraudulento".

Continua em vigor um outro artigo polêmico: o que considera a ociosidade uma contravenção. Segundo a lei, pode ficar preso por quinze dias a três meses quem "entregar-se habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho".

Qual a sua opinião?

Leia mais

domingo, 19 de julho de 2009

Inscrições para o Enem 2009 podem ser feitas até hoje

Os estudantes têm até hoje (19) para fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas nos dias de 3 e 4 de outubro em 1.619 cidades. A partir deste ano, o exame é requisito para a entrada em 40 universidades federais e a disputa por uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A inscrição deve ser feita pela internet até as 23h59. O interessado deve informar o número da carteira de identidade e do CPF. Os alunos da rede privada devem imprimir o boleto com a taxa de inscrição no valor de R$ 35 e efetuar o pagamento, até quarta-feira (22), em qualquer agência bancária. Os estudantes da rede pública são isentos da cobrança.

Inicialmente, as inscrições deveriam ter encerrado na última sexta-feira (17), mas o Ministério da Educação prorrogou o prazo até hoje por causa do grande volume de acessos. A expectativa é que 7 milhões de alunos participem do Enem.

Leia mais

sábado, 18 de julho de 2009

Novas salas de aula no Colégio Marechal Costa e Silva no município de Cidade Gaúcha, uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura do município

O colégio também precisa de uma quadra coberta, porque nos dias mais quentes os alunos sofrem com o calor.


Leia mais

Amanhã tem Paranaense de Velocidade na Terra

Devido às chuvas que caíram no fim de semana passado, a quinta etapa da temporada 2009 do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra será realizada neste domingo, no Autódromo de São José dos Pinhais.

Organizada pela AGV Promotora de Eventos, com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPA), serão disputadas as categorias Fusca Velocidade, Fórmula Tubular Carburado, Fórmula Tubular Injetado, Marcas A, Marcas B, Novatos Carburado, Novatos Injetado e Turismo 5.000.

Marcas A

De acordo com o piloto curitibano Christiano Bornemann (Embretech/WD-40/Mundial Prime/Maxi Cabos/NSO Borrachas), categoria Marcas “A”, o importante será manter a competitividade apresentada até agora, pois com duas vitórias e dois segundos lugares, é o líder do campeonato desde a primeira etapa.

A Equipe Ávila Racing prepara também o Peugeot 206 de José Bornemann (Só Frances/Grupo Le Lac/Waldicar/Lacombe), num projeto que trouxe novamente este experiente piloto às pistas, mas o carro ainda está em evolução para as pistas de velocidade na terra.

Novatos

O segundo lugar obtido na quarta etapa empolgou o piloto Lucas Bornemann (WAP/Bana Pneus/Engepes/Total Telas), que disse ir em busca da sua primeira vitória na temporada 2009 no domingo, para diminuir a desvantagem de dez pontos que tem para o líder do campeonato.

Leia mais

Paraná fará exames para diagnosticar gripe suína

Gilberto anunciou compra de kits.

O Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) vai ser o quarto laboratório do País a fazer os exames que detectam a nova gripe (H1N1), a gripe suína. A partir do fim do mês, cerca de 100 análises da gripe suína poderão ser feitas diariamente, o que será mais barato e diminuirá o tempo de espera dos resultados, que hoje é de 11 dias, em média.

Nos dias 21 e 22 de julho, técnicos do Lacen-PR vão receber treinamento na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, anunciou a compra de 3,8 mil kits para começar a realizar os exames.

Leia mais

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ivone presidente do PMDB de Mariluz e o seu Jesus, filiado no MDB desde 1964

Leia mais

Milton Buabssi, um exemplo

Participei nesta sexta-feira da Paraná em Ação, em Coronel Vivida. A feira de serviços leva todas as secretarias e empresas do Estado para atender a população. Num único lugar, as pessoas podem tirar um documento de identidade até mesmo encaminhar questões relacionadas à abertura de empresas.

Sempre que participo do Paraná em Ação, me impressiono com a jovialidade de seu Milton Buabssi. Como secretário estadual de Relações com a Comunidade, é um dos coordenadores do programa. Ele atende prefeitos, vereadores, autoridades e gente do povo com a mesma simplicidade e eficiência.

Seu Milton é um exemplo de homem público pela coerência e pela trajetória. Já foi presidente do PMDB e é sempre o principal conselheiro para as questões mais intrincadas.

Na Escola de Formação Política, iniciativa da qual tenho orgulho, seu Milton foi convidado para falar da história recente da política brasileira, mas acabou dando uma aula de ética para os jovens alunos. Uma frase sua foi marcante: “É preciso atentar para dois aspectos fundamentais da política, a moralidade e a liberdade de pensamento”.

Leia mais

Oficina de robótica no Paraná em Ação em Coronel Vivida

Estive hoje pela manhã vendo as atividades do Paraná em Ação em Coronel Vivida e notei que além da emissão de documentos e serviços judiciários e extrajudiciários, a população terá acesso a oficinas com base em sustentabilidade.

As oficinas de sacolas retornáveis feitas com banners descartados pelas empresas, organizado pela oficina de robótica é uma das tendas mais procuradas no evento. Além dessas ações, a oficina de robótica também é responsável pelas oficinas que ensinam a montar um aquecedor solar com garrafas pet e embalagens longa vida e ainda pela troca de óleo de cozinha por sabão.

Leia mais

Rede Globo elogia parcerias com Exército no DF. Paraná já fazia isto em 1991


A Rede Globo elogiou hoje, no Bom Dia Brasil, a parceria do governo do Distrito Federal com o Exército na reforma de escolas. “Uma mão-de-obra que dispensa as demoradas licitações e custa menos ao governo”, destaca a reportagem.

A emissora informa que depois que nove escolas foram reformadas, a secretaria de Saúde do DF também quer fazer convênio com o Exército para reformas em hospitais. “Sem burocracia nem licitação”, repete a Globo.

No DF tudo começou por iniciativa de um comandante que resolveu socorrer a diretora de uma escola. Em seguida, os soldados fizeram consertos em um hospital público.

Sem o mesmo destaque, entre 1991 e 1994, o governador Requião construiu a Ferroeste com mão-de-obra do Exército. Os 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava foram totalmente construídos pelos batalhões Ferroviários de Lages/SC e Araguari/MG.

Trata-se de uma das últimas grandes obras ferroviárias feita no Brasil e a única que não gerou um centavo para as empreiteiras.

No atual governo, Requião voltou a fazer pareceria com o Exército na Estrada do Cerne e no programa Paraná em Ação.

Para nós, paranaenses, o elogio da Rede Globo à “novidade” do Distrito Federal nos enche de orgulho.

Leia mais

Segurança e articulação comunitária em Pato Branco

Conversei hoje com o major Oiti, comandante da PM em Pato Branco. Ele me deu a boa notícia de que a criminlaidade na região é muito baixa e isto tem possibilitado que ele faça um trabalho de articulação com os prefeitos e com as comunidades.


Segundo ele, esta articulação e a boa estrutura que a PM tem recebido, vai possibilitar a manutenção dos bons índices de segurança da região.

Vou falar sobre isto no Contraponto.

Leia mais

Motociclistas são as maiores vítimas em Curitiba

Quase metade dos acidentes de trânsito que precisaram de atendimento médico do Corpo de Bombeiros este ano em Curitiba teve motocicletas envolvidas. Dos quase seis mil atendimentos prestados este ano, 48,7% apontavam para o envolvimento de motocicletas. Ainda que os dados apontem para uma redução de 10% nos acidentes envolvendo motos entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado, os veículos de duas rodas ainda são os grandes vilões do trânsito.

Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), as motos não representam nem 10% da frota curitibana. Dos mais de 1,1 milhão veículos registrados na Capital, pouco mais de 102 mil são de motocicletas. Ainda assim, esta frota continua sendo a que mais se envolve em acidentes nas ruas de Curitiba.

Leia mais

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Saúde preventiva é melhor e mais barata

Estive nesta quinta-feira no lançamento do programa “Nascer no Paraná: direito à vida”, em União da Vitória.

Junto com os centros de Saúde da Mulher e da Criança, o programa vai poder reduzir ainda mais os índices de mortalidade materna e infantil.

É também mais uma ação de saúde preventiva. Cada centavo gasto na prevenção economiza pelo menos o dobro na medicina curativa. Gastar bem em saúde é economizar.

Em viagem por todo o Paraná fico feliz em ver que cada vez mais pessoas estão convencidas disto. E eu estou cada vez mais convencido que saúde não é só medicina.

Os resultados de programas como o Leite das Crianças, os programas de esporte para os jovens, a atenção à 3ª idade e outros começam a aparecer no aumento da expectativa de vida das pessoas e, futuramente, veremos na diminuição das filas nos postos de saúde.

Até a tarifa social da Sanepar, que leva água tratada para quem não pode pagar, e a Luz Fraterna que permite que muita gente tenha geladeira para guardar os alimentos e banho quente, têm reflexos na saúde.

Leia mais

Construção do Centro Cultural Denise Stoklos em Irati


Prefeito Sergio Luiz Stoklos, João Arruda e a vice-prefeita Marisa Massa Lucas

Estive com o prefeito Sergio Stoklos e a vice-prefeita Marisa Massa de Irati, e conheci as obras do Centro Cultural Denise Stoklos, que terá 4.726 metros quadrados de área construída e seu bloco principal será dividido em três ambientes: área do palco, foyer e área da platéia, com capacidade para 517 lugares. A previsão é que a obra seja concluída no início de 2010.

O teatro terá espaços externos com arquibancadas para 600 pessoas e palco para apresentações ao ar livre, salas para multimídia, cursos de teatro, dança e pintura e está sendo construído no centro de Irati.

Leia mais

Dia do Comerciante

E a boa notícia é que as vendas do comércio varejista do Paraná crescem acima da média nacional

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista paranaense cresceu 1,3% em maio, no confronto com o mês de abril, apresentando incremento de 5,7% em relação a maio do ano passado.

O resultado é melhor que a média do comércio do país, cujas vendas avançaram 0,8% em comparação a abril de 2009 e 4,0% em relação a maio de 2008.

Levantamento da Receita Estadual mostrou que a minirreforma tributária implantada em abril pelo Governo do Paraná reduziu em 6,4% os preços de 95 mil itens para o consumidor.

A redução de preços foi maior em super e hipermercados (6,9%) do que em lojas de departamentos e magazines (5,1%). A pesquisa comparou os preços dos itens atingidos pela minirreforma em março e abril em 285 estabelecimentos não optantes pelo Simples Nacional, em 78 cidades do Paraná.

Leia mais

Paróquia São Miguel em Irati, a igreja faz parte do cenário iratiense desde 1927, mas transformou-se em Paróquia em 1948

Leia mais

Os fanáticos de Antônio Olinto

Leia mais

Vereador Daldin na rede mundial

O vereador Ziliotto Daldin, de União da Vitória, já está aproveitando o espaço liberado na Internet para divulgar suas opiniões e sua cidade. Daldin tem um site (www.vereadordaldin.no.comunidades.net) onde faz a prestação de contas do seu mandato, informa os projetos e tem até vídeos com seus pronunciamentos.

A imprensa toda divulgou a liberação do uso da Internet nas campanhas eleitorais, que pode ser até um instrumento para arrecadação. Mas, em minha opinião, o mais importante é que a Internet é uma ferramenta para a gente acompanhar quem foi eleito.

Todo político, com mandato ou sem mandato, deveria ter um site para a gente poder saber o que ele faz e o que ele pensa.

Leia mais

Flanelinhas já têm registro profissional

Quarenta flanelinhas de Curitiba já têm carteira de trabalho com registro profissional de "guardador e lavador de veículos". A informação é do Ministério do Trabalho. A profissão é regulamentada por lei federal. Para conseguir o registro no Ministério do Trabalho, os flanelinhas devem comprovar que não têm antecedentes criminais. Além disso, o registro garante alguns benefícios, como a contribuição com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

Leia mais

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Obra abandonada do Governo Jaime Lerner, projeto Nossa Quadra da Secretaria de Esporte (1999)

Leia mais

Terreno da futura Escola Municipal de Antônio Olinto que será construída com recursos do governo do estado

Leia mais

Centros de Saúde da Mulher e da Criança de Antônio Olinto pronto para ser inaugurado.

Os Centros são equipados com aparelhos que permitem acompanhar o desenvolvimento do feto, além de serviços de odontologia, ginecologia, obstetrícia e pediatria, com ações complementares planejadas para cada cidade, uma estrutura completa para o atendimento ao paciente.


Leia mais

Nomes estranhos de duplas sertanejas

Se você gosta de música sertaneja, deve conhecer alguns nomes bem curiosos de duplas...

Rocky & Santeiro

Priminho & Maninho

Perito & Paquera


Patrão & Funcionário

Monetário & Financeiro

Juscelino & JK

Industrial & Fazendeiro

Galã & Granfino

Domyngo & Feryado

Conde & Dracula

Castelo & Mansão

Belo & Horizonte

Bátima & Robson

Atleta & Treinador

Leia mais