segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ciclismo

O atleta curitibano, Eduardo Winter, de 16 anos, conquistou neste mês o campeonato brasileiro júnior de ciclismo na categoria estrada. A competição foi realizada em Joinville e reuniu cerca de 300 ciclistas de todo o Brasil. A técnica de Winter, Juliana Stangherlin, tem apenas elogios ao novo campeão nacional.

Winter treina há pouco mais de um ano no Velódromo do Parque Jardim Botânico e está acostumado a disputar provas que exigem um preparo físico muito grande. Na corrida de Joinville, por exemplo, foram 120 km de pedaladas.

No dia 2 de novembro será disputado, em Curitiba, o campeonato paranaense de ciclismo de pista que servirá de preparação para o campeonato nacional dessa categoria, que acontece no Rio de Janeiro, em 19 de novembro.

Leia mais

Copa Bras-Onda de Tênis

Começou neste sábado, no Graciosa Clube, a fase classificatória da Copa Bras-Onda de Tênis, torneio internacional feminino. Tenistas da América do Sul vão participar da competição que vai distribuir 10 mil dólares em prêmios.

Neste final de semana, 32 jogadoras participaramm do “qualifing”, que classificou oito atletas para as partidas da chave principal nesta próxima semana.

O gerente de tênis do Graciosa Clube, Gilmar Sichon, explica que alguns fatores favoreceram a escolha de Curitiba como sede da competição internacional.

Assim como Guga, a expectativa é que novos atletas de elite possam ser revelados.

A Copa Bras-Onda de Tênis vai até o dia 4 de outubro. Para quem estiver interessado em acompanhar a competição, a entrada é franca.


Graciosa Country Clube fica na Av Munhoz da Rocha, 1146 – Cabral.
Informações (41) 3015-1337 e (41) 3015-1348.

Leia mais

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Centro de Desenvolvimento de Basquete

Neste final de semana, será realizada na praça Plínio Tourinho, no Rebouças, mais uma etapa do Festival de Basquete. Vão participar as equipes dos bairros Boa Vista, Santa Felicidade e do próprio Rebouças. O campeonato faz parte do Centro de Desenvolvimento da modalidade em Curitiba, que busca incentivar jovens de escolas públicas (localizadas nos arredores das regionais da cidade) a praticarem o basquete.
O projeto começou em maio e já envolveu 700 crianças. Por final de semana, os festivais têm reunidos 180 atletas mirins de 7 a 15 anos.

Uma das coordenadoras deste Centro de Desenvolvimento é Dalila Mello, curitibana que foi campeã mundial em 1994 com a seleção feminina de basquete. Segundo Dalila o grande interesse dos jovens pela modalidade é surpreendente.

Desde 1996, em Atlanta, a seleção masculina de basquete do Brasil não participa de uma Olimpíada. Neste ano, em Pequim, as mulheres foram eliminadas logo na primeira fase da competição. Para Dalila, investir em atletas desde cedo é o caminho para melhorar esta fase ruim e fazer como que mais jogadores de qualidade apareçam no país.

Além de Dalila, mais dois ex-atletas curitibanos coordenam o projeto: Joyce Batista (campeã pan-americana em 1991) e Rolando Ferreira (campeão pan americano em 1987 e o primeiro jogador brasileiro a atuar na NBA).

Leia mais

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Inscrições abertas para a 5ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Taça Jihad Khodr Hot Buttered

As inscrições já estão abertas para a quinta etapa do Circuito Paranaense de Surf - Taça Jihad Khodr Hot Buttered , que acontecerá em 27 e 28 de setembro, em Praia de Leste em Pontal do Paraná.

O circuito conta com as categorias Grommets, Iniciantes, Mirim, Júnior e Feminino e a etapa é válida com 1.000 pontos no ranking paranaense e é promovida pela Federação Paranaense de Surf com patrocínio da Hot Buttered, que tem um diferencial neste ano em que o campeão paranaense do circuito na categoria Grommets irá fechar patrocínio com a HB. A marca já patrocina os Tops como o campeão Jihad Khodr e Guilherme Herdy. E também o campeão da categoria Júnior conquista uma passagem para Fernando de Noronha.

Para o presidente da Federação Paranaense de Surf, Antonio Barbosa Maninho , esta etapa em Pontal do Paraná promete ser bem disputada pelos atletas contando com a presença de surfistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina. A Federação está trabalhando para conseguir realizar um evento do surfe de base bastante forte, pois assim fortaleceremos o crescimento do esporte em nosso estado , disse Maninho.

Nossa expectativa é que nesta etapa de Pontal seja bem disputada pelos atletas como foi na da Ilha do Mel e também é uma oportunidade dos alunos que são frutos do projeto surf na escola estarem participando de campeonatos , destacou o Coordenador e Professor do Projeto Surf na Escola, Luiz Fernando Martins.

O representante da Hot Buttered no Paraná - Outside Representações, Marcos Douglas, explica que investir no esporte de base é uma das formas de incentivar e contribuir de forma eficaz no desenvolvimento e crescimento profissional do atleta e é importantíssima a parceria com a FPS nos eventos que serão realizados até o final do ano e que promete colher bons frutos.

Patrocínio: O Circuito Paranaense de Surf Amador 2008 Taça Jihad Khodr Hot Buttered é uma realização da Federação Paranaense de Surf, patrocínio da Hot Buttered.

Apoio: Governo do Estado do Paraná, Paraná Esporte, Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, Meridiano Turismo, D Vicz marketing, Rádio Transamérica POP, Bora Bora

INSCRIÇÕES:


As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de setembro, às 12:00 horas.
Fone/fax: 41-3453-6965 - falar com Ana das 9:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:30.

Leia mais

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Maratona Internacional das Águas

A 2ª Maratona Internacional das águas aconteceu neste último final de semana no oeste do estado. Apesar do nome, a corrida foi realizada nas ruas de Foz do Iguaçu e reuniu 508 competidores, mais do que o dobro de participantes do ano anterior (240). Todos percorreram 42 km 195 m, distância oficial da maratona. O percurso iniciou-se na Usina Hidrelétrica Itaipu, passou pelo centro da cidade e chegou ao trecho final nas Cataratas. Atletas de 11 países diferentes estiveram em Foz do Iguaçu.

O vencedor foi queniano Charles Corir que completou a prova em 2h19min01s. O brasileiro Marco Antônio Pereira chegou em segundo com o tempo de 2h21min26seg. Um dos organizadores da maratona, Darci Pianna, conta que esta corrida, realizada anualmente no Paraná, conta pontos para o ranking mundial de maratona, o que ajuda a atrair mais participantes.

Além da maratona, houve uma corrida e uma caminhada de 10 km para atletas amadores, além de uma competição para crianças de 9 a 13 anos, que percorreram 2 km. Juntando-se os três eventos, foram cerca de 1800 participantes.

Leia mais

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Paranaense campeã na Copa Brasil de vôlei

Uma das atletas que participou da conquista do Finasa/Osasco na Copa Brasil de Vôlei, realizada nesta final de semana, foi a paranaense Suelle Oliveira, de 21 anos. A atleta de Curitiba jogava pelo Paraná Clube. Em 2004 se transferiu para o São Caetano até, em 2007, chegar ao elenco profissional da equipe de Osasco, uma das principais do país.

Suelle já foi convocada por diversas vezes para as seleções de base do vôlei feminino. Hoje, ela atua ao lado de quatro campeãs olímpicas em Pequim: Carol Albuquerque, Paula Pequeno, Sassá e Thaísa.

O título da Copa Brasil, conquistado neste domingo, teve um gosto ainda melhor por ser na terra natal de Suelle.

O último torneio que Suelle disputou com a seleção foi a Copa Pan Americana Profissional de Vôlei, no México, no último mês de junho. O Brasil, que enviou para o torneio apenas atletas com menos de 23 anos, ficou com o vice-campeonato perdendo para a República Dominicana na final.

Leia mais

sábado, 20 de setembro de 2008

Squash

Neste final de semana, no Graciosa Country Club, será realizada a 5ª etapa do Circuito Paranaense de Squash. Serão cerca de 50 atletas divididos em seis categorias no masculino e em duas no feminino.


Nesta modalidade, em uma quadra fechada, dois ou quatro jogadores (se for partida em dupla), alternam jogadas na parede frontal. Depois que a bola bate nesta parede, os competidores não podem deixar a bolinha tocar no chão mais de uma vez.


O esporte é mais praticado em países da Europa como Inglaterra e França, mas no Brasil também tem seu espaço. No primeiro semestre deste ano, Curitiba foi sede de uma das etapas do mundial da categoria, segundo o presidente da Federação de Squash do Paraná, Veriano Júnior.


Por ser disputado em um espaço pequeno, mas com movimentos muito rápidos, o reflexo e o preparo físico exigido dos jogadores é muito grande.

Até o final do ano, mais duas etapas do Circuito Paranaense serão disputadas.
Nas Olimpíadas de Londres em 2012, o squash será um dos esportes de exibição. Para 2016, a modalidade ema das fortes candidatas para entrar no programa oficial dos Jogos Olímpicos.

Leia mais

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Tênis de Mesa Paraolímpico

Depois da bocha, é a vez de falarmos de outro esporte que rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Pequim: o tênis de mesa. Os brasileiros Luiz Algacir, de Curitiba, e Welder Knaf, de Guarapuava, conquistaram a medalha de prata por equipes na categoria classe 3. O lugar no pódio entra para a história como o primeiro do Brasil na modalidade em Paraolimpíadas. Nem nos Jogos Olímpicos tradicionais, o esporte trouxe medalha ao país.

Mais da metade dos paraatletas da delegação do tênis de mesa do Brasil é paranaense e treina na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná – ADFP –, motivo de satisfação para o ex-técnico da seleção na modalidade e atual treinador da ADFP, Benedito Rodrigues.

O tênis de mesa faz parte das Paraolimpíadas desde os Jogos de Roma, em 1960. O esporte é dividido em dez categorias de acordo com o grau de deficiência de cada participante. Entre os atletas que competem, estão amputados, cadeirantes, pessoas com paralisia cerebral e deficiência mental. Nas disputas em cadeiras de rodas, os competidores podem segurar na mesa para manter o equilíbrio.

Leia mais

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bocha Paraolímpica

Deixar as bolas maiores o mais perto possível de uma bolinha menor: este é o objetivo da bocha, esporte trazido pelos imigrantes italianos ao Brasil na década de 50. Apesar de muitos considerarem a bocha mais como uma brincadeira, já há muito tempo as competições oficiais da modalidade existem. Em 1964, foi disputado o primeiro Campeonato Brasileiro de Bocha. Em 2006, a equipe do Brasil conquistou o título mundial do esporte em torneio realizado no Rio Grande do Sul.

Desde 1984, a bocha também é uma das modalidades que fazem parte dos Jogos Paraolímpicos. Neste ano, em Pequim, na primeira participação brasileira na modalidade, foram duas medalhas conquistadas: ouro com Dirceu Pinto e bronze com o paranaense Eliseu Santos. O técnico da seleção brasileira, Darlan Chechelski Júnior também é do Paraná.

O professor Benedito Oliveira é uma das pessoas que fazem parte do departamento de esporte na Associação do Deficientes Físicos do Paraná. Ele acompanha de perto muitos dos atletas da seleção brasileira e conta que, nessas Paraolimpíadas, o Brasil desbancou os grandes favoritos da modalidade.

Entre os atletas paraolímpicos, a competição de bocha pode se individual, em duplas ou em trios. Os jogadores podem competir com paralisia cerebral ou qualquer outro tipo de deficiência. A única exigência é que todos usem cadeira de rodas.

Leia mais

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Futebol (Categorias de base)

Jovens que desejam ter o futebol como profissão são comuns no Brasil. O que se percebe é que, nos últimos tempos, os jovens são lançados nos times profissionais cada vez mais cedo. Muitos chegam a ser negociados para fora do país com menos de 18 anos. Essa tendência faz com que o trabalho desenvolvido com os atletas mais novos se torne ainda mais importante. Julimar Pereira trabalha com categorias de base há sete anos. Para ele, profissionais da área qualificados e estrutura física adequada são fundamentais para a boa formação de jogadores.

A data de nascimento dos atletas, principalmente entre os 11 e 15 anos de idade faz a diferença. Nesta faixa etária, a diferença de um ano ou até seis meses entre os jogadores tem influência nos desempenho em campo, já que os mais velhos, na maioria das vezes, tem uma capacidade física maior. Depois dos 16 anos, essas condições se igualam. No entanto, muitos atletas não chegam nem a categoria dos juniores pois acabam cortados quando mais novos.

Leia mais

Mundial de Futsal

O tour de divulgação do Mundial de Futsal passou por Curitiba na última sexta-feira. A competição será realizada de 30/09 a 19/10 em duas sedes: Brasília e Rio de Janeiro. O investimento total para a organização do campeonato é de R$ 10 milhões. Das 98 seleções que participaram das eliminatórias, 20 vão participar da disputa pelo título no Brasil.

Nos dois últimos mundiais, disputados em 1996 e 2000, quem venceu foi o time da Espanha, por isso, a competição no Brasil representa a tentativa do país recuperar a hegemonia na modalidade. O ex-jogador da seleção brasileira, Luis Ortiz, participou da última conquista brasileira em mundiais (1992, em Hong Kong). Para ele, o fato de jogar em casa vai ajudar o Brasil, mas também trará uma responsabilidade maior aos jogadores Quem também participou da última conquista brasileira em 1992 foi Sérgio Schiochet, mais conhecido como Bigode.

O futsal é praticado em 140 países. No Brasil existem cerca de 400 clubes e 350 mil atletas registrados de acordo com a Confederação Brasileira da modalidade. O nº de praticantes no país, entre profissionais e amadores chega perto de 10 milhões.

Leia mais

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Motovelocidade

Neste último final de semana, foi disputada a quarta etapa do Campeonato Paranaense de Motovelocidade. Na categoria principal, chamada de superbike, participaram 22 pilotos que correm com motos de 1000 cilindradas. A competição aqui do Paraná tem seis etapas ao longo do ano e é considerada a principal disputa regional do país, perdendo em importância apenas para o campeonato brasileiro da modalidade. Muitos pilotos de outros estados vêm ao estado competir no paranaense. O atual líder do campeonato Cidalgo Chinasso, começou a competir há dez anos, para ele a experiência aliada a alguns outros fatores ajudam no bom desempenho dentro da pista.

Chinasso ainda explica que, além da categoria superbike, existe a disputa entre os “estreantes”, chamada de streetbike, para aqueles que gostam de correr nos autódromos com as motos normalmente utilizadas nas ruas.

No Autódromo de Curitiba, as motos atingem a velocidade máxima de 285 km/h. A próxima etapa do Campeonato Paranaense da modalidade será realizada nos dias 25 e 26 de outubro.

Leia mais

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Torneio Bom de Bola Parati

A equipe de Curitiba é bicampeã de futebol feminino do Torneio Bom de Bola Parati. Na final, disputada neste sábado, no estádio Couto Pereira (antes da partida entre Coritiba e Botafogo), as meninas curitibanas venceram o time de Campo Largo por 4 a 1.

A campanha da equipe da capital no torneio foi impecável: sete vitórias em sete jogos; marcou 36 gols e sofreu apenas dois.

O “Bom de Bola Parati” foi disputado no Paraná de 1999 a 2002. Acabou quatro anos parado por falta de parceria e ressurgiu no ano passado. O objetivo do torneio é incentivar os jovens (masculino e feminino) de 11 a 14 anos a preencher o tempo livre com a prática do esporte. Em 2008, no futebol feminino, 32 municípios participaram: prova do crescente interesse das mulheres pelo futebol.

No começo de outubro, será realizada a final na categoria masculina. Juntando-se os três estados do sul, o projeto “Bom de bola Parati” já recebeu mais de 200 mil crianças.

Leia mais

Badminton

Neste final de semana, Curitiba foi sede de duas competições nacionais de badminton: o Campeonato Brasileiro por equipes (categorias juvenil e adulto) e o Campeonato Brasileiro individual para Sêniors (veteranos). No total, as duas competições reuniram cerca de 130 atletas de cinco estados diferentes. O técnico da seleção paranaense, Pedro Chen, garante que, no Paraná, o badminton tem atraído cada vez mais praticantes.

Esta foi a primeira vez que o Paraná montou um time para participar do Campeonato Brasileiro por equipes. Na categoria principal, os jogadores paranaenses ficaram com a quarta posição. O título ficou com a equipe “Fonte São Paulo”, de Campinas

Atualmente no estado, são cinco locais de prática e 300 atletas de badminton. No ano passado, no Pan do Rio de Janeiro, o esporte trouxe uma medalha de bronze para o Brasil com a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Prado. Para a diretora técnica da Confederação Brasileira de Badminton e técnica da seleção Feminina, Vera Mastrascusa, o desenvolvimento do esporte no Paraná e em outras regiões do país fazem com que seja possível se sonhar com novas conquistas internacionais.

As competições de badminton não param com as disputas nacionais. Durante todo o dia de hoje (8), no Clube Curitibano, será realizado o 1º Campeonato Metropolitano de Badminton.

Leia mais

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

2º Grande Prêmio de Fórmula Rolimã

Será realizado neste domingo de independência o 2º Grande Prêmio de Fórmula Rolimã, em Foz do Iguaçu, que acontece uma vez ao ano na cidade. Mais de 200 pessoas já estão inscritas nas categorias infantil (até 13 anos), juvenil (14 a 17 anos) e adulto (mais de 18 anos). Os corredores podem competir individualmente ou em equipes de até três pessoas.

No ano passado, na corrida de estréia da Fórmula Rolimã, participantes da Argentina e Paraguai vieram competir, o que deve se repetir este ano. O percurso da prova possui uma descida de um pouco mais de 200 metros.

Para participar, basta ter acima de cinco anos e levar equipamentos de segurança, como joelheira, cotoveleira e capacete. Mais informações no telefone (45) 9101-8500

Leia mais

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Vôlei

foto: ilustração
Neste final de semana, o Paraná conheceu o campeão estadual de vôlei. O time de Maringá venceu a segunda partida na série decisiva melhor de três diante da equipe de Cascavel e conquistou o tri campeonato paranaense. Participaram da disputa estadual entre os homens quatro times na primeira divisão (que são times que disputam na categoria feminina e masculina) e três times na segunda divisão (que são times que disputam apenas na categoria masculina).

A final do campeonato estadual feminino começa neste final de semana. Araucária e Cascavel lutam pelo título. A primeira partida será neste sábado às 5 da tarde, no Ginásio do Parque Cachoeira, em Araucária.

E falando das mulheres, muitas das atletas campeãs olímpicas em Pequim com a seleção brasileira estarão em Curitiba, entre os dias 19 e 21, para a disputa da Copa Brasil Feminina, que reúne as quatro principais equipes do país: Rexona/Ades, Finasa/Osasco, Brasil Telecom e São Caetano. A competição será no ginásio do Circulo Militar e será uma chance para o curitibano voltar a acompanhar partidas de elite na cidade, como destaca o presidente da Confederação Paranaense de Vôlei, Neuri Barbieri.

O Paraná ainda não confirmou nenhuma equipe na disputa das Superligas masculina e feminina deste ano.

Leia mais

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Pólo Aquático

Neste final de semana, o ex-técnico da seleção brasileira de pólo aquático, Carlos Eduardo de Carvalho, esteve em Curitiba para uma série de palestras sobre a modalidade.

O pólo aquático foi o primeiro esporte coletivo a participar dos Jogos Olímpicos da Era Moderna: estreou em 1900, nas Olimpíadas de Paris. Na modalidade, dois times com sete jogadores disputam quatro quartos de oito minutos. As equipes têm 30 segundos para finalizar cada jogada. Algumas outras regras básicas:

- Os jogadores não podem receber a bola com as duas mãos ou socá-la;
- Também não podem apoiar os pés no chão; devem estar sempre nadando.

Carlos de Carvalho, que está envolvido com o pólo aquático há 37 anos, garante que a modalidade é uma das que mais exige um preparo mental e, principalmente, físico.

No Brasil, apenas as federações do Rio de Janeiro e de São Paulo tem o esporte um pouco mais fortalecido. A intenção da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos é criar outros núcleos para a prática da modalidade. Desde 1984, em Los Angeles, a seleção brasileira de pólo aquático não se classifica para as Olimpíadas.
Em outubro, vai começar a primeira Liga Nacional de Pólo Aquático, criada para tentar difundir mais o esporte.

As principais potências mundiais do pólo aquático são Hungria, Sérvia, Croácia e Montenegro.

Leia mais

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Hipismo

Foi disputado neste final de semana, na Sociedade Hípica, o Campeonato Parananense de Salto Amador. A competição reuniu aqueles que se interessam pelo hipismo, mas não tem o esporte como profissão. Os ”atletas de final de semana” tiveram que superar a pista com obstáculos que variaram de 1m a 1,30m. Na disputa, conjuntos novos e mais experientes como o de Adriana Busato, que há 25 anos tem a modalidade como hobbie. Ela aprovou a iniciativa de se reunir os amadores para uma disputa estadual.

Mas, mesmo entre os chamados “amadores”, um longo tempo de treinamento é necessário para um bom entrosamento com o cavalo durante as competições.

Entre os dias 25 e 28 deste mês, acontecerá o campeonato brasileiro de Salto Amador, em Porto Alegre.

Lembrando que além das disputas com saltos, o hipismo também conta com a categoria adestramento (o conjunto é obrigado a realizar movimentos determinados) e cross-country (corrida de velocidade em um percurso dentro de uma mata).

Leia mais

Dia do Profissional de Educação Física

O Dia do Profissional de Educação Física, comemorado hoje (1º de setembro), celebra mais um ano de conquistas. O Brasil tem aproximadamente, 38 mil profissionais registrados junto aos Conselhos Regionais de Educação Física, comprometidos com as novas responsabilidades éticas e profissionais decorrentes da regulamentação da profissão.

Mercado de trabalho

O futuro profissional de Educação Física deve reunir competência técnica baseada no conhecimento científico, comportamento ético, empreendedorismo e responsabilidade social. Para chegar a esse ponto, procuram-se estudantes que demonstrem dedicação total e amor à profissão. Quem apresenta todos esses atributos vai encontrar um mercado promissor, que vai dos espaços tradicionais, como a escola, o esporte e a atividade física nas academias de ginástica, até o setor de turismo (hotéis e ecológico) e da saúde pública (clínicas e hospitais).

O curso

O curso de Educação Física é dividido em algumas linhas específicas de conhecimento. Basicamente, são cinco tipos de matérias: as que focam o corpo humano, as que dão embasamento teórico ao profissional, as que valorizam a cultura e a recreação, as que possibilitam o conhecimento para ministrar aulas no ensino fundamental e médio e as que estudam as variadas modalidades esportivas.

No primeiro grupo, estão disciplinas básicas para a área da Saúde, como Anatomia Humana, Fisiologia, Biomecânica, Primeiros Socorros, Fisioterapia aplicada à Educação Física, Nutrição e Biometria. As disciplinas de embasamento teórico são Aspectos Evolutivos da Educação Física, Filosofia, Sociologia, Psicologia da Educação, Administração da Educação Física e de Desportos e Introdução à Computação.

Disciplinas como Recreação, Higiene e Meio Ambiente e Folclore e Cultura Popular valorizam a cultura e a atividade recreativa. E há as disciplinas que estudam as modalidades esportivas, como Atletismo, Natação, Ginástica, Treinamento Desportivo, Rítmica e Desporto. Esta última disciplina, em geral, ocupa até seis períodos da graduação.

Já as matérias que preparam o profissional para ministrar aulas nos ensinos médio e fundamental incluem Metodologia do Ensino (do Atletismo, da Natação, da Rítmica e do Desporto), Estrutura do Ensino, Didática, Aprendizagem Motora, Prática de Ensino e Educação Especial.

Para concluir o curso, o estudante precisa preparar uma monografia e cumprir um estágio. Algumas instituições exigem uma carga horária de estágio que o estudante pode cumprir em um ou dois semestres letivos. A conciliação deste estágio com os estudos é um dos grandes obstáculos para a formação do profissional.

O que pode fazer

O professor de Educação Física realiza atividades físicas, recreativas e desportivas para adultos e crianças, podendo, também, desempenhar funções técnicas oficiais, como treinador de atletas e equipes em diversas modalidades esportivas, árbitro, juiz de linha, recreação, treinamento e apontador. É necessário registro no Conselho Federal de Educação Física para exercer a profissão.

Saiba mais

Currículo mínimo: História da Educação Física, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, administração, anatomia, Fisiologia, Higiene, Expressão Corporal, Futebol, Recreação, Atletismo, Ginástica Básica e Rítmica, estatística.

Áreas de atuação: técnico, agremiações de esporte amador, estabelecimentos de ensino públicos e privados, academias, instituições para idosos, deficientes e crianças.

Perfil do profissional: habilidade e boa coordenação em práticas desportivas, criatividade, habilidade motora, interesse pelo ser humano e suas características físicas e psíquicas, organização, liderança.

Duração: 4 anos

Salário médio inicial: R$ 800

Leia mais