quinta-feira, 30 de abril de 2009

Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo

Foto: Federação Paranaense de Pára-quedismo

Feriado do dia do trabalho eletrizante no Paraná. De amanhã até domingo acontece, em Castro, no oeste do Estado, a primeira etapa do campeonato brasileiro de pára-quedismo na modalidade “pilotagem de velame”.

O Paraná é um dos três estados que irão sediar a copa, que passa ainda por São Paulo e Rio Grande do Sul. Quem quiser conferir toda essa adrenalina, basta ir ao aeroclube de Castro, onde o campeonato acontece até domingo (2). A entrada é gratuita.

Clique em “Leia mais” e saiba um pouco mais sobre o  pára-quedismo.


O  pára-quedismo é um esporte radical no qual o indivíduo salta de um pequeno avião em queda livre, caindo em velocidade entre 200 km/h e 350 km/h e em determinado momento abre um pára-quedas que diminui a velocidade da queda e possibilita o “pouso”.

Qualquer pessoa maior de 18 anos, que passe por exame médico e que faça um curso teórico e prático em escola certificada pela Confederação Brasileira de Pára-quedismo pode saltar de pára-quedas.

Os equipamentos necessários para a prática do pára-quedismo são: o pára-quedas, altímetro (indica a altura que o pára-quedista está em relação ao solo) capacete, macacão e óculos.

Em competições, existem várias modalidades para a prática do pára-quedismo, sendo a mais popular a formação em queda livre. Nessa modalidade, um grupo de pára-quedistas realiza o maior número de formações possíveis durante a queda.

Leia mais

Trem de passageiros em Curitiba

Ainda para lembrar o Dia do Ferroviário, conversamos com Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, a única empresa ferroviária pública em funcionamento no Brasil. Além dos investimentos da e a posição invejável do Paraná em poder ter uma política de transporte ferroviário, Samuel falou da polêmica sobre o trem que passa no meio de Curitiba.

Para o presidente da Ferroeste, o foco da discussão não pode ser o incômodo do apito do trem, mas a política de transporte urbano da Capital. “O trem só apita porque não há sinalização nem cancelas. Devemos pensar na retirada da movimentação de cargas dentro da cidade, mas o trem precisa ser visto como uma alternativa de transporte de passageiros, como acontece nas principais cidade do mundo”, disse Samuel.

Leia mais

Ferroviários ainda carregam romantismo

Para comemorar o dia do Ferroviário, como não poderia deixar de ser, o personagem principal desta comemoração, foi o maquinista. Chamado por muitos de “coração do trem”, eles continuam recebendo dos passageiros a mesma admiração dos bons tempos.

Como nos contou José Telmo Nascimento, que é maquinista há 25 anos e seis dias, como fez questão de frisar. “Os passageiros ainda querem saber quem está conduzindo o trem, aquele romantismo de antigamente continua o mesmo”, nos contou Telmo.

Com o mesmo romantismo, a mudança ficou por conta da formação dos maquinistas. Segundo Telmo, para ingressar nessa carreira era mais demorado. Hoje, no entanto, é exigido um treinamento de apenas um ano: “A gente levava mais tempo para começar a conduzir o trem, mas hoje, pela tecnologia empregada, nós temos treinamentos com mais frequência”.

Os outros dois ferroviários entrevistados foram Anderson Freitas e Oswaldo Henrique, ambos responsáveis pela manutenção do trem, que trabalham na área, respectivamente, 1 ano e 6 meses e há 5 meses. Os dois consideram a profissão gratificante, apesar de trabalhosa.

Eles são responsáveis pela pintura do trem, estofamento, mecânica, pela parte elétrica, sempre fazendo reparos para que ao longo da viagem os passageiros se sintam bem.

Leia mais

Policiamento reforçado na final do Campeonato Paranaense

Como o comandante da Polícia Militar da Capital, Jorge Costa Filho, informou no programa de terça-feira, todo o efetivo da PM será usado para garantir a segurança no domingo (3).
Num único dia serão disputados, simultaneamente às 15h40, três jogos para decidir o Campeonato Paranaense de Futebol.

Os torcedores do time que vencer o campeonato ficarão no estádio até o término da cerimônia da entrega do troféu, e quem estiver lá fora não poderá entrar depois do término do jogo. O objetivo é que a ida dos torcedores aos estádios, os jogos e a volta para a casa aconteçam com o máximo de segurança possível.

Além do efetivo operacional, neste domingo todos os policiais que trabalham nos setores administrativos da PM na capital também estão convocados para o policiamento. A PM reforçará a segurança em todos os terminais de transporte coletivo e vai acompanhar os ônibus, para evitar depredações.

Leia mais

Google divulga ferramenta que mapeia avanço da gripe suína no México

O Google.org, braço filantrópico da empresa, anunciou uma ferramenta de mapeamento sobre a gripe entre os residentes no México na última semana.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), mas a empresa disse que a ferramenta estava disponível antes mesmo da notícia sobre a gripe suína ser amplamente repercutida.

Leia mais

Receita dos Nônos

Leia mais

CASAMENTO ENGORDA?

Um fato que muitos já percebiam na prática foi comprovado em pesquisas científicas no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Segundo a pesquisa do Ministério da Saúde brasileiro, 91% dos 3,5 mil entrevistados disseram ter ganhado quilinhos extras, depois de declarados “marido e mulher”. Uma possível solução é diminuir os alimentos muito calóricos do cardápio e praticar exercícios físicos. De preferência, juntos.

De que forma o casal consegue conciliar as atividades físicas e criar o hábito da prática esportiva?

A pesquisa norte-americana apontou que, depois do casamento, são as mulheres que engordam mais. Por quê?

Ouça a minha coluna de Esporte na Rádio Band News e descubra essas respostas.

Leia mais

Boas notícias na Educação

Entrega dos ônibus em Piên 

Estive acompanhando a entrega dos ônibus escolares em Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Piraquara, Piên e Agudos do Sul e pude sentir como a Educação mobiliza as pessoas. Muito ainda tem de ser feito, principalmente em relação à qualidade do ensino. Mas ninguém discute qual deve ser a prioridade do Brasil.

Aqui no Paraná, a destinação de 30% do orçamento do Estado para e Educação, os investimentos em tecnologia nas salas de aula estão mudando a rotina das escolas.

Quando você instala um laboratório de informática numa escola ou coloca um televisor com USB numa sala de aula, você consegue atrair o jovem que já usa a tecnologia no seu dia-a-dia. Mas também apresenta um mundo novo para muitos deles que não têm esta oportunidade fora da escola.

O televisor e o computador na escola criam uma euforia inicial entre os alunos, mas gera uma responsabilidade para os professores, que precisam produzir e repassar conhecimento de acordo com os novos tempos.

Boas notícias na Educação sempre geram mais demandas. Isto é progresso.

Leia mais

Dormir bem pode reduzir hiperatividade infantil, diz estudo

Uma boa noite de sono pode reduzir a hiperatividade e o mau comportamento entre crianças, segundo um estudo feito na Finlândia. Já se sabia que crianças que não dormem bem podem, apesar de nem sempre demonstrar cansaço, apresentar mudanças de comportamento.

MAIS DETALHES NO SITE: www.horahnews.com.br

Leia mais

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Centro da Juventude em Jacarezinho

Hoje eu recebi os vereadores José Pereira Macalé e Edilson da Luz, o ex-vereador e empresário Diego Sabião, e o companheiro Francis Bacon, de Jacarezinho, e confirmei que a cidade receberá um Centro da juventude.

Cada unidade do Centro da Juventude contará com um bloco para atividades educativas que vai abrigar laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso; um bloco para atividades esportivas, contando com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo.

Leia mais

Leitor comenta iluminação pública

Recebemos o comentário de alguém que entende sobre a nota da iluminação pública e energia solar. Clique em "Leia mais" e veja o texto que Ronaldo Pereira, de Brasília, nos enviou.

Informo que foi desenvolvido aqui no Brasil um projeto de iluminação pública que funciona com energia solar e super leds, que terão as seguintes vantagens:

Consumo reduzido: Maior rendimento em lúmen por watt consumido.

Resistência: Peso reduzido, baixa temperatura e não suscetível a quebra pelas vibrações provocadas na passagem de veículos.

Segurança: Internamente, os grupos de leds têm seu funcionamento independente; Com isso, a falha de um módulo não afeta o funcionamento de outro, reduzindo a possibilidade de blackout, permitindo uma rápida manutenção, sem prejudicar o funcionamento do restante do conjunto.

Versatilidade: Trabalha com fonte alternativa, SOLAR, propiciando a economia de fiação e infra-estrutura, não havendo necessidade de instalar dispendiosos sistemas de controlo de fluxo luminoso que reduzem os níveis de iluminação em determinados períodos, mantendo assim sempre o mesmo nível de iluminação e minimiza os impactos ambientais decorrentes de novos empreendimentos energéticos.

Economia na instalação: Não utiliza reator ou ignitor, e não esquentam, gastam menos (economia de 100%), diminui o estoque de reposição face è maior vida útil do material empregado e a redução da diversidade de tipo/potência do equipamento instalado além de exigir manutenção mínima.

Sua implementação, ou manutenção poderá ser feita por qualquer técnico de eletrônica.
Ecologicamente correta: Não contém substâncias nocivas à saúde humana e à natureza, suportar intempérie como situação de chuva, calor, umidade e frio. Reduz significativamente as emissões de CO2, e a eliminação de materiais para reciclagem (lâmpadas, reatâncias, etc.), aumento da vida útil das luminárias por não emissão de calor, etc.

Composto de: 01 painel solar, 01 bateria especial, 01conjunto de leds de alto brilho, um circuito especial eliminando o uso de inversor o que causa o aumento do consumo por isso consegue obter uma autonomia de ate 20 dias sem incidência solar, cotem um interruptor crepuscular que desliga o sistema com a presença de luz
Melhor custo benefício.

ATENCIOSAMENTE
RONALDO PEREIRA

Leia mais

A crise chega no Sítio Cercado

No Contraponto de hoje conversamos com nosso amigo Adson Campelo, do Sítio Cercado. Ele falou sobre a economia do bairro. Como a crise esta afetando o comércio e os moradores da região do Sítio Cercado, desemprego e inadimplência já podem ser percebidos por todos.

Leia mais

UTFPR inicia inscrições para Vestibular de Inverno

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) dará início, nesta segunda-feira, as inscrições para os processos seletivos de Inverno 2009. As inscrições para o Vestibular e para o Exame de Seleção seguem abertas até o dia 1º de junho e podem ser feitas pelo site www.utfpr.edu.br.

Desta vez, a grande novidade, é a abertura do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Campus Curitiba.

Leia mais

Receitas dos Nônos

Leia mais

O ruído nosso de cada dia

Como hoje é o Dia da Conscientização sobre o Ruído, muitos jornais trataram do problema do barulho em Curitiba. Um levantamento da empresa da área de saúde no trabalho, Maxipas, fez um levantamento da poluição sonora em alguns pontos da cidade. O resumo foi publicado hoje na Gazeta do Povo:

De acordo com a lei, nas áreas residenciais, o limite permitido é de 55 decibéis para o dia, 50 para o fim da tarde e 45 para entre 22 horas e 7 horas. Nas zonas estruturais e de comércio, a tolerância sobe para 65 de dia, 60 à tarde e 55 à noite.

O cruzamento das Marechais ao meio-dia, foi registrado um ruído de 107 decibéis no local. Às 6 da tarde, o cruzamento da Sete de Setembro com Alferes Poli, apresentou com 99 decibéis.

Nós sabemos que não precisa de estudos para dizer que o nível de ruído na cidade é muito alto. Quando estou falando no celular aqui em Curitiba, fazendo meus comentários de esporte na Rádio Band News, por exemplo, mesmo com os vidros do carro fechado o barulho atrapalha muito, mas quando estou fazendo visitas nas cidades do interior e uso meu celular, não percebo o mesmo nível de ruídos.

Leia mais

terça-feira, 28 de abril de 2009

Stress e a hipertensão arterial

Controlar o stress faz parte das medidas necessárias para o controle da hipertensão arterial. Mudar hábitos nem sempre é fácil, no entanto, algumas dicas podem favorecer essa mudança. Como estabelecer prioridades no início do dia, organizar o tempo, dedicar uma parte dele para o lazer - nem que seja por alguns minutos, aprender a relaxar durante as atividades, praticar exercícios, efetuar as refeições de forma pousada, preferindo as verduras, frutas e legumes. Não misturar as questões de casa com as do trabalho, não lutar contra os problemas que não podem ser resolvidos de imediato. Não lutar pela posse da verdade, achando que o outro está sempre errado ou contra você.

A idade é um fator de risco que não se pode modificar, quanto maior a idade, maior o número de hipertensos. Assim, como não se modifica, o fator hereditário, o risco dos filhos de pais hipertensos desenvolverem a doença é de 50%, contra o risco dos filhos de pais não hipertensos que é de 10%. Outro fator de risco não modificável é a gravidez, durante a gestação as mulheres tem maior possibilidade de desenvolver pressão alta.

Medidas Preventivas na Hipertensão Arterial

Mudar o estilo de vida
Controlar o stress
Manter o peso adequado
Reduzir o sal da comida
Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
Praticar exercícios físicos aeróbicos
Parar de fumar

Leia mais

Embaixador de Nova Fátima

Recebi nesta terça, 28, a visita do simpático Amarildo Messias, vereador de Nova Fátima, Norte Pioneiro. Além de agir como embaixador dos interesses de sua cidade, Messias não perde oportunidade de divulgar os talentos de Nova Fátima.

A cidade já revelou a dupla Hugo Pena e Gabriel, que conquistaram o Brasil. Messias conta que agora a grande sensação de Nova Fátima é a dupla Márcio Santos e Marcelo. Quem quiser conhecer melhor os dois é só acessar: marciosantosemarcelo.com.br

Leia mais

A juventude, as redes sociais e a política

João Arruda

A Internet provoca mudanças de comportamento e nas formas de relacionamento. Os sites de relacionamento, que há pouco tempo era mera diversão de adolescente, começa a ser incorporado como importante veículo de comunicação.


Uma pesquisa feita no Congresso mostrou que 75% dos 513 deputados federais e 81 senadores estão na rede, alguns contra a vontade. Muitas as comunidades são criadas por assessores, cabos eleitorais e algumas até mantidas pelos próprios parlamentares; mas também há as que são feitas para criticá-los.

Esta é uma característica forte das redes sociais: a falta de controle. Os eleitores podem acompanhar de forma totalmente livre a carreira e o desempenho dos políticos.

Existem outros tipos de comunidades políticas e militantes, fora dos partidos. Há as ideológicas, as que assumem uma causa, estudam uma região ou uma questão.

No Paraná, quase todas as cidades têm a sua comunidade para tratar de eventos, festas, permitir troca de recados entre amigos, fazer amigos, estudar a história, discutir problemas e propor soluções. Eu mesmo participo de algumas delas e pude perceber que a maioria esmagadora é composta por jovens, mesmo aquelas que tratam de assuntos mais técnicos e áridos.

O jovem que entra ou que nasce no mundo da política não deixa de ser jovem por causa disto. Não pode e não deve abrir mão de seus gostos, hábitos e ideais. Muito menos reproduzir os discursos e a linguagem da política tradicional e abrir mão das ferramentas que tão naturalmente domina, como a comunicação pela internet e, particularmente, pelas redes sociais.

Leia mais

Paz no campo e nas ruas

O apoio das torcidas organizadas no combate à violência nos estádios foi o principal tema do programa Contraponto desta terça-feira, 28, que tratou dos preparativos para o final do Campeonato Paranaense, no domingo. Nós conversamos com os líderes das torcidas do Coritiba e do Atlético e com o comando da PM.

Luiz Fernando Papagaio (presidente do Império Alviverde) e Juliano Suki (vice-presidente da Fanáticos) pediram juntos uma reunião com a PM. A resposta veio em seguida.

O comandante do Policiamento da Capital da Polícia Militar coronel Jorge Costa Filho, disse que já está agendada uma reunião com as torcidas organizadas para quinta-feira, às 10h.

Atleticanos e coxa-brancas, todos torcem por uma final sem violência. Aliás, Vamos acompanhar o diálogo deles com o comando da Polícia e trazer as novidades para você.

Leia mais

Receita dos Nônos

Leia mais

Decepção na Paraná Esporte

O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, decepcionou o governador Requião nesta terça (28), na Escola de Governo e ainda o constrangeu com pedido de mais recursos para políticas assistencialistas como é do seu estilo.

Na lista de “realizações” ele apresentou projetos que já existiam, como a ginástica olímpica, os Jogos da Juventude, as atividades esportivas da operação de verão e os Jogos Abertos, estes iniciados em 1957.

No comando do esporte, o dirigente não inovou e ainda perdeu parcerias de bons projetos do governo federal, como o “Pintando a Liberdade” e o “Navegar”.

Para ser coerente com o foco social do atual governo, deveria desenvolver projetos em áreas carentes como forma de inclusão e combate a violência através do esporte. Também poderia integrar-se com outros setores do governo como as secretarias de Educação, da Segurança e da Saúde, entre outras.

Sem uma direção, a Paraná Esporte funcionou por conta de muitos profissionais competentes que tem. Uma pena.

Leia mais

Hoje tem mutirão do emprego na Agência do Trabalhador de Curitiba

Acontece Hoje em Curitiba, mais uma edição do mutirão “Crise se Combate com Emprego”. Nas duas primeiras horas de evento foram entregues 472 senhas e candidatos já saíram com trabalho garantido. A estimativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social é que sejam realizados cerca de 1000 atendimentos durante todo o dia. Estão disponíveis 800 vagas de trabalho para início imediato.

Até às 16h30, empresários dos setores de comércio, alimentação, supermercados, industrias e serviços vão realizar as entrevistas de admissão na sede central da Agência do Trabalhador, que fica na rua Pedro Ivo, 744. A maior parte das oportunidades não exige experiência e algumas são reservadas exclusivamente para quem busca o primeiro emprego. Mais de 30 vagas são destinadas à pessoas com deficiência.

Para participar é preciso que os candidatos levem carteira de trabalho, documento de identidade com foto e comprovante de residência. No caso das vagas exclusivas para PPD, é necessário também o laudo médico. Todos os serviços são gratuitos.

Leia mais

segunda-feira, 27 de abril de 2009

RUGBY FEMININO PARTICIPA DO PARANAENSE

Contando com várias garotas do interior do Estado, principalmente do time do Hawks Maringá, foram realizados treinos e partidas entre as equipes femininas, contando com a supervisão do treinador Lalo e a participação da equipe do Curitiba Rugby Clube.

Apesar do sol forte na cidade de Londrina, se viu muita disposição e vontade de aprender das garotas que treinaram por mais de uma hora linhas de passes, movimentação e variação de jogadas. No intervalo entre partidas masculinas as meninas do CRC , contando com garotas do Lobo Bravo de Guarapuava, jogaram contra as meninas de Maringá, com algumas londrinenses junto.

Na 2ª etapa os times foram misturados para dar mais equilíbrio ao jogo, com no final da partida havendo grande confraternização entre as atletas e com a certeza de que várias outras partidas serão realizadas e que o crescimento do rugby feminino no Paraná é uma verdade concreta.

Mais informações www.curitibarugby.com

Leia mais

Energia solar na iluminação pública

Imagine um poste de luz que reduz a iluminação quando não há ninguém por perto. Sim, isso já existe. E como se não bastasse, o aparelho ainda consegue capturar a energia solar para garantir iluminação à noite.

Em dias ensolarados, uma espécie de coroa de pétalas se abre para capturar energia solar. Quando está nublado, elas se tornam pás para produzir energia a partir do vento. Faz idéia do quanto de energia sua cidade pouparia com esta tecnologia?

As informações são da revistavidanatural.blogspot.com. Respondendo a pergunta do blog, em Curitiba, que se dispõe a gastar mais de R$ 11 milhões por ano só com uma empresa para fazer a manutenção, a economia seria imensa. Suficiente, quem sabe, para iluminar os bairros da cidade.

Leia mais

Ponta Grossa ganha centro esportivo para deficientes.


Ponta Grossa ganhou nesta sexta-feira (24) o Centro de Esportes e Lazer para Portadores de Necessidades Especiais Jamal Farjallah Bazzi, no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, em Ponta Grossa. O Ginásio custou R$ 2,3 milhões, financiados pelo Governo do Estado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, e é o primeiro da América Latina a ter um playground público construído especialmente para pessoas com deficiência.

Leia mais na AEN

Leia mais

Prefeitura não facilita adoção de cães

Curitiba tem cerca de 430 mil cachorros, sendo que 180 mil estão abandonados pelas ruas. Uma pesquisa feita pela publicitária Monize Machado que para cada cão sem dono há várias pessoas em busca de um animal para adotar.

Monize fez 2.000 entrevistas para seu trabalho de conclusão de curso na UFPR. Dois de cada três entrevistados responderam que gostariam de adotar um cachorro. Apenas 18% disseram não.

Conversamos com Monize nesta segunda-feira, 27, ao vivo, no programa. Ela explicou que a solução é levar os cães abandonados até os potenciais donos.

A prefeitura economizaria tempo e dinheiro se fizesse um grande esforço para recolher estes animais e promovesse eventos para facilitar a adoção dos animais.

O abandono de cães é um sério problema na maioria dos bairros de Curitiba, mas a prefeitura simplesmente “delegou para a sociedade este trabalho”, ou, simplesmente, deixou para algumas ONGs, clínicas veterinárias e cidadãos o trabalho de promover feiras de adoção.

Foto: Cão abandonado nas ruas de Curitiba (caopanheiroctba.blogspot.com)

Leia mais

Receita dos Nônos

Hoje os Nônos trazem uma receita de Madalena, confira:

 

Leia mais

Hackers invadem site do Rubinho

Após o GP do Bahrein, onde chegou na quinta posição, o site de Rubens Barrichello foi invadido por hackers, que retiraram sua página inicial do ar. Em seu lugar, eles colocaram esta charge com Rubinho com o corpo de uma tartaruga com o carro da Ferrari. É uma maldade, mas é engraçado.

Leia mais

Vagas de emprego em Almirante Tamandaré

A Agência do Trabalhador de Almirante Tamandaré oferece 125 vagas de emprego em atividades industriais para inicio imediato. Moradores da cidade ou de localidades vizinhas devem comparecer com comprovante de residência, carteira de trabalho e documento de identidade. A Agência fica na rua Antônio Batista de Siqueira, número 712. O horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 7h30 até 17h.

Confira as oportunidades:

- 100 vagas para auxiliar de linha de produção, preferência para candidatos com o 1° grau completo.

- 20 vagas para auxiliar de linha de produção, preferência para candidatos cursando o ensino médio

- 5 vagas para auxiliar de linha de produção, exclusivas para pessoas com deficiência, preferência para candidatos com o 1° grau completo. (Os candidatos devem ter laudo médico)

Mais informações: (41) 3657-1931 e (41) 3699-0522

Leia mais

FÁBRICA DE GOLEIROS

Eles têm o dom de fazer a torcida gritar ou chorar. É quando a bola chega perto do goleiro, que os olhos se arregalam e as mãos entram em ação. Ontem domingo foi comemorado o dia do goleiro.

Na escola de goleiros do Trieste, a preparação dos 60 meninos, de 10 a 20 anos, tem o foco de desenvolver a velocidade de reação, a força, a agilidade e a flexibilidade dos futuros atletas.

Os goleiros normalmente são mais altos e mais flexiveis, por outro lado tem mais dificuldades nas atividades que requerem maior coordenação motora como controle de bola, dribles e passes curtos. O treinamento específico para goleiros deve estimular principalmente a conciência corporal de espaço do atleta, além de treinar agilidade, impulsão, flexbilidade, resistência e força. O pior é que o goleiro ou é frangueiro ou não faz mais nada que a sua obrigação, defender o seu time.

Leia mais

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Exercício físico durante o frio requer cuidados extras

A cena é clássica: o despertador toca e, debaixo das cobertas, no quarto quentinho, você pensa ‘‘hoje não vou à academia’’. O inverno começou oficialmente na última sexta-feira, mas as baixas temperaturas registradas nas últimas semanas já estão afastando as pessoas da prática esportiva. O frio, no entanto, não deve ser motivo para parar: alguns cuidados com aquecimento, roupas e alimentação garantem o conforto e a segurança para continuar se exercitando, mesmo no inverno.


Um dos maiores cuidados, segundo o educador físico Denilson de Castro Teixeira, professor da Universidade Norte do Paraná (Unopar), é dedicar mais tempo ao aquecimento. ‘‘O indivíduo não deve parar, mesmo em climas mais frios. O que é preciso é se proteger’’.

Teixeira explica que, no frio, o organismo tende a deixar a musculatura mais contraída para manter o aquecimento corporal, que deve permanecer em torno de 37 graus. Por isso, para preparar a musculatura para se exercitar é preciso um aquecimento ‘‘mais adequado e mais cuidadoso’’.

Sem aquecimento, e com os músculos rígidos, há mais risco de lesões osteomusculares, causadas por movimentos bruscos, ‘‘principalmente lesões de rompimento de tendão e distensão muscular’’. O recomendado, segundo ele, é um aquecimento em torno de 15 a 20 minutos, com exercícios de alongamento e trotes leves, para elevar o calor corporal. Para o idoso, que tem mais risco de lesão, o aquecimento deve ser ainda com mais cuidado e por mais tempo, principalmente se é uma pessoa que não se exercitou ao longo da vida e tem musculatura e articulações menos preparadas.

Uma das alternativas para os dias de frio intenso, segundo Teixeira, é praticar o exercício em locais mais protegidos, como uma academia ou mesmo em casa. Outra opção é trocar o horário da manhã para a tarde, por exemplo.

A roupa mais adequada, lembra ele, é proporcional ao frio, sem ser extremamente pesada de modo que limite os movimentos, e que possa ser retirada, conforme aumenta o calor corporal. ‘‘Um aspecto muito importante é manter a cabeça protegida em dias de frio muito intenso, porque em torno de 30% da perda de calor corporal é através da cabeça’’, ressalta, lembrando que meias e luvas também são bem-vindas para proteger as extremidades.

Segundo o pneumologista Denison Noronha Freire, de Londrina, no inverno é aconselhável evitar mudanças bruscas de temperatura, ‘‘evitando principalmente se expor com o corpo quente e suado a temperaturas baixas e ventos frios’’. Ele explica que tanto o vento frio e seco, como a variação brusca de temperatura, são fatores que predispõe a infecções de vias aéreas, como gripes, resfriados e sinusites, por alterarem o sistema imunológico. ‘‘A complicação que pode ocorrer é a pneumonia pós gripe ou sinusite, no indivíduo mas suscetível’’, alerta.

Mesmo as crises de rinite e sinusite ‘‘não são fatores obrigatoriamente proibitivos de atividade física’’, segundo o pneumologista. ‘‘O importante é dosar o grau dos sintomas com o tipo de exercícios. Se a pessoa estiver indisposta, o melhor é repousar. Porém, se estiver bem disposta, a atividade física leve a moderada não irá prejudicar’’, ensina Freire.

Outro dos incômodos do frio é a agressão à pele causada pelo vento, que pode ser contornado com uso de hidratantes e protetor solar.

No frio, ressalta Teixeira, a ingestão de água deve ser normal, antes, durante e depois do exercício, ‘‘mesmo que a pessoa sinta menos necessidade’’. Outra dica é manter a alimentação balanceada, como em qualquer época do ano, com a ingestão de fibras e evitando excesso de gorduras. ‘‘No frio, o corpo precisa de mais energia para manter o equilíbrio térmico. O problema acontece com os excessos’’, lembra.

UNOPAR

Leia mais

terça-feira, 21 de abril de 2009

O Tai Chi Chuan

De todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois, abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico, e tudo isso sem estresse ou tensão.

Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades se juntam nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar a arte do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental.

O Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos. A prática do Tai Chi Chuan gera um sentido de paz interior, na medida em que nos concentramos nos movimentos sem nos distrairmos. E, os movimentos suaves e fluídos, fazem com que a mente e os músculos relaxem, promovendo a flexibilidade.

Esta Arte Marcial milenar Chinesa desenvolvida por Mestres da sabedoria oriental, além de ser excelente para a saúde apresenta-se como um caminho de desenvolvimento interior e autoconhecimento.

Exercita a atenção, concentração e desenvolve em seus praticantes, uma consciência corporal em profundidade. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades sem restrições.

Leia mais

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pilates

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.

Clique em “Leia mais” e veja os benefícios do Pilates.


As aulas apresentam:
- Exercícios suaves e eficazes;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural;
- Não há desgaste físico.

Benefícios:
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Aumento da concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.

Leia mais

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A prática da Ioga


A prática desta atividade indiana se tornou uma unanimidade principalmente depois da constatação de que ela não é mais vista como uma aula apenas de exercícios calmos e lentos, cujos únicos benefícios eram a melhoria da flexibilidade, a harmonia entre o corpo e a mente e o equilíbrio emocional.

Além destes benefícios, a ioga proporciona muitos outros e é recomendada tanto para iniciantes como para atletas. Você sempre terá melhora no seu condicionamento físico, pois ela é capaz de atingir objetivos diferentes.

A Ioga não é uma atividade tão suave quanto parece. Os exercícios são fortes e intensos. As aulas são baseadas em movimentos e posturas com diferentes graus de dificuldade.

Vale a pena conhecer e conferir. Mas, vá com calma. Respeite o seu limite e complemente o seu programa de exercícios com os exercícios aeróbios caminhada, corrida, natação, bicicleta; no mínimo três vezes por semana.

Clique no “Leia mais” e conheça os benefícios adquiridos na prática da Ioga.

- A Ioga ajuda na manutenção ou redução do peso corporal, se associada à dieta alimentar.
- Dependendo da intensidade da aula, ela pode queimar muitas calorias chegando a eliminar até 500 calorias em 1 hora.
- Aumenta a força, a flexibilidade, a concentração, o equilíbrio, a resistência muscular e a resistência respiratória.
- Melhora a postura, a circulação, o fôlego e a resistência cardio respiratória.
- Fortalece os músculos, ossos, tendões e ligamentos.
- Reduz a ansiedade.
- Ajuda a equilibrar a produção de diversos hormônios.
- Ativa os vasos linfáticos, eliminando substâncias tóxicas.
- Ativa os circuitos cerebrais, produzindo bem estar.
- Elimina o estresse do dia-a-dia.
- Equilibra a secreção dos hormônios sexuais.
- Estimula o sistema endócrino, massageando a tiróide.
- Previne várias doenças como o diabetes, a hipertensão e problemas de coluna.
- Estimula os chacras ou centros de força, harmonizando o corpo e o espírito.
- Melhora a consciência corporal e o autoconhecimento.
- Esculpe o corpo, principalmente se associado aos exercícios aeróbios e a musculação.
- Relaxa e dá prazer.

Leia mais

Fraturas no Tornozelo

O goleiro Rogério Ceni que fraturou o tornozelo esquerdo terá de ficar seis meses em recuperação - perde as finais do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores.

Inicialmente a recuperação do goleiro seria de quatro meses. Porém, o prazo foi aumentado, uma vez que Rogério também rompeu o ligamento interno do tornozelo.

Rogério se machucou durante um treino no CT da Barra Funda nesta segunda-feira. O goleiro disputava um rachão com os demais jogadores e torceu o tornozelo em lance com o atacante André Lima.

Fraturas do Tornozelo

As fraturas do tornozelo podem ocorrer por trauma direto, porém à maioria das fraturas e lesões ligamentares do tornozelo são causadas por forças indiretas que luxam ou subluxam o tálus de sua posição normal na pinça articular tíbio-fibular distal.

Os ligamentos entre a fíbula e a tíbia dão a esse complexo articular uma estabilidade elástica. Esse complexo é formado anteriormente pela sindesmose anterior e pelo ligamento tíbio-fibular anterior, e posteriormente pela sindesmose posterior e o ligamento tíbio-fibular posterior.

Para manter o talus estabilizado na pinça articular existem lateralmente o complexo ligamentar lateral, composto por um ligamento fibulo-talar anterior, um ligamento fibulo-calcâneo, e um ligamento fibulo-talar posterior. Medialmente temos o ligamento “deltóide”, que é composto por 4 ligamentos: tíbio-talar anterior, tíbio navicular, tíbio-calcâneo e tíbio talar posterior.

O talus é o osso central do tornozelo, visto que se apresenta em intimo contato articular com a tíbia e a fíbula em todo o movimento de dorsiflexão e flexão plantar. A fíbula também é um importante estabilizador da pinça do tornozelo. As fraturas do tornozelo, são geralmente provocadas pelo deslocamento do tálus, e é ele que se inclina e desenvolve as fraturas dos maléolos e lesões ligamentares, assim como o deslocamento da fíbula, dando instabilidade a articulação.

Leia mais

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Stock Car

O piloto Valdeno Brito venceu em Curitiba de ponta a ponta e assumiu a liderança da Stock Car.

Já os 8 pilotos paranaenses tiveram desempenho razoável na prova deste domingo de Páscoa.

O curitibano Ricardo Zonta terminou a corrida em 6° e marcou 10 pontos, Thiago Marques chegou em 13° e fez 3 pontos, Willian Starostiki chegou em 16°, e David Muffato em 17°.

Lico Kaesemodel, Henrique Bernoldi e Ricardo Sperafico não terminaram a prova e não pontuaram.

O calor está sendo o grande inimigo dos pilotos da Stock Car 2009 e não foi diferente em Curitiba.

A temperatura no cockpit chega a 60ºC os pilotos perdem de 2 a 3 litros de líquido por corrida.

Os pilotos fazem uma hidratação especial no dia da corrida.

Eles tomam 1 litro de líquidos antes da prova, 1 litro durante os 50 minutos de prova e 2 litros após a corrida.

Em relação à preparação física cada piloto tem feito de forma diferente. Alguns fazem natação, ciclismo, musculação e corrida.

Tem até quem faz exercício dentro da sauna para simular o calor em condições de corrida.

Leia mais

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quase metade da população curitibana está com excesso de peso

Pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde aponta que quase metade dos curitibanos está acima do peso.

De acordo com a terceira edição do estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) 2008, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), 46,7% dos curitibanos está acima do peso e 14,1% são obesos.

Ambos os índices ultrapassam a média nacional. Os homens curitibanos estão mais acima do peso, enquanto as curitibanas têm índices maiores de obesidade.

Leia mais

terça-feira, 7 de abril de 2009

Golfe

Golfe é um desporto de origem escocesa, inspirado num jogo romano chamado Paganica. Consiste em arremessar, com ajuda de um taco, uma pequena bolinha ao longo de um percurso que termina num buraco - onde a bolinha deve cair. O golfe é jogado em campos de grama, em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objetivo do jogo é colocar a bolinha nesse buraco com o mínimo de tacadas possível. Para dificultar a tarefa, o trajeto até o buraco pode incluir pequenos lagos, poços de areia, árvores e locais com grama mais alta.

O campo de golfe oficial deve ter 18 percursos, que para fins práticos são chamados mesmo de buracos. Assim, um jogador diz que está no buraco 12, por exemplo, quando está percorrendo o caminho que leva ao buraco de número 12. O número de tacadas de cada jogador é acumulado e vence quem "fizer" os 18 buracos com um menor número de tacadas. Os jogadores caminham ao ar livre pelo menos quatro quilômetros por jogo. Uma partida costuma durar em média quatro horas.

Leia mais

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Apenas 15,3% dos curitibanos praticam exercícios físicos

O número de brasileiros que praticam atividade física regular aumentou em 2008. O percentual passou 14,9%, em 2006, para 16,4%, no ano passado. Os novos índices foram anunciados, ontem, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante evento de celebração do Dia Mundial de Atividade Física, no Rio de Janeiro. Curitiba, no entanto, está entre as cinco capitais que menos têm moradores que praticam atividades regulares e também está abaixo da média nacional. A capital paranaense é a quarta com o menor índice: apenas 15,3% da população declara participar atividade física regular. Perde para São Paulo, onde apenas 12,1% pratica exercícios, Aracaju (14,8%), Rio Branco (15,3%), João Pessoa (15%). Palmas (TO) é a capital com o melhor índice de praticantes de atividade física: 21,5%.



As informações inéditas estão no estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitekl), do Ministério da Saúde. A pesquisa foi realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2008. Foram 54 mil entrevistas telefônicas realizadas pelo Vigitel, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

“Os dados mostram uma tendência positiva, mas ainda é preciso mudar o padrão alimentar e de atividade física da população. Transformar esses dois hábitos básicos em estilo de vida poderia evitar, no Brasil, cerca de 260 mil mortes por ano, relacionadas a doenças como doenças cardiovasculares e cânceres”, disse o ministro
O relatório mostra também que homens são mais ativos: 20,6% fazem alguma atividade física. Entre as mulheres, o índice é 12,8%. Mas são eles também que lideram o sedentarismo, correspondendo a um percentual de 29,5% aqueles não praticaram qualquer atividade física nos últimos três meses, não realizaram esforço físico intenso no trabalho, não se deslocaram para o trabalho a pé ou de bicicleta, e não eram responsáveis pela limpeza pesada da casa. Entre as mulheres 23,5% são consideradas sedentárias. Para os idosos, esse índice baixou de 56,5%, em 2007, para 52,6%, em 2008, entre adultos a partir de 65 anos de idade.

Em Curitiba, os homens também lideram as atividades físicas, já que dos 15,3% que praticam esportes, 16,1% são homens e 14,6% são mulheres. Embora continue alto, o sedentarismo o sedentarismo baixou 29,2%, em 2006, para 26,3%, em 2008, segundo a pesquisa do Ministério de Saúde. Em Curitiba, 26,2% da população se declaram inativos. Destes, 28,5% são homens e outros 24,2% são mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera “suficiente” a prática de 30 minutos diários, por pelo menos cinco dias na semana, de atividade leve ou moderada; ou 20 minutos diários de atividade vigorosa, em três ou mais dias da semana. Caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais, ciclismo e voleibol são práticas leves ou moderadas. As vigorosas são corrida, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol, basquetebol e tênis.

O ministro explicou que não é preciso ser um atleta para realizar atividades físicas. Segundo ele, a população deve inserir hábitos, como deixar o carro para percorrer à pé itinerários mais curtos, dar preferência à escada quando subir poucos andares em um prédio, brincar com os filhos, dançar, limpar a casa outras atividades que movimentem o corpo.

Leia mais

Hidratação na prática desportiva

Repor a água que o organismo perde durante a prática desportiva é fundamental para a hidratação do corpo, uma vez que quando fazemos desporto o nosso organismo perde mais água do que aquela que é capaz de produzir, A melhor forma de hidratar o corpo na prática desportiva é através da ingestão de água, antes, durante e após o exercício e sempre em pequenas quantidades.

O ideal é começar a beber água duas horas antes, sendo que nos últimos 20 ou 30 minutos antes de iniciar realmente os exercícios não se deve ingerir água. Além disso, nesta fase também não é aconselhada a ingestão de bebidas açucaradas, uma vez que estas podem levar a uma baixa de açúcar no sangue e a uma diminuição da utilização dos ácidos gordos como carburantes. No entanto, após o aquecimento e durante o exercício propriamente dito, as bebidas açucaradas e isotônicas são permitidas, devido à estabilização da curva de insulina.

Terminada a prática desportiva é importante continuar o processo de hidratação do corpo, de maneira a restaurar o equilíbrio hídrico e as per das minerais. Curiosamente, de acordo com um estudo recente de um grupo de investigadores o consumo de leite magro após a prática de exercícios físicos pode ser mais eficaz na recuperação e hidratação do que a água ou uma bebida isotônica.

Leia mais